Porque o saco fica roxo?

Perguntado por: apinheiro . Última atualização: 15 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 12 votos

O urologista Jamil Chade, presidente do departamento de Urologia da Associação Paulista de Medicina, esclarece que todo menino nasce com "aquilo roxo". "Quando nasce, a criança vem com mais líquido na bolsa escrotal. Por isso, tem o tom mais escuro. Em 15 dias, a cor passa a ser rosa".

Trauma no testículo e no pênis com formação de hematoma (mancha roxa na pele) deve ser investigado com uma ultrassonografia com doppler de bolsa escrotal e pênis para descartar lesão testicular e lesão peniana. Sugiro você procurar um urologista imediatamente.

Nos mamíferos, surgem aos pares e têm forma ovoide, envoltas por uma cápsula fibrosa de tecido conjuntivo, de cor branco-nacarado, chamada túnica albugínea.

A região do pênis e do saco escrotal é uma área que, realmente, pode ser mais pigmentada . Assim, mesmo pessoas que são muito brancas podem ter esse local um pouco mais escuro. Isso é normal, faz parte do desenvolvimento corporal e não há nada de errado.

Assim, quando o corpo está muito quente, o saco escrotal tende a ficar mais afastado, baixando a temperatura dos espermatozóides. Aí fica com essa aparência de saco de leite vazio que você descreveu.

Também chamada de orquite, a inflamação testicular costuma causar os seguintes sintomas nos homens:

  • Dor e inchaço nos testículos;
  • Urina turva ou com sangue;
  • Ejaculação escura ou com sangue;
  • Sudorese testicular;
  • Dor abdominal, cansaço e mal estar em casos mais graves.

Roxa – Azulada
Esse estágio dura de 4 a 7 dias.

A retração do pênis e saco escrotal é absolutamente normal quando há a exposição ao frio. Os testículos precisam estar numa temperatura ideal e ao serem expostos ao frio, retraem para próximo ao Abdome a fim de aumentar a temperatura. Pode ser que você tenha excesso de pele e gordura na região do púbis.

Portanto, a aparição de mancha branca na parte íntima masculina deve ser observada e, em caso de suspeita de pano branco, um médico deve ser consultado para que os fungos não migrem também para o saco escrotal. Para tratamento podem ser utilizados: Sabonetes antifúngicos para higienizar as áreas afetadas.

Como fazer essa avaliação
Examine cada testículo com as duas mãos. Posicione-o entre os dedos indicador, médio e polegar e movimente-o. Você não deve sentir dor. Não se assuste se um dos testículos parecer ligeiramente maior que o outro — é normal.

Recomenda-se que os homens procurem imediatamente um médico imediatamente se encontrarem um nódulo em um dos testículos. O melhor momento para você examinar os testículos é durante ou após um banho, quando a pele do escroto está relaxada. Afaste o pênis e examine cada testículo separadamente.

É uma inflamação nos testículos, que pode ter como causa: vírus, bactérias, fungos, parasitas ou traumatismo no local. Geralmente, ela costuma provocar dores e inchaços.

Especialistas falam sobre Doenças Testiculares
As mais comuns são: hidrocele ("água no saco"), varicocele ("veia inchada no saco"), espermatocele ("bolinhas com líquido dentro") e tumores sólidos benignos ou malignos de testículo. Devem ser avaliados caso a caso para definir se são situações banais ou doenças graves.

"Todo o processo de produção e amadurecimento dentro do corpo masculino dura até 74 dias, mas a média habitual é de cerca de 9 semanas (63 dias)", dizem os pesquisadores da Universidade Aberta.

Quais os impactos no corpo de quem ejacula todos os dias? Quando o homem ejacula todos os dias, pode haver uma perda de nutrientes essenciais, como zinco e vitamina C. Além disso, a ejaculação frequente pode levar ao desequilíbrio hormonal, o que pode afetar a libido e a fertilidade.

Todo o processo da espermatogênese dura cerca de 64 dias nos testículos e mais 12 dias nos epidídimos para concluir o amadurecimento dos gametas.

Se o seu caso envolve uma dor intensa na zona do escroto, com aumento do órgão, vermelhidão e quentura, provavelmente você está apresentando um quadro de inflamação. Essa condição pode afetar o testículo (orquites), o epidídimo (epididimites) ou ambos ao mesmo tempo (orquiepididimite).