Porque o silo perde?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 4 votos

As perdas podem ocorrer na matéria seca, na produção de efluente e gases, além da ação do oxigênio no momento da abertura do silo com a deterioração aeróbia. Há diversas maneiras para tentar reduzir essas perdas, desde o campo até o fornecimento ao animal.

Cheiro rançoso, resultado de fermentação butírica, ocorre em silagem com umidade alta e baixo teor de açúcares e fermentação lática insuficiente; Cheiro semelhante ao vinagre, resultado de fermentação acética.

24 meses

Em geral, após 30 dias, o processo de fermentação é concluído e assim pode ser fornecido para os animais. A durabilidade da silagem ensacada é de 18 a 24 meses, o que é considerado um período longo e que permite fornecer volumoso ao rebanho durante todo o período seco do ano com certa tranquilidade.

Fatores que afetam a qualidade da silagem
Teores maiores de umidade favorecem o desenvolvimento de bactérias do gênero Clostridium, produtoras de ácido butírico, além de aumentar as perdas de nutrientes pela liberação de efluentes. Entretanto, uma forragem muito seca torna difícil a compactação e eliminação do ar.

O tempo de enchimento de um silo para a produção de silagem de milho não deve ultrapassar o período de 36 horas, para que não ocorra efeitos deletérios durante a conservação da massa.

O milho deve ser colhido para ensilagem com um teor de umidade de 65% a 70% quando se usa um bunker horizontal. Se muito úmido – acima de 70% – o potencial de rendimento é reduzido e ocorrerá infiltração, resultando na presença indesejável de fermentação bacteriana de clostrídios.

180 dias

Conclui-se que é possível armazenar milho em silos bolsa, durante 180 dias, grãos com teor de água de 14,5% (b.u.) nas temperaturas de 25; 30 e 35 ºC e grãos com teor de água de 18,0% por 180 dias nas temperaturas de 25 e 30 ºC.

O ruminante é sensível à ingestão de fungos e suas mi- cotoxinas, podendo apresentar perda de desempenho ou até mesmo a morte dos animais.

A silagem deve estar fria. Ao entrar em contato com o ar a silagem inicia um processo de deterioração que pode ser mais ou menos intenso dependendo de vários fatores, dentre eles o nível de compactação, o teor de umidade, a contaminação por água e ar após o fechamento do silo etc.

Uma vaca produzindo 30 kg Leite/dia, pesando 600 kg irá consumir ao redor de 22 kg/dia de matéria seca de dieta. Lembre se: vaca come dieta! Se essa dieta possuir 50% de silagem de milho na sua composição, estamos falando de um consumo de matéria seca de silagem de 11 kg/dia.

Aproximadamente 40 dias após o fechamento do silo, a silagem poderá ser fornecida aos bovinos. Se tiver sido bem feita e o silo não for aberto, a silagem pode conservar-se por mais de 1 ano. Uma vez aberto o silo, a cada dia deve ser retirada uma fatia de no mínimo 15 cm.

De acordo com o especialista, o produtor deve ensilar o milho mesmo debaixo de chuva. O ideal é contratar mais mão de obra e máquinas para acelerar o processo e fazer tudo, se possível, em um só dia para não haver problema de fermentação.

Fermentar a silagem significa que microrganismos vão consumir os carboidratos da planta e transformá-los em ácidos, principalmente o ácido lático.

Uma dica importante é o estado de limpeza dos pneus, pois o esterco e a terra podem contaminar a silagem. Com o objetivo de ter uma ótima fermentação e qualidade, é fundamental eliminar todo oxigênio possível na massa ensilada. Assim, quanto mais compactada estiver a forragem menor será a quantidade de oxigênio.

sorgo

A silagem de sorgo é uma opção para a alimentação de bovinos leiteiros que vem crescendo muito no Brasil. Após o milho, é a cultura anual mais importante para a produção de silagem a ser oferecida como alimento volumoso para vacas leiteiras durante o período seco do ano.

Para melhorar a qualidade da silagem, tanto do processo de fermentação, como do seu valor nutritivo, os produtores rurais passaram a adicionar alguns aditivos na silagem. Entre eles encontramos alguns inoculantes bacterianos, NNP, enzimas, ácidos, açúcares e sal.

Portanto, caso você esteja comprando ou vendendo silagem, o valor base é de R$ 72,80/t de silagem (para o exemplo utilizado).

A média de produção do milho para silagem é de 30 a 40 toneladas de matéria seca por hectare.

Os silos são estruturas para a armazenagem de produtos agrícolas. Neles, a produção pode ser depositada em seu estado natural, sem a utilização de sacos. Essas construções têm como objetivo, principalmente, a comercialização da colheita.

Oferecer sal mineral com milho triturado é uma boa opção para a seca e no sistema de confinamento. – Foto: FMX Pecuária.

110 dias

Para produção de milho-verde o período para colheita pode variar entre 80 e 100 dias. Já, para produção de silagem este período pode ser de 90 a 110 dias.