Porque o Sol e maior no horizonte?

Perguntado por: rbarros . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 10 votos

Trata-se de uma ilusão de ótica. O problema é saber sua causa. A explicação mais comum diz que, quando o Sol ou a Lua estão perto do horizonte, nós comparamos seu tamanho aparente com o das montanhas, prédios ou qualquer objeto que estiver ao fundo.

Por que o sol parece tão grande? Por que o Sol é tão grande? Porque havia massa suficiente na nebulosa que deu origem ao Sol para que ele ficasse no tamanho que está. Agora, se comparar com a população de estrelas da Galáxia, o Sol está entre as anãs amarelas, estrelas pequenas.

O sol aparece todas as manhãs, aproximadamente no mesmo lado do horizonte e se põe ao entardecer, no lado oposto. Leste (L): o lado onde o sol nasce no horizonte pela manhã indica o leste. Oeste (O): o lado onde o sol se põe no horizonte indica o oeste.

"Quando o Sol está baixo no horizonte, estamos espalhando todos os azuis e verdes e obtemos aquele brilho alaranjado e vermelho nas coisas", diz Bloomer. Isso ocorre porque a luz de comprimento de onda mais curto (violetas e azuis) se espalha mais do que a luz de comprimento de onda mais longa (laranja e vermelho).

Esse movimento é reflexo da translação da Terra em torno do Sol, que faz com que o Sol descreve uma trajetória (aparente) na esfera celeste ao longo do ano - a eclíptica.

Por que vemos o sol tão pequeno? O diâmetro aparente do Sol varia ligeiramente ao longo do ano, em resultado da forma elíptica da órbita da Terra, o que faz com que a distância da Terra ao Sol tenha uma pequena variação.

Para medir os tamanhos desses astros é preciso saber que a lua está 400 vezes mais próxima da Terra do que o Sol e que o Sol é 400 vezes maior que a lua em diâmetro. Entendeu? Portanto, o Sol é maior que a lua e fica mais distante da Terra. E a lua é menor que o Sol, mas fica mais próxima da Terra.

Não é possível ver estrelas durante o dia porque a luz do Sol é espalhada pela atmosfera da Terra, produzindo assim a luminosidade azul do céu diurno. Esta luminosidade nos impede de ver as estrelas durante o dia.

Enquanto o núcleo do Sol se contrai para fundir hélio, as camadas ao redor do núcleo (pensemos no interior do Sol como se fosse uma cebola) queimarão hidrogênio, que as aquecerá e as levará a se expandir enormemente. É por isso que essa fase é chamada de gigante vermelha.

1º - VY Canis Majoris: também conhecida como VY Cma, essa hipergigante possui um brilho avermelhado, sendo 2.100 vezes maior que o Sol em diâmetro. Para se ter ideia de sua magnitude, dentro dela caberia quase três bilhões de planetas iguais à Terra. Sua localização aparente está na constelação de Cão Maior.

Ele está distante da Terra cerca de 149,6 milhões de quilômetros. O Sol é tão grande que caberiam dentro dele 1,3 milhão de planetas do tamanho da Terra. ES INTERESANTE: Qual o planeta mais quente e mais brilhante?

No por do sol, a luz solar se propaga através de uma atmosfera mais espessa, razão pela qual o poente (ou a aurora) é avermelhado. Ao meio-dia, a luz solar atravessa uma camada menos espessa de atmosfera, até alcançar a superfície da Terra.

O céu é azul porque a luz solar, ao atravessar a atmosfera terrestre, é refratada e atinge os átomos dos gases oxigênio e nitrogênio, que a dispersa em todas as suas cores, com seus respectivos comprimentos de onda, refletidos por essas partículas. A cor que se dispersa e é mais bem refletida é a azul.

Pôr do sol (pré-AO 1990: pôr-do-sol) (também chamado de sol-pôr, anoitecer, entardecer ou ocaso) é o momento em que o Sol se oculta no horizonte na direção oeste, sendo o início da noite.

branco

Do espaço, o Sol aparece em sua verdadeira cor: o branco.

As estrelas mais frias são mais avermelhadas, e as mais quentes são azuladas.