Porque o sal clareia o cabelo?

Perguntado por: dboaventura . Última atualização: 7 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

O sal não clareia, mas dá um brilho ótimo para o cabelo. Coloque uma parte de sal para outras 5 partes de sal e coloque no cabelo e deixe descansar por 15 minutos. Enxágue e terá um cabelo com cores mais vivas.

A luz solar e os raios UV, ao bater nas células mortas que compõem essa estrutura, quebra a melanina que dá sua cor, clareando ou alvejando a região, que não consegue mais se regenerar e segue ficando mais clara.

Passo a passo:

  1. Ferva a água;
  2. Coloque o ruibarbo na água e tampe para a infusão;
  3. Deixe o líquido esfriar por um tempo e coe;
  4. Enxague os cabelos com a água de ruibarbo - ou use um borrifador;
  5. Deixe agir de 10 a 20 minutos e lave o cabelo como de costume.

Todo shampoo precisa de sal, pois é uma substância detergente, molhante, espumógena, emulsificante e solubilizante. Em outras palavras, é o sal que faz espuma, que dá consistência ao produto e que elimina os resíduos de sujeira.

“O sal no shampoo serve para espessar o produto”, explica Valcinir Bedin. Isso significa que o sal serve apenas para dar consistência ao shampoo. “É um composto que não interfere na saúde dos cabelos”, completa o profissional. Além disso, a quantidade de sal usada no produto é pouca e está totalmente dissolvida.

A causa para esse fenômeno é desconhecida e certamente não tem relação com os hormônios. A primeira mudança no tom já ocorre na fase inicial da vida do bebê, quando a primeira demão de cabelo é mais escura e com o tempo, em torno de 8 a 12 meses, é eliminada e substituída recebendo uma indicação clara da cor dos fios.

Mas acreditar que o cabelo preto cresce mais que o loiro é pura ilusão. Isso porque não existe comprovação científica dessa afirmação. Sabemos que todos os tipos de cabelo crescem 1 centímetro por mês, totalizando 12 centímetros por ano.

"O efeito de clareamento ocorre por que a camomila tem dois pigmentos: a apigenina, que por ser um pigmento amarelo natural, se depositaria sobre os cabelos, conferindo coloração amarelada.

O grande causador da cor verde nos fios loiros é o sulfato de cobre - substância utilizada na manutenção e limpeza de muitas piscinas. Por possuir uma tonalidade mais azulada, o sulfato reage com o tom amarelado dos fios, resultando em um cabelo esverdeado.

De acordo com a dermatologista, tomar sol por uma a quatro horas por dia, principalmente no verão, com os cuidados necessários para a saúde capilar clareia os fios naturalmente pela exposição aos raios solares. Além disso, produtos a base de camomila ou clareadores disponíveis no mercado podem facilitar o processo.

O spray clareador pode ser à base de produtos naturais, sendo o mais popular deles a camomila, ou conter ativos químicos. O resultado obtido será diferente dependendo dos ingredientes utilizados em sua confecção. No caso do spray clareador feito com camomila, sua ação é semelhante ao clareamento feito com a camomila.

Muitas pessoas acreditam que o leite clareia o os fios, principalmente em contato com o sol. Mas a verdade é que ele não tem poder clareador no cabelo, por isso não é indicado para essa finalidade.

Segundo a dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Paula Sanchez, de São Paulo, a fruta por si só não clareia os cabelos. “O limão contém compostos fotossensibilizantes chamados furocumarinas, que em contato com o sol aumentam a sensibilidade do cabelo à radiação UV e a luz visível.

Receitas para clarear o cabelo naturalmente

  • Chá de camomila. Para fazer uma das receitas mais clássicas para clarear o cabelo, você vai precisar de um sachê de chá de camomila e duas xícaras de água. ...
  • Canela. ...
  • Casca de cebola. ...
  • Vinagre. ...
  • Mel. ...
  • Leite, limão e mel. ...
  • Ruibarbo.

Acredite: o sal não tem nenhuma influência na qualidade do shampoo, mas sim em sua textura, uma vez que ele é um espessante que atua apenas na estética do produto.

Sim, se você quer dar aquela mudada no penteado para melhor, o spray de sal é super indicado.

O cloreto de sódio presente na formulação dos shampoos está em baixíssima quantidade, apenas para deixar o produto mais espesso. Para que algum mal viesse desse sal, as concentrações deveriam estar inacreditavelmente altas, para forçar, por exemplo, uma desidratação da raiz capilar.

O vinagre é um ótimo anti-resíduos porque é menos ácido que um shampoo feito para isso e mais ácido que seu shampoo comum, então ele vai tirar toda a oleosidade e restos de produtos, sem agredir os fios. Ele também pode ajudar no balanceamento do pH do couro cabeludo e é um ótimo antibacteriano e anti-inflamatório.