Porque o ser humano é individualista?

Perguntado por: ecalixto . Última atualização: 17 de maio de 2023
4 / 5 15 votos

A ideia do individualismo nasce em contraposição à visão do indivíduo como membro de um grupo cuja sobrevivência e valores deva priorizar. Ao contrário disso, o individualismo faz do indivíduo o seu foco e parte do pressuposto de que o indivíduo humano é de primordial importância na luta pela libertação.

O individualismo assumiu um papel de fundamental importância no desenvolvimento da cultura ocidental. O processo de individualização ganha forças com o Renascimento através do Humanismo, e o homem configura-se como lugar central de suas ações. Portanto, essa mudança afetou não somente o homem, mas a própria cultura.

O individualismo consiste no pensamento e na acção independentes, sem depender dos outros ou sem se sujeitar às normas gerais. Como tendência filosófica, o individualismo defende a supremacia dos direitos individuais face aos direitos da sociedade e à autoridade do Estado.

Significado de Individualidade
Reunião das características que diferencia uma pessoa ou alguma coisa. Conjunto das qualidades que compõe a originalidade, fazendo com que algo ou alguém seja único. [Por Extensão] A pessoa, o ser, o indivíduo: devido a uma individualidade, algumas pessoas perderam o emprego.

Ser individual é ter auto conhecimento, livre arbítrio e considerar que nossas escolhas são nossas, mas que o coletivo existe e ele deve ser considerado.” “Cada um de nós é um ser único e singular. Ser individual é expressar a sua singularidade como ninguém mais pode fazer por você!

"O lado positivo do individualismo moderno é que ele dá a cada pessoa mais responsabilidade e autonomia; o seu lado negativo é que degrada a solidariedade e aumenta as solidariedades.

Individualidade:
Apesar de sermos todos criados por Deus, somos diferentes e únicos para Ele. Precisamos aprender a conviver com os outros, respeitando essas diferenças (Rm 12:4-8). Cada um de nós foi criado por Deus de forma especial, com talentos e qualidades únicos, que precisam ser respeitados e valorizados.

Dicas Para Lidar Com o Individualismo nas Empresas

  1. 1 – Reflita Sobre o Seu Comportamento. ...
  2. 2 – Comece a Transformação Por Você ...
  3. 3 – Demonstre Disponibilidade Para Ajudar. ...
  4. 4 – Saiba Aceitar Ajuda. ...
  5. 5 – Dê Feedbacks Incentivando o Trabalho em Equipe. ...
  6. 6 – Aprenda a Lidar Com as Diferenças. ...
  7. 7 – Mantenha uma Atitude Positiva.

O sujeito individualista está demasiado centrado em si, tende a considerar que o mundo ideal é à imagem e semelhança dos seus valores, dos seus desejos, não aceita facilmente as diferenças dos outros e tende a isolar-se.

A individualidade tem a ver com as características pessoais do ser, os seus desejos, suas aspirações, interesses e sonhos. São suas habilidades de fazer e agir. E como todas estas qualidades são moldadas pela sociedade na qual vivemos, ela também é uma identidade cultural.

Jean Jacques Rousseau, considerado um dos grandes filósofos do iluminismo, pode ser considerado um individualista e ao mesmo tempo um coletivista. Apesar do paradoxo, Rousseau demonstra um considerável repúdio aos preconceitos.

A extrema valorização dos interesses pessoais sobre os coletivos. Isto se torna altamente prejudicial, à medida que promove um sentimento egoísta, voltado para a realização pessoal e o esquecimento da coletividade.

“A individualidade sugere a própria identidade, referente aos nossos hábitos, escolhas e vontades individuais. Já o individualismo remete à individualidade de forma egoísta e egocêntrica, que não respeita a individualidade de ninguém”, exemplifica Cris Monteiro, terapeuta matrimonial.

O Princípio da Individualidade Biológica
humano possui uma estrutura e formação física e psíquica própria, neste sentido, o treinamento individual tem melhores resultados, pois obedeceria as características e necessidades do indivíduo. Grupos homogêneos também facilitam o treinamento desportivo.

É o processo básico que possibilita a construção do psiquismo. A individualidade se refere à herança biológica do indivíduo, sendo a base (mas não apenas ela) para o desenvolvimento da personalidade, que é o sistema psicológico integrado que possibilita a formação do eu.