Porque o símbolo do Outubro Rosa é um laço rosa?

Perguntado por: ireal . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

A iluminação rosa foi desenvolvida para que o Outubro Rosa pudesse ser disseminado de forma mais rápida e abrangente e que fosse copiada em qualquer local, bastando somente adaptar à iluminação já existente.

O laço rosa é símbolo do Outubro Rosa, movimento que busca alertar a população sobre o câncer de mama. Todos os anos várias mulheres são acometidas pelo câncer de mama, uma doença fácil de ser tratada desde que haja um diagnóstico precoce.

O Outubro Rosa nasceu em 1990 em Nova Iorque, nos Estados Unidos, por iniciativa da Fundação Susan G. Komen for the Cure, que realizou uma corrida pela cura do câncer de mama. No evento, foram distribuídas fitinhas rosa, por isso o laço rosa passou a ser o símbolo da campanha.

O laço simboliza a união, a felicidade, a energia, a força, a justiça, a fortuna, o divino.

As Cores e as campanhas
Laço Amarelo - Combate ao suicídio. Laço Verde - Incentiva a doação de órgãos. Laço Azul - Alerta para os riscos de câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens e também ao diabetes. Laço Vermelho - Um dos pioneiros nesse tipo de campanha, reforça a luta contra a Aids.

Então aos 48 anos, Penelope tinha criado o grupo de apoio às famílias dos reféns e começou a promover, durante entrevistas, o laço de fita amarelo como ícone do sentimento de uma nação que queria a libertação dos raptados.

O laço é tendência de moda pois transmite muito o romantismo e feminilidade nos looks. Outro diferencial desse item, é que ele tem uma extensa variedade de opções. É possível encontrar laços para todos os tipos de ocasiões. Desde os mais discretos para eventos formais, até os mega arrojados para looks casuais.

Outubro Rosa alerta sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O mês de Outubro já é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos 90.

Para representar a AIDS, usaram um laço vermelho, porque vermelho é a cor da paixão. Assim, em 1991, quando a fundação Susan G. Komen resolveu presentear os participantes Corrida pela Cura do Câncer de Mama, em Nova Iorque, com um laço, escolheu a cor rosa para representar a luta contra a doença.

A história mostra que desde a Idade Média, o exército já utilizavam os laços para identificar seus soldados, isso continuou no século XV quando as monarquias europeias identificava a nacionalidade dos seus soldados através dos laços.

O uso de símbolos é uma das formas mais antigas de comunicação entre os seres humanos. Através de símbolos nos comunicamos transmitindo mensagens, convicções, histórias, sentimentos.

Ou seja, o laço da verdade (também chamado de laço mágico e laço dourado) é uma versão do invento de Marston em forma de superpoder. O artefato já aparece na primeira HQ da personagem, em 1942, quando ela recebe o uniforme de Mulher Maravilha de sua mãe.

história do laço começou em 1917, quando o músico George A. Norton lançou a canção “Round her neck she wears a yellow ribbon”, título que em tradução literal significa algo como “Ela usa uma fita amarela em volta do pescoço”.

O laço estampado com um quebra-cabeça colorido — símbolo mundial de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) — poderá ser usado em estabelecimentos públicos e privados para indicar prioridade a pessoas nessa condição.