Porque o sistema 5x1 tem esse nome?

Perguntado por: ealegria4 . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

No sistema 5x1 deixa-se denominar pelo fato que em jogo haverá um levantador para cinco possíveis atacantes. Compõem-se por dois meios, dois pontas, um oposto e um levantador, que organizam-se opondo-se ao jogador com função em comum.

Resposta: A inversão do 5x1 ocorre quando o levantador está na posição de ataque(2,3 ou 4),assim, a rede está constituída de 2 atacantes e o levantador,o que diminui por 1 a opção que o levantador tem para passar a bola. Para que não se crie uma lacuna, é preciso estabelecer um sistema de revezamento.

O posicionamento dos jogadores no Sistema 5×1 sempre segue a lógica da Diagonal. O Levantador sempre na diagonal do Oposto; O Central sempre na diagonal do outro Central ou Líbero; O Ponteiro sempre na diagonal do outro Ponteiro.

Sistema 6x0
É o sistema mais simples de todos, é normalmente usado em equipes que estão iniciando o treinamento no esporte. Neste sistema, o levantador será aquele que estiver na posição 3 (no meio da rede, onde normalmente fica o jogador "meio-de-rede").

Inversão do 5×1: momento do rodízio em que o levantador (jogador que normalmente é o mais baixo, fora o líbero) fica na posição quatro (última da rede no rodízio) e o oposto fica na posição um (responsável pelo saque, prestes a avançar à rede), atrás da linha dos três metros.

A Inversão do 5×1 é feita com a substituição simultânea de dois jogadores: O Levantador na posição 4 é substituído por um Atacante reserva; O Atacante (Oposto) na posição 1 é substituído pelo Levantador reserva.

a,b = diferença significativa entre as posições p<0,05; C1 – Central que inicia o rodízio na rede; C2 – Central que inicia o rodízio no fundo de quadra; P1 – Ponta que inicia o rodízio na rede; P2 – Ponta que inicia o rodízio no fundo de quadra; L1 – Levantador; e O2 – Oposto.

E finalmente, em 1996 o Voleibol conheceu o Jogador Líbero, um jogador atuante no fundo de quadra, podendo ser substituído sempre que fosse feito o rodízio, com substituições ilimitadas.

O Levantador do Voleibol é o “cérebro” de uma equipe, pois ele é o responsável por armar as jogadas de ataque. Ele é quem vai decidir se a equipe vai realizar uma jogada mais rápida ou mais lenta no ataque.

No sistema 5×1 o Levantador fará pequenas movimentações quando estiver na zona de ataque (posições 2, 3 e 4 da rotação) e fará infiltrações quando estiver na zona de defesa (posições 1, 6 e 5). Entenda o Sistema 5x1 do Voleibol, seu posicionamento e suas movimentações.

O alto grau de especialização é a principal característica deste sistema, o que proporciona a equipe uma estrutura mais veloz e precisa no desenrolar do jogo, além de um maior sincronismo nas jogadas ofensivas (MILISTETD et al., 2009).

Existem vários tipos de ataque: ataque de bola alta nas extremidades, ataque de bola rápida nas extremidades, ataque de bola rápida no meio, ataque de fundo da quadra, ataque de meio. O ataque de bola alta nas extremidades é considerado o mais seguro, porque demora mais tempo.

A principal função do sistema tático é organizar a equipe na defesa e no ataque. Como o sistema tático auxilia no trabalho em equipe? Ele define a função de cada um em quadra, o que facilita o trabalho em equipe. Currículo em Ação, 2021.

No jogo de voleibol, temos 6 posicionamentos e o rodízio de jogadores serve para que todos os jogadores passem por todos os posicionamentos. O rodízio ocorre todas as vezes em que uma equipe marca um ponto após o saque da equipe adversária.

O rodízio é a rotação obrigatória dos jogadores de Voleibol em todas as 6 posições da quadra. Todos os jogadores passarão pelas 3 posições de ataque (rede) e as 3 posições de defesa (fundo). O rodízio também define a ordem dos sacadores de cada equipe a cada set.

ATENÇÃO! Não há Líbero no Sistema 6×0 do Voleibol.