Porque o ser humano é o único animal que fala?

Perguntado por: rcamacho . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

O homem é o único animal racional por possuir o dom da fala, da inteligência e conseqüentemente o poder de comunicar-se com outros seres humanos. O seu ciclo de vida é voltado para as suas necessidades e sobrevivência conforme o meio em que vive. Ele pode adaptar-se a diferentes lugares, pessoas e cultura.

O homem tem inteligência, consciência e capacidade para analisar seus atos, executar suas tarefas, planejar suas atividades e colocá-las em prática. O homem através de sua inteligência e capacitação, chega a atingir as coisas sensíveis e corporais e também as realidades imateriais e incorporais.

Mas por quê? Somos animais porque também possuímos algo em comum com todos os outros animais – somos formados por muitas células, e elas possuem um núcleo protegido por uma membrana. Nos reproduzimos quando as células reprodutoras masculina e feminina se encontram e formam a “célula-ovo”.

De acordo com esse critério as formas mais primitivas de Homo não poderiam ter falado, o que coloca o início da fala realmente com os Neandertais em torno de 400.000 anos atrás.

A primeira palavra humana pode ter sido "oi!"
Analisando os primatas, em busca de possíveis indicações, descobrimos que eles têm o que os primatologistas chamariam de "palavras" para predadores: eles fazem sons que outros membros do grupo reconhecerão, para indicar "águia", "leopardo", ou talvez apenas "cuidado".

Muitos animais - incluindo focas, golfinhos e morcegos - são capazes de se comunicar vocalmente.

A linguagem animal é inata, limitada, uma vez que se limita a sons articulados, não ultrapassa o nível do concreto e do imediato, apenas exprime as necessidades básicas da alimentação e da reprodução. Por muito inteligente que seja o animal para comunicar, apenas dispõem dos seus meios naturais e instintivos.

Apesar da entonação influenciar fortemente na percepção dos cães sobre a comunicação, a pesquisa descobriu que eles conseguiam reconhecer palavras específicas (como comandos, por exemplo), que são processadas pelo hemisfério esquerdo do cérebro. Já as palavras que eles não reconhecem passam totalmente despercebidas.

É verdade que o ser humano é o único animal com emoções? Em 2012, um grupo de pesquisadores comprovou que todos os mamíferos, répteis, pássaros, anfíbios, peixes e alguns invertebrados têm sentimentos. Os animais são como os seres humanos: sentem dor, medo, prazer e emoções positivas.

A linhagem do Velho Mundo como gorilas, chimpanzés e até o homem fazem uso de ferramentas. Já o único macaco do Novo Mundo que também utiliza ferramentas é o macaco-prego.

Humano (taxonomicamente Homo sapiens, termo que deriva do latim "homem sábio", também conhecido como pessoa, gente ou homem) é a única espécie do gênero Homo ainda viva e o primata mais abundante e difundido da Terra, caracterizado pelo bipedalismo e por cérebros grandes, o que permitiu o desenvolvimento de ferramentas ...

golfinho

Isso mesmo. Entre todos os animais conhecidos, o golfinho é considerado o mais inteligente. Como esse mamífero possui um cérebro grande e evoluído, ele é capaz de se comunicar com outros da sua espécie. Inclusive, é uma comunicação muito semelhante à humana.

O ser humano para a Filosofia
Do ponto de vista filosófico, o ser humano é caracterizado como um ser vivo racional, capaz de ser uma unidade e uma totalidade ao mesmo tempo, enquanto matéria. Ele também consegue, através da racionalidade, distinguir coisas e elaborar conceitos.

O fato é que, nossos instintos e emoções nos tornam animais, enquanto nossa lógica e razão nos tornam mais humanos.

Pelo que sabemos, os humanos surgiram na África Oriental há cerca de 2,5 milhões de anos, no final do Plioceno, período que compreende de 5 a 2 milhões atrás. Eram, provavelmente, Homo habilis evoluídos do Australopithecus, nosso ancestral macaco.