Porque o ser humano precisa evoluir?

Perguntado por: osubtil . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.4 / 5 2 votos

A adaptação às condições extremas de sobrevivência é uma característica da espécie humana. Como estamos todos sujeitos a essa necessidade de evoluir e, consequentemente, dela não conseguimos escapar, pode-se dizer que a evolução é uma lei inexorável, ou seja, a lei será aplicada independentemente da nossa vontade.

Teoria da evolução humana
Considerado um dos principais e mais renomados biólogos da História Moderna, Darwin dedicou anos de sua vida percorrendo diferentes regiões do hemisfério sul e catalogando os animais existentes nessas áreas e aqueles que, em algum momento pré-histórico, já habitaram ali.

De acordo com diversas pesquisas cientificas, o aparecimento dos primeiros ancestrais do homem surgiu a cerca de 3,5 – 4 milhões de anos atrás.

Evoluir não é só mudar aqui e ali, é desejar mudar muito e sempre, em um sentido favorável a você.

Seis dicas para crescer como pessoa

  1. Invista em autoconhecimento. ...
  2. Desenvolva a inteligência emocional e a empatia. ...
  3. Gerencie melhor o seu tempo. ...
  4. Esteja próximo de pessoas que lhe fazem bem. ...
  5. Reconheça suas limitações. ...
  6. Busque conhecimento.

Membros e dedos tornaram-se mais longos ou mais curtos, tudo se encaixando com os padrões exigidos pelo novo estilo de locomoção. Mudanças no crânio e nos dentes, porém, demoraram bem mais tempo, até que o rosto do homem moderno fosse moldado.

Bipede hominids
A principal razão para ficar em pé estaria relacionada com a sobrevivência e reprodução. Os movimentos ou, complementando o pesquisador, a ação motora, é adaptativa para obtenção de alimentos e proteção, tornando possível nossa sobrevivência como espécie.

Cultura é a principal característica distintiva de nossa espécie, e é de várias maneiras um reflexo das nossas características físicas. Cultura desenvolveu-se passo a passo ao longo de nossa evolução física.

A Teoria da Evolução afirma que é o ambiente, por meio de seleção natural, que determina a importância da característica do indivíduo ou de suas variações, e os organismos mais bem adaptados a esse ambiente têm maiores chances de sobrevivência, deixando um número maior de descendentes.

Pelo que sabemos, os humanos surgiram na África Oriental há cerca de 2,5 milhões de anos, no final do Plioceno, período que compreende de 5 a 2 milhões atrás.

A hipótese mais aceita, atualmente, sobre a origem da vida é a hipótese de Oparin e Haldane. Segundo essa ideia, a Terra primitiva seria constituída por amônia, hidrogênio, metano e vapor d'água, os quais são expelidos constantemente pelas atividades vulcânicas.

  • Homo habilis - O primeiro homem "hábil"
  • Homo erectus.
  • Homo ergaster.
  • Homo sapiens arcaico.
  • Homo antecessor.

Do gênero homo, o primeiro hominídeo seria o homo habilis, que viveu há 2,4 a 1,5 milhões de anos, fabricando instrumentos grosseiros de pedra, além de desenvolver uma linguagem rudimentar. Do homo habilis teria descendido o homo erectus.

[Figurado] Atualizar-se no que diz respeito a ideias ou convicções: sua mentalidade evoluiu.

Evolução é um processo no qual ocorrem mudanças nos seres vivos ao longo do tempo, levando frequentemente ao surgimento de novas espécies. Essas modificações são passadas para os descendentes, e é por isso que muitos definem evolução também como a descendência com modificação.

Evolução é o processo de mudança e adaptação dos seres vivos às modificações ocorridas no meio ambiente com passar do tempo. A ideia de evolução como recurso biológico começou a ser discutida no século XVIII, pois até então acreditava-se na teoria do criacionismo.

Outro sentimento que atrapalha a nossa evolução é o medo. Medo é algo que todos nós sentimos, é natural e faz parte da vida. A questão é: precisamos saber como lidar com esse sentimento, precisamos adestrá-lo e não permitir que o medo te limite de alguma forma.