Porque o rio Jordão era sujo?
Ao mesmo tempo, foram criados sistemas de esgotos que desovam o lixo diretamente no leito do rio. O mesmo processo - de desvio de água juntamente com aumento da poluição - aconteceu do outro lado do rio.
Como era a água do rio Jordão na época de Naamã?
A água que ele despecha, hoje, no Mar Morto é muito pouca. No tempo de Naamã, aproximadamente há 4.000 anos, existia pouca gente que vivia na Terra Santa e a cultivação agrícula era muito baixa. A água era usada sobretudo para os animais e não existia um extrativismo constante. Por isso havia mais água.
O que aconteceu com o rio Jordão?
“Por décadas, ele foi negligenciado e a maior parte de suas águas foi levada, até que ele efetivamente se transformou em um canal de esgoto”, disse ela em uma declaração. “Em uma era de crise climática e de graves crises ecológicas, há uma dupla importância na reabilitação do Rio Jordão.”
Como era o Rio Jordão limpo ou sujo?
Os 30 milhões de metros cúbicos restantes estão poluídos devido ao derramamento de esgoto no leito do rio. O resultado é um rio fraco, pequeno e sujo, com profundidade máxima de meros três metros e largura de 30 - menos do que a altura da estátua do Cristo Redentor.
Como estava o Rio Jordão no tempo de Josué?
Josué e os israelitas mudaram o acampamento para perto do Rio Jordão (ver Josué 3:1). Eles sabiam que deveriam atravessar o rio e se estabelecer em outras partes da terra prometida, mas o rio estava transbordando, o que dificultava a travessia (ver Josué 3:15).
Quanto tempo durou a travessia do Rio Jordão?
quarenta anos
O povo hebreu, depois da caminhada de quarenta anos atravessando o deserto, chega finalmente à beira do rio Jordão. Do outro lado já era a Terra Prometida, pela qual tanto sonharam. Moisés não estava mais com eles. Morreu antes porque duvidou da força de Deus.
O que significa a palavra Jordão na Bíblia?
O nome tem o sentido de “o que corre” ou “aquele que desce”. Este nome é citado no Novo Testamento da Escritura Sagrada, no episódio em que João Batista batiza Jesus Cristo nas águas do Jordão. Este rio, ao longo de toda a Bíblia, foi cenário de vários acontecimentos importantes.
Como Josué atravessa o Rio Jordão?
Seca o leito do rio. O rio está aberto diante da Arca da Aliança e os hebreus observam, na margem do Jordão, admirados e emocionados. O povo começa a seguir Josué quando ele cavalga até o começo do leito seco. Josué e o povo hebreu avançam pelo leito seco do rio Jordão.
Quem mandou Naamã se banhar no rio Jordão?
Naamã deixou seu orgulho de lado, e decidiu mergulhar as sete vezes no rio Jordão como recomendou o profeta. Ele foi curado da lepra. Naamã ficou tão agradecido que voltou à Eliseu oferecendo riquezas, que o profeta recusou.
Qual foi a causa da lepra de Naamã?
Quando Eliseu interrogou a Geazi onde ele tinha ido, ele mentiu ao invés de dizer a verdade, e não demonstrou arrependimento algum, e por isso foi amaldiçoado com a lepra de Naamã.
O que significa a lepra de Naamã?
De acordo com a Bíblia, Naamã foi um importante e respeitado general sírio que foi contagiado por lepra, uma doença terrível que se alastrava na região. A lepra, uma doença de pele altamente infecciosa, naquela época levava a morte.
Quem pulou 7 vezes no Rio Jordão?
Naamã deu os sete mergulhos no rio Jordão porque acreditou na possibilidade de ficar curado, mesmo sendo um ato simples; o homem sírio ficou livre da lepra. Ele simplesmente obedeceu e obteve sua cura.
Qual é o significado da palavra Jordão?
Sobrenome português de origem religiosa, referência ao rio Jordão, em Israel. O nome vem do hebraico yarden, “o que desce” ou “lugar onde se desce” (para beber água), que passou ao grego como Iordanes, daí a Iordan e Jordão.
Onde estão as doze pedras do Rio Jordão?
Recentemente, o arqueólogo Ido Wachtel, da Universidade Hebraica de Jerusalém, revelou mais detalhes sobre um grande monumento de pedra em forma de lua crescente localizado a 13 quilômetros do Mar da Galileia, próximo à fronteira entre Israel e Cisjordânia.
Quantas pedras os israelitas deveriam tirar o rio Jordão?
A ordem do Senhor era a seguinte: doze homens, um de cada tribo, deveriam recolher doze pedras do Jordão, e com elas edificarem um memorial ao Senhor no acampamento. Essas pedras deveriam ser levadas para Gilgal (Js 4.21-23), lugar onde Israel habitara por algum tempo.