Porque o símbolo da Dodge é um bode?

Perguntado por: lchaves . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

O tradicional símbolo do cabrito montanhês foi adicionado em 1932 aos automóveis da DODGE como um ornamento do capô, simbolizando o estilo agressivo, força e robustez da marca.

Separada da Dodge em 2011, as picapes RAM assumiram a cabeça de um carneiro ("ram", em inglês) em seu logo. O diamante apareceu pela primeira vez como logo da montadora em 1925, muitos anos depois de sua fundação, em 1899. O prata, cor escolhida para o emblema, deve passar uma ideia de sofisticação e criatividade.

FCA (Fiat Chrysler Automobiles)

FCA (Fiat Chrysler Automobiles)
A Italiana é dona das marcas Maserati, Chrysler, Fiat, Dodge, Lancia, Alfa-Romeo, Jeep e Abarth.

dodge [dodged|dodged] {verbo}
desviar-se {v. refl.} esquivar-se {v.

Mas a marca prepara novidades para o mercado brasileiro: a nova Ram 1200, que será fabricada em Goiana (PE) como modelo de entrada e aproveitará a estrutura da Fiat Toro. E a previsão é de que o lançamento seja realizado por aqui até o fim de 2023.

Ela incorporou a norte-americana Chrysler criando em 2014 o grupo FCA (Fiat Chrysler Automobiles) e detém as marcas Fiat, Alfa Romeo, Lancia, Maserati, Ferrari, Jeep, Dodge, RAM e Chrysler.

Agora, a marca anunciou os preços da nova Ram Classic. Na versão Laramie, está saindo por a partir de R$ 349.990 e a opção Laramie Night Edition custa R$ 359.990. Por aqui, a Ram espera posicionar a Classic 2023 como opção para os compradores de picapes médias em versões topo de linha.

Compare os diferentes modelos da Dodge

  • Challenger.
  • Challenger.
  • Charger.
  • Durango.
  • Journey.
  • Ram.
  • Viper.

Chevrolet
A explicação é inusitada: ao contrário de outras logomarcas, a da fabricante norte-americana de carros não tem grandes simbolismos ou referências históricas. Consta que William Durant, que fundou a marca com Louis Chevrolet, viu o símbolo no papel de parede de um quarto de hotel onde ficou hospedado em Paris.

Audi As argolas representam a fusão das empresas Horch, DKW, Audi e Wanderer, as quatro montadoras mais antigas da Alemanha, que decidiram se unir em 1932 para formar a Auto Union - seu nome até 1965, quando passou a se chamar Audi. Outra curiosidade: a palavra "audi" significa "ouvir" em latim.

Cavallino Rampante

O “Cavallino Rampante”, é o famoso símbolo da Ferrari, um cavalo negro sobre um fundo amarelo, normalmente com as letras S F de Scuderia Ferrari. Originalmente o cavalo era o símbolo do conde Francesco Baracca, um lendário ás da Força Aérea Italiana, que o pintava na parte lateral dos seus aviões.

Inicialmente, o personagem é apresentado como mordomo na casa de Donatela e aparentemente é inofensivo, mas reviravoltas na trama mostram que ele é vingativo e tem um passado obscuro.

No entanto, contatada pela reportagem da QUATRO RODAS, a assessoria de imprensa disse que a empresa não tem planos para o mercado brasileiro e que, no momento, não há intenção de trazer novidades ao país. A verdade é que mesmo o catalogo da Dodge nos Estados Unidos está defasado.

Ele transformou seu sonho de infância na maior coleção de Dodges do Brasil. A história de amor do paulista Alexandre Badolato com a Dodge começou cedo, numa época em que a Chrysler fabricava seus carrões em solo brasileiro.

Em 2010, teve início, então, uma parceria com o Grupo Fiat, que resultou em produtos como o Freemont, a versão da marca italiana para o Dodge Journey. Depois, adquiriu 60% da estadunidense. Em 2014, a italiana concluiu o processo de compra do Grupo Chrysler e se tornou um gigante automotivo por meio da FCA.

A Toyota fechou o ano de 2022 como a maior marca de carros do mundo, com uma redução de apenas 0,1% em relação ao número de vendas registradas em 2021; confira os detalhes.