Porque o sangue é azul?

Perguntado por: udomingues . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 9 votos

Diferentemente da hemoglobina comum, no entanto, a metemoglobina não consegue transportar oxigênio para os tecidos do corpo de forma eficiente. Mal oxigenado, o corpo — e o sangue — torna-se azul.

O sangue humano tem a cor vermelho vivo, ou escarlate, quando é retirado diretamente de artérias pois suas moléculas de hemoglobinas estão quase totalmente ligadas ao oxigênio (94 a 97% de saturação).

Só são conhecidas cerca de 40 pessoas que possuem o Rh nulo. Esse raro tipo sanguíneo pode salvar vidas, mas também representa grandes riscos a quem é portador. "Sangue dourado" soa elegante, mas quem tem esse tipo sanguíneo corre mais riscos que a maioria da população em situações de vida ou morte.

Hemolinfa: o sangue dos insetos
Os insetos, por sua vez, não têm sangue, em vez disso, possuem um fluido parecido chamado hemolinfa, que transporta hormônios e gases pelo seu sistema, exceto oxigênio, que eles absorvem diretamente através de aberturas ao longo da lateral de seus corpos ou costas.

Há um tipo de sangue tão raro que menos de 50 pessoas no mundo são conhecidas por possuí-lo. Cientificamente conhecido como Rh nulo (Rhesus null), é muitas vezes referido como “sangue dourado” devido à sua extrema raridade — e ao seu valor para os outros. Existem quatro principais grupos sanguíneos: A, B, AB e O.

O sangue verde foi causado por uma condição denominada sulfahemoglobinemia, na qual um átomo de enxofre (ao invés de oxigênio) é incorporado à hemoglobina do sangue. A hemoglobina é uma molécula presente nos glóbulos vermelhos, responsável por carregar o oxigênio no nosso sangue.

O sangue azul está intimamente ligada à legitimação das ideias aristocráticas, à medida que essa característica colocava os nobres como biologicamente distintos e superiores de qualquer outro grupo social.

Alterações na cor do sangue de sua menstruação são normais. Sangue menstrual vermelho escuro, marrom ou preto são simplesmente sangue que reagiram ao oxigênio.

Ele é causado por algum estímulo hormonal inadequado que afeta o endométrio e faz com que o endométrio se descame de forma errada. O tempo de acúmulo da descamação no canal vaginal é que causa a coloração escura. Essa é a chamada hemorragia de escape, causada por algum processo hormonal desequilibrado¹.

Sua cor é vermelho-vivo, como se fosse um sangue novo mesmo e sem cheiro. O sangue saudável também tem sua cor uniforme durante todo o ciclo. E não tem aquela coloração vermelho-escuro, meio marrom ou preto e com aspecto coagulado e de sangue pisado.

sangue B

O sangue B é considerado um grupo mais raro. Como possui anticorpos contra o tipo A ele é considerado anti-A. Quem possui o sangue B só pode receber sangue dos tipos “B” e “O”. AB é considerado como o sangue mais raro de todos os tipos.

Entre as quase 8 bilhões de pessoas que vivem no planeta, o sangue mais comum é o O+, que corre nas veias de 39% da população mundial. E no posto de mais raro está o AB-, que é o tipo de 0,40% da população. Mas como funciona essa estatística?

Levando em consideração que o + é dominante e o - é recessivo, a combinação deles torna a probabilidade de um Rh- muito menos frequente que a do positivo, pois ambos os alelos têm que ser negativos.

O que causa o sangue dourado
A causa mais comum do sangue dourado é uma mutação genética que promove a alteração da proteína Rh nas hemácias. Estudos indicam que o casamento consanguíneo (ou seja, entre pessoas da mesma família) têm um papel importante no desenvolvimento do sangue Rh nulo.

Vermelho, Branco e Sangue Azul é um New Adult que usa clichês sobre príncipes e romances proibidos para falar sobre a vida e aceitações. É uma releitura bem-vinda desse tipo de história e com certeza vai conquistar seu coração.

O doador universal é aquele indivíduo que pode doar seu sangue para qualquer pessoa, sem problemas de coagulação, que é o caso de tipo sanguíneo O negativo. Esse tipo sanguíneo é muito importante nos bancos de sangue de todo o país.