Porque o RH não dá retorno?

Perguntado por: rdias . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 10 votos

A falta de colaboradores na área de recursos humanos e a sobrecarga de trabalho desses profissionais podem ser as principais causas dessa ausência ou demora em oferecer retorno num processo seletivo.

Muitas vezes, mesmo após a escolha do melhor candidato, o processo seletivo demora para ser finalizado porque a empresa ainda não definiu o melhor destino para o atual profissional que ocupa a vaga: o desligamento da empresa ou a transferência para outra área.

“Olá, [nome do recrutador]! Aqui é o [seu nome]. Eu estou participando do processo seletivo da vaga XXX. Envio essa mensagem porque estou interessado na posição e gostaria de saber se existe uma previsão de retorno sobre a minha última entrevista.

Ligue para o recrutador assim que perceber que não conseguirá chegar no horário marcado. Explique o motivo e forneça uma estimativa do tempo de atraso. A atitude demonstra responsabilidade com o compromisso e será positiva para que o entrevistador organize a agenda e consiga atender você um pouco mais tarde.

Em uma boa entrevista, a pessoa do RH explica para o candidato como devem ser as próximas etapas do processo seletivo. E, caso o entrevistador diga que vai entrar em contato para agendar as próximas atividades, pode ter certeza de que você foi bem e seguirá na disputa pelo cargo.

As entrevistas em grupo duram em torno de 30 a 45 minutos, mas podem passar de uma hora caso seja necessário.

Muitas vagas exigem que os candidatos façam um teste de português ou raciocínio lógico, por exemplo. Nesses processos, existe uma nota mínima de corte. Se você não atingir essa nota, é possível que seja eliminado automaticamente do processo, antes de ser chamado para entrevista.

O empregador pode submeter o candidato à vaga de emprego a processo seletivo, realizado em única oportunidade ou em várias etapas, desde que não sejam ultrapassadas as negociações iniciais.

Um tempo razoável para avaliação dos currículos em um processo seletivo é de três dias a uma semana após o anúncio da vaga. Às vezes esse prazo pode se estender. Em tempos de incertezas econômicas, por exemplo, a vaga pode ser congelada ou suspensa por semanas.

Normalmente, os recrutadores conseguem estipular um prazo de quanto tempo a empresa vai demorar para decidir quem foi o selecionado e esta informação, geralmente, é passada no final da entrevista. Se o recrutador não falar nada sobre isso, questione! Não há problema nenhum em perguntar. Boa sorte e sucesso!

6 erros comuns que podem te eliminar do processo seletivo

  • Esquecer de anexar o currículo.
  • Currículos exageradamente longos podem eliminar do processo seletivo.
  • Não pesquisar a empresa.
  • Falta de pontualidade.
  • Testes ou informações pendentes.
  • Roupas inadequadas.

Motivos que eliminam o seu currículo em uma entrevista

  1. 1 – Ignorar as instruções. ...
  2. 2 –Não estar apto para a vaga. ...
  3. 3 – Na hora da entrevista os detalhes importam. ...
  4. 4 – Erros gramaticais. ...
  5. 5 – Currículo confuso.

A ausência de feedback, a geração de falsas expectativas e até o desconhecimento do currículo do profissional entrevistado são alguns dos comportamentos dos recrutadores que mais irritam quem concorre a uma oferta de trabalho.

Novas contratações geram meses de trabalho
Assim, pesquisas mostram que aqui no Brasil – o 2º país que mais sofre com contratações erradas –, os processos seletivos (da divulgação da vaga ao aperto de mãos final) podem demorar, em média, de oito a 12 semanas.