Porque o sobrenome Silva é tão comum?

Perguntado por: obarbosa6 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

Ao desembarcar dos navios, os escravizados eram rebatizados por padres católicos e ganhavam um nome português, geralmente o mesmo do seu “proprietário”. Muitos donos de terra eram “Silva”, o que ajudou a popularizar o sobrenome – e a tirar na marra a identidade original dos escravizados vindos da África.

II. O sobrenome “Silva” é de origem toponímica: vem do latim silva, que significa “selva, floresta ou bosque”. De acordo com Karen Hägele, diretora do site MyHeritage.com.br no Brasil, sua origem está relacionada à Torre da Silva, que fica na cidade de Valença, no norte de Portugal.

O primeiroSilva” a fixar raízes no Brasil foi o alfaiate Pedro da Silva, em 1612.

Geoberto, Cesarini e Shakelle são alguns dos nomes mais raros encontrados no Brasil. Já os sobrenomes Viturino, Carolino e Calado estão entre os mais raros do país.

Wang

O sobrenome mais popular do mundo é o "Wang", com 76,546,675 pessoas usando-o. Existem 74,793,542 "Wangs" na China, 941,3611 em Taiwan e 192,8271 no Japão.

Silva

Se você perguntar a qualquer brasileiro qual o sobrenome mais comum no Brasil com certeza a resposta será Silva. O sobrenome Silva, que em latim significa selva, foi trazido pelos portugueses com a colonização.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), alguns dos sobrenomes portugueses mais comuns no Brasil incluem Silva, Santos, Oliveira, Souza, Rodrigues, Ferreira, Almeida, Pereira, Lima e Gomes. A presença desses sobrenomes, no entanto, não garante direito automático à cidadania portuguesa.

O brasão da Família Silva possui um escudo vermelho com cinco folhas de prata dispostas em cruz, acompanhadas de cinco crescentes de prata em cada extremidade. As folhas representam a origem toponímica do sobrenome, fazendo alusão às florestas.

Veja abaixo a origem dos cinco sobrenomes mais populares do Brasil:

  1. Silva. O sobrenome Silva, o mais comum no Brasil, tem origem em Portugal. ...
  2. Rodrigues. A origem do sobrenome Rodrigues remete ao "filho de Rodrigo", por causa do sufixo 'es'. ...
  3. Santos. ...
  4. Oliveira. ...
  5. Souza.

Silva é um sobrenome da língua galaico-portuguesa, sendo de ocorrência mais frequente entre os habitantes de Portugal e Brasil.

No Brasil, óbvio, o sobrenome mais comum é Silva. De acordo com o Foreabears ele é originário de Portugal e significa selva ou floresta. Ele é usado por mais de 5 milhões de brasileiros e mais de seis milhões de pessoas no mundo. Logo, pela proporção, 1 em cada 40 brasileiros possuem o sobrenome.

Quer dizer selva, bosque ou floresta. O apelido Silva pertence a uma das mais ilustres famílias do reino de Leão e julga-se que descende do nobre D. Payo Guterres da Silva que viveu de 1070 a 1129. Só para te situares no tempo, o Condado Portucalense existiu de 868 a 1139, ano em que D.

Nome aos bois
O sobrenome vinha depois e geralmente era o mesmo do dono do escravo. Na época, muitos proprietários de terra eram “Silva”, um sobrenome comum em Portugal.

Durante o Império Romano, Silva era um apelido que designava os habitantes de regiões ocupadas por florestas (selvas). Ao contrário de Costa, por exemplo, que denominava os moradores de regiões litorâneas.

Não existe lista de nomes que não podem ser registrados na certidão de nascimento no Brasil, segundo associação de cartórios Arpen. Lei deixa a cargo do registrador civil decidir se nome tem "potencial de expor uma criança a uma situação vexatória perante a sociedade ou seus pares".

Aprenda a pronunciar os nomes mais difíceis da Copa do Mundo

  • Darijo Srna.
  • Mario Mandzukic.
  • Sime Vrsaljko. Holanda. ...
  • Dirk Kuyt. Grécia. ...
  • Sokratis Papastathopoulos. Suíça. ...
  • Granit Xhaka. França. ...
  • Mathieu Debuchy. Bósnia-Herzegovina. ...
  • Avdija Vrsajevic.

Nas ruas de Macau, no Rio Grande do Norte, Charlingtonglaevionbeecheknavare dos Anjos Mendonça ficou conhecido apenas como Chacha. Segundo ele, foi seu pai quem criou o nome, mas o significado sempre foi um mistério.

Como os números são muito pequenos, o sobrenome 'Mountbatten-Windsor' pode ser um dos sobrenomes mais raros atualmente em uso.

Segundo a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), o nome mais registrado no País em 2022 ainda é bíblico: “Miguel” segue na liderança pelo segundo ano consecutivo.

Os primeiros sobrenomes de que se tem notícia são os patronímicos – nomes que fazem referência ao pai: Simão Filho de Jonas, por exemplo. Esse gênero difundiu-se bastante na língua inglesa, em que há uma grande quantidade de sobrenomes que terminam em son (filho) – como Stevenson, ou “filho de Steven”.

Uma opção é pesquisar documentos e registros familiares, como certidões de nascimento, casamento e óbito de seus parentes. Esses registros podem fornecer informações valiosas sobre a história de sua família e ajudá-lo a determinar suas raízes. Outra opção é fazer um teste de ancestralidade.