Porque o roteador fica com uma luz vermelha?

Perguntado por: lribeiro . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 10 votos

Isso significa que, no meio do processo de transmissão de dados de internet, há alguma falha. Já a luz vermelha piscando significa que o nível do sinal da sua internet não se encontra na faixa recomendada.

Não se assuste se você notar que algumas luzes ficam piscando incansavelmente, pois isso indica que seu roteador está se comunicando com os dispositivos conectados, exceto em alguns modelos onde os Leds ficam estáveis e não piscam, mostrando somente que estão conectados com a internet.

Ao pressionar e, geralmente, manter pressionado o botão de reset do roteador, você poderá apagar completamente todas as suas configurações, redefinindo-as para a configuração de fábrica, que é o que todos os artigos que descrevem como redefinir os roteadores se resumem.

Se estiver transmitindo o sinal normalmente, há grandes chances de o fator causador do problema ser o roteador. Outra forma de conferir a natureza do problema é usando um cabo de rede no dispositivo conectado direto no roteador. Caso não esteja transmitindo sinal, há a possibilidade dele ser de fato o culpado.

Vermelho aceso – indica que o modem Wi-Fi não está recebendo sinal da fibra ótica. Apagado – indica que o modem Wi-Fi está conectado à rede.

Reinicie o dispositivo.
Abra o app Configurações e toque em Rede e Internet ou Conexões. Essas opções podem variar de acordo com o dispositivo. Desative o Wi-Fi, ative os dados móveis e veja se há alguma diferença. Se não houver, desative os dados móveis, ative o Wi-Fi e confira novamente.

Nesse caso, desligue o roteador da tomada, aguarde cerca de 3 minutos e ligue novamente. Se suspeitar que existem pessoas não autorizadas conectadas à sua rede, o melhor a fazer é mudar a senha da conexão Wi-Fi e evitar perda de qualidade por utilização de estranhos.

Há motivos para que seu Android não consiga se conectar à rede Wi-Fi. A rede pode não estar funcionando devido a uma falha de rede ou sinal, uma configuração incorreta do dispositivo, senha de rede errada. Até mesmo a capinha do seu smartphone pode ser grossa demais e prejudicar a conexão.

Dúvidas sobre fazer internet funcionar

  1. Desligue o modem, aguarde alguns segundos e reinicie;
  2. Espere as luzes do modem se estabilizarem e tente se reconectar;
  3. Caso não funcione, siga o tutorial acima.

Como personalizar a configuração do roteador

  1. Ligue-o. ...
  2. Conecte o roteador ao modem. ...
  3. Conecte o seu computador. ...
  4. Faça login como administrador. ...
  5. Forneça as suas informações de conexão. ...
  6. Verifique as conexões locais e de internet. ...
  7. Converta-o em um roteador sem fio. ...
  8. Configure recursos de segurança adicionais.

A resposta para essa pergunta é: sim, reiniciar ou desligar o modem ou roteador pode ajudar a melhorar o desempenho da Internet. A princípio, isso pode estar relacionado ao ciclo de energia do aparelho que fornece o sinal de Wi-Fi.

A resposta é NÃO! Não é necessário desligar seu roteador todas as noites. O que recomendamos, na verdade é que você reinicie ele às vezes. Normalmente, costumamos deixar o roteador ligado 24h por vários dias, porque isso é mais prático, afinal, você sempre vai ter o Wi-Fi funcionando em casa.

Este botão é quase sempre um buraquinho, mas você poderá acessá-lo com um palito de dentes ou um clips de papel. Para reiniciar, verifique se o roteador está ligado, pressione e segure o botão de reset por 10 segundos e, em seguida, libere-o. O roteador então, irá reiniciar com a configuração de fábrica.

5 dicas para verificar a sua conexão

  1. Verifique se o Wi-Fi está ligado/ conectado. Verifique se o roteador Wi-Fi está ligado e funcionando normalmente. ...
  2. Teste diretamente com um cabo LAN. ...
  3. Verifique o firewall do seu computador. ...
  4. Verifique a placa de rede do seu computador. ...
  5. Verifique os cabos de sua conexão.

Verifique se as luzes estão piscando de uma forma diferente do habitual ou se alguma luz está apagada quando na verdade deveria estar acesa. Esse tipo de comportamento anômalo poder ser uma boa maneira de começar a diagnosticar quase qualquer problema com o roteador.

Conecte o seu computador à rede que você quer testar (por Wi-Fi, cabo, 3G ou 4G) e acesse o site do SpeedTest da Ookla. Você pode testar a velocidade de acesso a um servidor da sua escolha ou deixar que o aplicativo selecione o servidor ideal para o teste.

A luz “POWER” de ambos devem estar acesas. A luz “PON” da ONU e a luz “LAN” da ONU também. A luz WAN do ROTEADOR deve estar acesa ou piscando.

Para reiniciar o modem Wi-Fi, é necessário fazer login na interface do modem Wi-Fi. Nota: caso não seja possível fazer login na interface do modem Wi-Fi, desligue-o da tomada, aguarde 30 segundos e volte a religá-lo. Assim, seu aparelho será reiniciado automaticamente.