Porque o Rio não tem onda?

Perguntado por: eperalta . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.1 / 5 16 votos

É principalmente uma questão de tamanho. E a correnteza do rio atrapalha, claro: o vento faz o serviço melhor em água parada. Os oceanógrafos chamam de fetch a extensão da superfície de um corpo d'água (seja um oceano, rio ou lago) sobre a qual um determinado vento sopra numa direção praticamente constante.

A formação das ondas do mar ocorre com a ação do vento, o qual, ao soprar por longas distâncias, empurra a água até gerar nela essas ondulações. Esse tipo de onda é classificado como mecânica, uma vez que precisa de um meio de propagação.

Risco em alto-mar
As ondas podem atingir embarcações de grande porte nos canais de acesso aos portos, nos desembarques, por exemplo, ou em alto-mar.

Vários fatores contribuem para o movimento do mar, como temperatura e o balanço no fundo dos oceanos. No entanto, os principais motivos são a força da gravidade exercida pelo Sol e pela Lua e o poder dos ventos, que empurram as águas de um lado para o outro, criando a sensação de balançar.

Quando grandes tempestades acompanhadas de ventos fortes, como frentes frias e ciclones extratropicais, subtropicais e tropicais ocorrem próximo à costa, geram um aumento atípico do nível do mar combinado a ondas mais altas do que o normal em meio aquele mar agitado característico de tempestades: as famosas ressacas.

É principalmente uma questão de tamanho. E a correnteza do rio atrapalha, claro: o vento faz o serviço melhor em água parada. Os oceanógrafos chamam de fetch a extensão da superfície de um corpo d'água (seja um oceano, rio ou lago) sobre a qual um determinado vento sopra numa direção praticamente constante.

As praias sem ondas do Rio são perfeitas para tirar um tempo para relaxar e curtir com amigos e família!
...
Outras praias calmas do Rio de Janeiro

  • Praia do Secreto;
  • Praia Vermelha;
  • Praia José Gonçalves;
  • Praia de Itacoatiara;
  • Praia da Reserva;
  • Ilha do Pelado;
  • Praia de Dois Rios;
  • Praia da Ferradurinha.

A água do mar é composta por uma solução de uma série de diferentes tipos de sais minerais que são dissolvidos ao longo de centenas de milhões de anos. Esses sais tem origem na erosão da chuva, do mar, do vento, de caudais dos rios e do arrasto de pequenas partículas de rochas em direção ao mar.

A quantidade de sal no Mar Morto é tão acentuada que interfere na densidade de suas águas. Por causa disso, um corpo precisa ser extremamente denso para afundar nele. A prova disso é o fato de qualquer pessoa conseguir flutuar normalmente em suas águas.

PRAIA DA FERRADURA | BÚZIOS, RJ
Essa característica faz com que seu mar seja bem calmo e quase sem ondas, ideal para quem quer relaxar e para a prática de Stand Up Paddle, caiaque, pedalinho e entre outras atividades aquáticas.

O som não pode propagar-se no espaço, pois, nesse ambiente, existe o vácuo. Por não haver moléculas no ambiente, as ondas sonoras não são transmitidas, e o resultado de uma explosão no espaço, por exemplo, seria o silêncio.

1. Crista: parte mais alta da onda. 2. Vale: parte mais baixa da onda.

Alemão surfou onda de 26,21 metros em outubro de 2020 e teve marca reconhecida pelo Guinness World Records nesta terça-feira; recorde anterior era do brasileiro Rodrigo Koxa.

Maiores ondas do Mundo: Nazaré Portugal
Em Nazaré foram surfadas as maiores ondas do mundo. O recorde oficial é do brasileiro Rodrigo Coxa, que surfou uma onda gigante de 24,38 metros, em novembro de 2017.

Mais um recorde do mundo de ondas gigantes registado na Nazaré. Desta vez o herói é o alemão Sebastian Steudtner, que surfou em outubro de 2021 uma onda com 26,21 metros de altura. O anúncio foi feito esta terça-feira, depois de devidamente homologada pela Liga Mundial de Surf e validada pelo Guinness World Records.

Não podemos beber a água do mar, pois ela desencadeia desidratação em virtude da quantidade de sais dissolvida.

Por que a água do mar é azul? O mar é azul porque a energia luminosa de algumas cores é absorvida pelo oceano mais perto da superfície do que a energia de outras cores, funcionando como um filtro da luz solar. Quando a luz é absorvida, sua energia é transformada em calor.

Nossa última fronteira são as águas profundas: entre 200 e 7 mil metros submarinos. Elas são 90% do volume dos oceanos e podem abrigar até 100 milhões de espécies – mais do que em todo o resto do planeta. A essa profundidade, não há luz para sustentar o fitoplâncton. Portanto, só animais e bactérias circulam.

Ponto mais fundo dos oceanos
Saiba que o ponto mais profundo do planeta é conhecido como Challenger Deep, localizado na Fossa das Marianas, no Oceano Pacífico, próximo às Ilhas Marianas.