Porque o RNA veio antes do DNA?

Perguntado por: arocha . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

Ela supõe que antes das células modernas, o RNA era o material genético e era ele que catalisava as reações químicas nas células primitivas. Apenas posteriormente é que o DNA tornou-se o material genético e as proteínas os maiores componentes estruturais e catalisadores das células.

Apesar de a hipótese mais aceita para a última pergunta ser a de que o RNA foi o primeiro material genético, pesquisas publicadas recentemente na revista "Proceedings of the National Academy of Sciences" apresentam dois outros candidatos: o PNA, um composto semelhante ao RNA, e moléculas de gordura.

Para que a proteína seja sintetizada, o DNA precisa, em primeiro lugar, sintetizar outra molécula de ácido nucleico, menor que ele e capaz de sair do núcleo: o RNA.

O processo de transcrição inicia-se com o reconhecimento da sequência específica do DNA a ser transcrita. As ligações de hidrogênio que unem as duas cadeias de DNA se rompem e as duas fitas se separam. Apenas uma das duas fitas servirá como molde para a síntese de RNA.

DNA e RNA são ácidos nucleicos que possuem diferentes estruturas e funções. Enquanto o DNA é responsável por armazenar as informações genéticas dos seres vivos, o RNA atua na produção de proteínas. Essas macromoléculas são subdivididas em unidades menores, os nucleotídeos.

Material genético: Todos os seres vivos possuem DNA e/ou RNA, material responsável por controlar seu metabolismo e garantir que características sejam passadas para a próxima geração (hereditariedade).

RNA polimerase
RNA polimerases são enzimas que transcrevem DNA em RNA. Usando um molde de DNA, a RNA polimerase constrói uma nova molécula de RNA através do pareamento de bases.

O RNA é produzido a partir de uma molécula de DNA em um processo chamado de transcrição. Na transcrição, a molécula de DNA serve como um molde para a produção de uma fita complementar de RNA. Nesse processo, a enzima fundamental é a RNA polimerase, que realiza a polimerização do RNA a partir do molde de DNA.

A genética deu seus primeiros passos há mais de 150 anos, mais precisamente em 1860, com o monge austríaco Gregor Mendel (1822 – 1884). Ele realizou os primeiros experimentos genéticos com ervilhas, que foram cultivadas no mosteiro de Brno, na República Tcheca.

No entanto, só foi descoberta na década de 1920 em microrganismos, quando o médico e pesquisador Fred Griffith relatou a transferência entre linhagens de bactérias Streptococcus pneumoniae patogênicas para linhagens não patogênicas.

procariontes

Admite-se que as primeiras células que surgiram na terra foram os procariontes. Isso deve ter ocorrido há 3,5 bilhões de anos, no começo do período pré-cambiano. Naquela época a atmosfera provalvelmente continha vapor de água, amônia, metano, hidrogênio, sulfeto de hidrogênio e gás carbônico.

Um grupo de pesquisadores do MIT, nos EUA, juntou evidências suficientes para defender que o metabolismo foi o pioneiro.

Ícone da ciência moderna, a molécula de DNA é a única sobrevivente de uma luta que durou milhões de anos. Inconfundível em seu formato de dois cordões enrolados entre si, emergiu de uma intensa competição com outras estruturas químicas capazes de copiarem a si mesmas.

O fato da RNA polimerase só transcrever após localizar uma região promotora, assegura que somente algumas regiões do DNA (as que possuem regiões promotoras) serão transcritas.

Qual é a função do RNA? O ácido ribonucleico apresenta a função geral de regular a transcrição e tradução de genes nas células, o que afeta diretamente a produção de proteínas e as características do organismo.

5'- 3': O sentido da vida - Em uma extremidade da fita do DNA está livre a hidroxila do carbono-5 da primeira pentose e na outra está livre a hidroxila do carbono-3 da última pentose. Na fita complementar este sentido é invertido.

Continuar lendo O que é o DNA é o RNA?