Porque o símbolo da maçonaria é um esquadro e um compasso?

Perguntado por: aarruda . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

O Esquadro e o Compasso simbolizam também a materialidade do homem e sua espiritualidade. Quando juntos e na sua apresentação básica e a depender de como se arrumam indica em qual grau a Loja está trabalhando.

A origem da palavra régua é francesa (règle) e significa “lei ou regra”. Trata-se de um instrumento cuja primeira ideia e o traçado reto e de medida e junto ao Malho e o Cinzel, a Régua completa os instrumentos de trabalho do aprendiz maçom. Ela servirá para medir e traçar sobre a pedra bruta o corte a ser efetuado.

Com o compasso, o Grande Arquiteto do Universo desenha a conformação do universo, que é esférica; com o esquadro Ele traça os seus eixos, que são fundados na bipolaridade das forças que o constroem.

O Compasso é um instrumento de desenho que faz arcos de circunferência e também serve para tomar e transferir medidas. É o símbolo do espírito, do pensamento nas diversas formas de raciocínio, e também do relativo (círculo) dependente do ponto inicial (absoluto).

Símbolo da inteligência e da sabedoria, a coruja tem significados que combinam com quem busca crescer e ver além, alcançando vôos mais altos. Ela tem a capacidade de enxergar através da escuridão da noite e também simboliza a reflexão e o conhecimento racional e intuitivo.

Quando se trata de 'Geometria Maçônica', esta obra não pretende se referir a um estudo matemático com teoremas, equações ou soluções de problemas, mas sim a uma visão de determinados aspectos geométricos relacionados à Maçonaria, que em seu simbolismo volta as atenções para a Geometria Sagrada.

A Acácia planta símbolo por excelência da Maçonaria, representa a SEGURANÇA, a CLAREZA e também a INOCÊNCIA e PUREZA. Foi tida na antiguidade, entre os hebreus, como árvore sagrada e daí sua conservação como símbolo maçônico.

ponta da estrela, na Maçonaria, simboliza algo: os elementos da natureza presentes no homem - fogo, terra, ar, água e éter (espírito); a unidade do quintúplo ser - espiritual, mental, institucional, físico e emocional; os cinco sentidos que estabelece a relação da alma com o mundo material - tato, visão, audição, ...

O malho, ou maço, e o cinzel, surgem na Ordem Maçônica como os instrumentos dinâmicos, de ação conjunta, empregados pelos aprendizes para desbastar a pedra bruta.

Trata-se de um instrumento cuja primeira idéia que nos impõe é a do traçado reto e de medida. A régua é um instrumento utilizado em geometria para traçar segmentos de reta e medir pequenas distâncias. A ferramenta também é utilizada em técnicas de impressão e desenho.

O que representa o Cinzel? Corresponde ao 2º Vigilante, porque como este representa o elemento da Beleza, o Cinzel é o instrumento com que o maçom cinzela a pedra bruta, nela criando linhas superficiais e molduras para o embelezamento da construção.

– Para construir casas, sei que era muito usado o esquadro. – Palavra que vem de exquadrare, “partir em quatro”, de quattuor, “quatro”. O ângulo de noventa graus resulta de cortar um círculo em quatro partes iguais.

O Livro da Lei é o símbolo de Lei moral que cada Maçom deve respeitar e seguir; representa a filosofia que cada um adota ou a Fé que anima e governa os homens. simplesmente o Livro da Lei, livro que continha os Antigos Deveres, as regras, – os Old Charges – que regulavam a atividade das corporações.

O grande organizador da geometria foi Euclides (300 a.C). Porém a história do compasso provavelmente iniciou-se as margens do rio Nilo, com o intuito de dividir as terras para os agricultores. Um compasso é um instrumento de desenho para desenhar arcos de circunferência.

Cumprimento maçom
Muito se fala do cumprimento maçons em que, no aperto de mão maçônico, se aperta o pulso da outra pessoa e o dedo indicador se posiciona afastado dos restantes, entretanto, existem diversos tipos de apertos de mão maçônicos que são utilizados de acordo com o nível de aprendizado na ordem.

Uso dos três pontos na assinatura
É um símbolo da discrição que faz parte do comportamento dos membros da maçonaria e funciona como uma lembrança dos valores discretos que devem ser seguidos pelos maçons.

Os compassos facilitam a execução musical, ao definir a unidade de tempo, o pulso e o ritmo da composição ou de partes dela. O significado de compasso pode se resumir a uma divisão de uma música em partes menores igualmente espaçadas. Essa divisão se baseia no tempo (andamento) da música.

As corujas na Bíblia são um símbolo de escuridão, solidão, desolação, isolamento, abandono, mas esses significados simplesmente surgem do contexto em que a coruja é mencionada na Bíblia. A Bíblia não caracteriza a coruja como boa e má em si. Coruja é a ave soberana da noite.

O Olho Turco (Nazar), popularmente chamado no Brasil de Olho Grego é um antigo amuleto usado para repelir o mau olhado, seja ele intencional ou não. Na Turquia é um símbolo espalhado por toda parte, da decoração das casa, chaveiros, presente à recém-nascidos e, até, emblema em aviões.

Em geral, a coruja é relacionada com a sabedoria e o conhecimento. Contudo, esse animal também indica a aproximação das situações relacionadas com a mudança. Ver uma coruja, então, pode ser um sinal de alerta do mundo espiritual; um aviso para você se preparar para futuras mudanças e, consequentemente, transformações.