Porque o siso é o último a nascer?

Perguntado por: ugomes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

Isso acontece porque só mais velhos precisamos de fato de um dente com a função de trituras com mais força alimentos mais duros, como fazem os dentes do siso. Além disso, o especialista aponta causas antropológicas para que estes dentes nasçam cada vez mais tarde ou menores.

O que acontece se eu não tirar o dente siso? Os dentes tendem a continuar nascendo, ainda que provoquem desconforto. É importante que haja o acompanhamento do dentista para ver se estão causando outros problemas.

Algumas pessoas chegam a apresentar um, dois ou até três dos sisos. Em outros casos, mesmo que exista o siso, ele pode estar retido dentro da estrutura óssea e nem estar presente na cavidade oral.

Na verdade, muitos dentistas recomendam que a avaliação e retirada dos sisos seja feita antes do nascimento dos dentes, período em que a raiz e a parte óssea são mais maleáveis. Entretanto, isso depende muito da avaliação do profissional e das necessidades de cada paciente.

Em alguns casos Raros, é possível que algumas pessoas nasçam sem o desenvolvimento dos terceiros molares, porém o diagnóstico só é possível após uma avaliação médica e exames detalhados.

Qual o dente mais perigoso de extrair? Não há um dente específico perigoso para extração, mas dentes mal posicionados podem representar um risco de fratura mandibular. Nesses casos, o dentista realizará a extração em um centro cirúrgico.

Quando ele não rompe a gengiva, pode pressionar os nervos dos dentes. Nossos dentes são repletos de ramificações nervosas e estão interligados entre si por essas ramificações. O dente do siso, ao pressionar essa região, pode causar fortes dores que parecem irradiar pela boca toda.

Afinal, quanto tempo demora para o dente siso rasgar a gengiva? Geralmente, os dentes sisos começam a nascer entre os 16 e 21 anos de idade, podendo demorar meses ou até anos para surgirem na gengiva.

Tirar o siso não muda ou afina o rosto.
Muitos pacientes têm essa dúvida e acabam adiando a ida ao dentista com receio de ter sua fisionomia alterada. A verdade é que a cirurgia é feita com muita responsabilidade e não gera danos estéticos ou funcionais. Ou seja, você não perceberá qualquer alteração no rosto.

Depois de ter seus dentes do siso extraídos, você provavelmente sentirá dor e terá inchaço (pode ter um pouco de sangramento). Por isso, tome cuidado enquanto a boca estiver se recuperando para não deslocar o coágulo sanguíneo ou lesionar a gengiva em cicatrização.

A extração dos sisos pode afetar a inervação dos dentes, da língua, do lábio, causando as famosas parestesias, danos a nervos da região, o que pode te deixar com uma sensação de formigamento na língua, no lábio para sempre.

Qual é a função do dente siso? O dente do siso fica posicionado no fundo da boca e, assim como os demais, atua na mastigação para reduzir a comida em pequenos pedaços antes de chegar ao estômago. Podemos dizer que não há uma função exclusiva aos terceiros molares, o que justifica sua retirada em determinados casos.

Muitas vezes nos perguntamos: pode tirar os 4 sisos de uma vez? É normal que o dentista aconselhe a sua retirada por meio de uma pequena cirurgia, pois ele pode estar pressionando outros dentes, não tendo espaço suficiente para nascer ou pode conter cáries.

2- “Um quinto siso pode aparecer”
Por vezes, este fator o torna “invisível”. No entanto, não descarta a possibilidade de sua existência.

Caso você tenha o siso direito em cima bonitinho, mas precisar tirar o de baixo porque ele está mal posicionado, é indicado tirar esse de cima também, mesmo que ele esteja bom. Se não, ele vai ficar sem função na boca. Ele não vai ter com quem mastigar!

É apenas aos 15 anos de idade que a coroa dentária começa a se mostrar totalmente formada, além de ter 2 a 3 raízes surgindo. A sua formação varia de pessoa para pessoa, podendo ir de 15 até 21 anos de idade para se formar.

A cirurgia para a extração do siso, “tirar ou arrancar o dente do siso” deve ser considerada quando há falta de espaço para a sua completa erupção ou quando o dente permanece incluso, podendo causar sintomatologia ou reabsorção das raízes dos dentes adjacentes.

Evolução está fazendo pessoas nascerem sem dentes do siso, diz estudo. Alguns bebês estão nascendo sem o dente do siso e mais pessoas estão descobrindo uma antes rara artéria adicional no antebraço, conforme humanos passam por uma "micro-evolução", ou "evolução rápida".

O dente do siso é um terceiro molar e, como dente molar que é, tem entre duas a três raízes, dependendo da posição que ocupa na boca. Se for um dente do siso superior (molar superior), temos um dente com três raízes, enquanto que um dente do siso inferior (molar inferior), temos um dente com duas raízes.

vermelhidão na gengiva, perto dos outros dentes molares; inchaço na gengiva, principalmente ao redor do siso que está nascendo; dores, sobretudo ao se alimentar, escovar os dentes e passar o fio dental.