Porque o sangue é um colóide?

Perguntado por: ucastro . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

No organismo: o sangue é um tipo de coloide (sol), onde os diferentes constituintes como hemácias, glóbulos brancos e plaquetas estão suspensos numa solução aquosa (o plasma). Tintas em geral: as tintas são nada mais que soluções coloidais, onde o pigmento (pó, no estado sólido), é disperso em um meio líquido.

No nosso dia a dia, os coloides estão presentes nas mais variadas formas, como leite, cremes, fumaça e neblina. O leite, apesar de parecer uma mistura homogênea, é um exemplo de coloide. Os coloides são classificados como misturas heterogêneas com, pelo menos, duas fases e são compostas por dispersante e disperso.

O termo colóide, do grego, significa cola e na época referiu- se às soluções de goma arábica, subs- tância sem estrutura definida e de na- tureza viscosa hoje conhecida como macromolécula. A goma arábica (co- lóide) difundia mais lentamente que soluções de sais (cristalóide).

Coloides são misturas denominadas heterogêneas, pois elas apresentam pelo menos dois tipos de fase, sendo essas dispersa ou continua. Ademais, os coloides podem ser classificados em: espuma líquida, espuma sólida, sol, gel, aerossol líquido, aerossol sólido, emulsão, emulsão sólida e sol sólido.

A coagulação é o processo de desestabilização das partículas coloidais de modo que o crescimento da partícula possa ocorrer em conseqüência das colisões entre partículas (Metcalf & Eddy, 2003).

3- Sol: Sólido disperso num líquido. Exemplos: sangue, rubis, pérolas e solução de goma.

Podemos encontrar os colóides facilmente em nosso dia-a-dia, como na Natureza (neblina, fumaça), na higiene pessoal (sabonete, pasta de dente, xampu), na comida (maionese, geleias de frutas, sorvete), no tratamento de água (sulfato de alumínio), nas paredes (tintas), remédios (leite de magnésia) e muito mais!

Coloide - mistura que aparenta-se homogénea mas que é heterogenea ao microscópio, ou seja possui substâncias de muito pequenas dimensões. (ex: cola e gelatina). Solução - mistura homogénea independentemente dos meios usados para observar. (ex: água com açucar os sal.)

Além disso, os coloides permitem a passagem de luz entre eles, o que não acontece com as misturas homogêneas. Se apontarmos uma lanterna com um foco pequeno de luz para uma mistura coloidal, é possível ver um feixe de luz atravessando todo o recipiente onde ela se encontra.

No caso citado da gelatina, quando ela é resfriada na geladeira, seu meio deixa de ser líquido. Ela se torna então um coloide denominado gel. O gel é exatamente o contrário do sol: Nesse tipo de coloide as partículas formam uma complexa malha tridimensional, que mantém o dispersante em uma estrutura semirrígida.

Para além destas propriedades, também observáveis noutros tipos de soluções, as soluções coloidais apresentam algumas que são características do seu estado: efeito Tyndall, movimento browniano, carga elétrica e adsorção de iões, e ionização de radicais.

Como se formam os coloides? As partículas dispersas em uma mistura de soluto e solvente, que possuem um tamanho médio compreendido entre 1 e 100 nanômetros (nm), recebem a denominação de partículas coloidais. Estas, uma vez presentes em água, dão origem aos coloides (suspensões coloidais).

Em química, um sol consiste numa dispersão coloidal na qual as partículas da fase dispersa possuem total liberdade de movimento, contrariamente ao que ocorre no caso de um gel. Um sol não é mais do que um coloide no qual pequenas partículas sólidas se encontram dispersas numa fase líquida contínua.

Não existe coloide no qual a substância dispersa e a substância dispersante são gasosas, pois os coloides apresentam partículas nas dimensões de 1 a 100 nanômetros, sendo maiores que a estrutura molecular dos gases.