Porque o Sócrates é considerado o patrono da filosofia?

Perguntado por: stavares4 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

Sócrates é considerado o pai da filosofia por ter sido o pioneiro a buscar a verdade e o conhecimento ao modo filosófico. O método socrático é o método de investigação próprio da filosofia, ou seja: é a busca incessante e rigorosa pela Verdade.

Sócrates revolucionou a Filosofia ao transferir a vocação questionadora da natureza física para a natureza humana, seus valores, verdades e fundamentos. Se existiu alguma revolução na filosofia logo em seus primeiros séculos na Grécia Antiga, ela atende por um nome: Sócrates.

O que Sócrates fez para ser considerado um eleme Resposta: A obra “Apologia de Sócrates” explica q Sócrates começa a atrair a atenção de muitos jove afirmando que muitas tradições, crenças religiosas cidadãos gregos. Assim, foi preso, acusado de preten mudanças na religião grega.

Considerado um dos maiores nomes da Filosofia clássica, junto com Platão e Aristóteles, Sócrates é famoso por ter contribuído para os primeiros estudos dessa área, sendo considerado, inclusive, patrono da filosofia ocidental.

Nascido em Atenas entre os anos de 471 a.C e 468 a.C, Sócrates figura entre os principais filósofos Clássicos e é considerado o fundador de preceitos básicos da filosofia Ocidental. Influenciado por Anaxágoras, em seus primeiros trabalhos, Sócrates desenvolveu ideias sobre a alma humana e a essência da natureza.

Graças a Sócrates, a dialética e a maiêutica se firmaram como bases do método filosófico. Saber dialogar no processo de busca da verdade, eis a síntese que edificou o saber ocidental. O filósofo buscava a verdade, algo negado em muitos “ambientes instruídos” e conceito desacreditado por autoinitulados “pensadores”.

Só sei que nada sei

Só sei que nada sei é uma famosa frase atribuída ao filósofo grego Sócrates que significa um reconhecimento da própria ignorância da parte do autor. Alguns pensadores e filósofos contestam que Sócrates disse a frase desta maneira, mas não parece haver dúvida que o conteúdo é associado ao filósofo grego.

Ele acreditava na imortalidade da alma e que ele próprio recebeu em sua vida uma missão do deus Apolo para que ele defendesse o Conhece-te a Ti Mesmo.

René Descartes

Introdução. Filósofo francês, nascido em 31 de março de 1596, René Descartes é considerado o pai da Filosofia Moderna.

Segundo Sócrates, “ninguém sabe o que é a morte, nem se, por- ventura, será para o homem o maior dos bens; todos a temem, como se soubessem ser ela o maior dos males.

É certo que “só sei que nada sei” vai ao encontro de sua filosofia. A frase, compreendida como algo bom, resume da importância dada por ele ao pensamento crítico, à incerteza e à tomada de consciência da própria ignorância.

Resposta. Resposta: A maior importância que Sócrates trouxe para a filosofia ocidental foi a metodologia de ensino. Seu sistema de ensino baseado no questionamento das verdades absolutas é o que eu considero o de mais avançado para o que hoje denominamos dialética.

Conheça algumas das principais frases de Sócrates: “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”. “Deve-se temer mais o amor de uma mulher do que o ódio de um homem”. “Para conseguir a amizade de uma pessoa digna, é preciso desenvolvermos em nós mesmos as qualidades que naquela admiramos”.

De qualquer forma suas principais ideias envolviam crer:

  • Na imortalidade da alma.
  • Na impossibilidade de se aprender as virtudes com os sofistas.
  • Na busca pela virtude como mais importante que a busca por dinheiro.
  • Na democracia com um filósofo a frente.
  • Na ética do senso comum.

Sócrates ensinava filosofia voluntariamente e passava horas discutindo com os cidadãos de Atenas. Ele nunca cobrou por aulas. Ensinava em lugares públicos e argumentava com qualquer pessoa que o escutasse ou que se submetesse a suas perguntas.

só sei que nada sei

Conhecido pela modesta frase “só sei que nada sei”, o filósofo foi considerado pelo oráculo de Delfos o mais sábio dos gregos. Esse fato foi interpretado por Sócrates como uma missão importante que ele deveria espalhar por Atenas, conversando com as pessoas.

A cena final resultou na sua morte ingerindo cicuta (veneno). Sócrates não exerceu seu direito de defesa em momento oportuno, comprovando então, que o filósofo aceitara sua morte antes mesmo de sua condenação.

Verdade - Bondade - Necessidade, existentes no texto. Conta-se que a ideia das três peneiras foi atribuída a Sócrates, filósofo ateniense, que se pautava a sua vida sob três pilares: VERDADE, BONDADE e NECESSIDADE.

Grécia

A Filosofia tem lugar de nascimento, a Grécia, e um “pai”, Tales de Mileto.

Descartes

O esteio da filosofia de Descartes, pode ser resumida por sua famosa frase em latim: “Cogito, ergo sum” (penso, logo existo). Ele foi o primeiro a levantar a doutrina do dualismo corpo e mente,(a propor uma sede física para a mente, e a maneira como ela se inter relaciona com o corpo).