Porque o rio Nilo não seca apesar de ter?

Perguntado por: igouveia . Última atualização: 18 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

O rio Nilo possui um regime de cheias periódicas ao longo de seu curso. Por ser perene, nos momentos de estiagem, suas margens tornam-se extremamente férteis devido aos sedimentos ali depositados durante a época das cheias.

O rio Nilo na História do Egito Antigo
Os egípcios usavam a água para beber, pescar e irrigar a agricultura (através de canais de irrigação). Após a cheia do rio, ficava, nas margens, um lodo fértil (húmus) que fertilizava o solo para o plantio.

Mesmo atravessando parte do deserto do Saara, esse rio nunca seca. Suas nascentes estão localizadas na África Equatorial, onde as chuvas abundantes durante o ano todo são responsáveis por manter o rio perene. Dessa forma, por séculos o rio Nilo vem tendo grande importância econômica para o Egito.

Os rios perenes não secam devido ao fato de receber uma alimentação contínua e suficiente para manter o nível do rio acima da superfície terrestre mesmo na época de estiagem.

Sem o Nilo, o Egito não existiria, pois é o Rio Nilo que fortalece o Egito. Sem o Nilo, o Egito não poderia existir, devido às inundações, as terras, com o Nilo, tornaram-se mais produtivas.

O Nilo sofre cheias anualmente durante a temporada de chuvas. Isso é fundamental para os produtores e agricultura da região, já que o Sudão encontra-se em uma área com clima majoritariamente desértico.

O rio Nilo foi de extrema importância para os egípcios. O rio era utilizado como via de transporte (através de barcos) de mercadorias e pessoas. As águas do rio Nilo também eram utilizadas para beber, pescar e fertilizar as margens, nas épocas de cheias, favorecendo a agricultura.

Para os egípcios, o rio Nilo é muito importante, pois contribui com a irrigação agrícola, navegação e aquisição de água para a utilização humana e dos animais. No deserto existem represas e canais de irrigação que asseguram o fornecimento de água.

O rio era utilizado como via de transporte, pessoas e mercadorias. Suas águas também eram usadas para beber, pescar e fertilizar as margens na época das cheias, o que favorecia a agricultura. A economia egípcia era baseada principalmente na agricultura que era realizada nas margens do fértil Nilo.

Naquela época do Moisés, as águas do Nilo traziam argila vermelha das montanhas, o qual por ser matéria de grãos bem finos que se depositam calmamente nas orlas do rio Nilo. Esse fenômeno natural ocorre ainda hoje em dia.

A queda de chuvas no vale do Nilo é quase nula, portanto, se dependesse das chuvas, ali não poderia haver agricultura, mas é por causa rio Nilo que o Egito ficou fértil e mais desenvolvido. Talvez o Egito não tenha sido sempre uma terra tão quente, mas, mesmo assim, o calor seria predominante, o clima é quente e seco.

Sua existência permitiu o desenvolvimento da civilização egípcia, visto que maior parte do território está localizado em regiões desérticas.

Diques e reservatórios no rio Nilo
Assim, às margens do Nilo foram construídos diques e reservatórios, a fim de reter as águas que seriam utilizadas - por meio de canais de irrigação - no tempo de escassez das chuvas para a agricultura, a pecuária e o consumo humano.

O rio Nilo é um rio perene pois seu curso d'água é constante e nunca seca em nenhum período do ano mesmo passando no deserto.

Rios perenes – são aqueles que correm o ano inteiro, ou seja, não apresentam interrupção no fluxo de suas águas sobre nenhum período, seja ele de seca, seja de cheia.

Os rios intermitentes são aqueles cujos leitos secam ou congelam durante algum período do ano.

Pode ocorrer por motivos naturais ou como consequência de ações humanas. Em uma propriedade rural, por exemplo, é comum o assoreamento de nascentes, rios, córregos, açudes, como resultado da erosão laminar, na qual apenas as partículas mais finas são carregadas pela água da chuva.

Maior rio do mundo em volume de água, o Amazonas agora pode ser considerado também o maior em extensão, com 140 quilômetros a mais que o rio Nilo, na África.

crescente fértil

O crescente fértil foi uma importante região, especialmente para o início da sedentarização de diversos povos. Ela leva este nome porque, localizada entre os rios Tigre, Eufrates, Jordão e Nilo, tem um formato que se assemelha ao de uma lua crescente.

1 resposta(s) - Contém resposta de Especialista
Desse modo, em épocas de enchentes o rio Nilo, que possuía seu delta no norte do Egito e margeava praticamente todo o nordeste africano, principalmente Egito e Sudão, encobria grandes extensões de terra, fertilizando o solo ao depositar matéria orgânica (humus).