Porque o sal engorda o gado?

Perguntado por: rboaventura . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4 / 5 15 votos

O sal proteico energético aumenta o peso do gado ao estimular um maior consumo da pastagem. Portanto, mantenha sempre seu pasto saudável para que juntos (sal proteico energético mais o pasto) promovam uma qualidade de desempenho acima da que você tem hoje. E sim, aumentar resultados de forma progressiva é possível.

Sal proteico energético
O principal objetivo é fazer com que o gado tenha uma maior consumo de pastagem. Na composição, o sal mineral aparece sal mineral, farelo de soja e milho moído. E o melhor, assim como o sal proteinado, você também pode fazer a sua própria mistura.

– O sal que compramos no mercado é basicamente cloreto de sódio (fornecendo Cloro e Sódio), enquanto o sal mineralizado que fornecemos aos bovinos é uma mistura de mais de uma dezena de sais e óxidos para fornecer vários elementos minerais: cálcio, fósforo, enxofre, magnésio, manganês, cobre, zinco, iodo, cobalto e ...

As necessidades de sal mineral variam de acordo com o estado do animal e o peso. Produtor já sabe, mas é sempre bom relembrar de que a correta mineralização do rebanho garante uma boa produção de carne e leite e evita queda de produtividade.

De maneira geral, as misturas minerais disponíveis no mercado são formuladas para um consumo entre 20 e 30 g para cada 100 kg de peso vivo. Assim, um bovino adulto com 450 kg de peso vivo, consumiria entre 90 e 135 g por dia.

Uso da mistura mineral
O sal comum (NaCl), por ser palatável e bem aceito, é um importante veículo para ingestão de outros minerais, sendo então incorporado na proporção de 30% a 50% da mistura total.

FOSBOVI® 40
PREPARO DE SUPLEMENTO MINERAL. PARA BOVINOS DE CORTE EM REGIME DE PASTO.

Além disso, indícios já mostram que sal em excesso na dieta estimula a produção de insulina, hormônio que induz o corpo a armazenar o açúcar presente no sangue como gordura. Ou seja, o sal, além de nos fazer comer mais alimentos gordurosos sem perceber, pode estimular o acúmulo de gordura.

Afinal, posso servir sal proteinado com sal mineral juntos? O ideal é que esses dois tipos de sal sejam oferecidos separadamente. A primeira justificativa é que cada um tem uma dosagem diferente. E quando inseridos juntos no cocho, pode acontecer um desequilíbrio.

Para que ganhos mais altos possam ser obtidos no sistema de engorda de bovinos em pasto, 3 tipos de alimentação deverão ser fornecidos ao gado: forragens, concentrados e minerais. Oferecer forragem de qualidade, tenra e nutritiva é o primeiro passo para um bom manejo. Esse é o objetivo básico do manejo das pastagens.

Embora o sal mineral tenha muitos nutrientes dos quais os seres humanos também necessitam, a verdade é que a ingestão por humanos não é indicada. Caso faça isso, você pode ter efeitos colaterais indesejados, como náuseas e dor de barriga; afinal, esse sal foi feito especificamente para o gado.

Charada. O que acontece se colocarmos sal em um boi bem pequeno? Resposta: Vira um sal-gadinho.

Basicamente é composto por cloro, sódio e iodo. Ou seja, não tem a capacidade de repor todos os sais e vitaminas que o gado precisa para se manter saudável e adquirir as arrobas necessárias. Esse tipo de sal pode sim ser utilizado na pecuária, mas não com foco na nutrição.

Outro ponto a ser observado é que o aumento no consumo de minerais, ou a ingestão de dejetos, terra ou areia são sinais claros de desordens digestivas, ou de que as vacas estão sofrendo com o calor (stress térmico).

Bovinos criados em pastagens deficientes em fósforo e/ou que recebam suplementação mineral inadequada desenvolvem osteofagia (hábito de roer ou chupar ossos), podendo ingerir as toxinas botulínicas presentes nestas carcaças. Esse comportamento é um dos principais fatores predisponentes da doença.

Sal Mineral Cattle 80: Peso: 30 kg. R$ 88,00. Produto de excelente qualidade e preço justo.

Uma vaca produzindo 30 kg Leite/dia, pesando 600 kg irá consumir ao redor de 22 kg/dia de matéria seca de dieta. Lembre se: vaca come dieta! Se essa dieta possuir 50% de silagem de milho na sua composição, estamos falando de um consumo de matéria seca de silagem de 11 kg/dia.

sal rosa do Himalaia

O sal mais interessante é o sal rosa do Himalaia, isso porque ele possui uma boa quantidade de ferro e de cobre. Este tipo de sal ainda possui mais de 80 tipos de minerais. Ele tem a metade da quantidade de sódio encontrada no sal comum.

Por exemplo, um boi de 400 kg de PV irá consumir cerca de 10 kg de MS/dia, que equivalem a, aproximadamente, 30 kg de silagem, ou 40 kg de capim verde, ou 12 kg de feno.

Sal protéico – é uma forma econômica de manter o peso do rebanho ou ganhos moderados de até 200 g/animal/dia, dependendo do pasto.

O bezerro se adapta melhor com o milho quando ele está moído, além de ter a digestão facilitada. Ele pode ser introduzido na alimentação do gado na época da desmama, quando os bezerros têm, em média, oito semanas. Essa oferta do milho na fase de introdução alimentar, auxilia na engorda do boi e no seu desenvolvimento.

Continuar lendo O que engorda o gado?