Porque o requeijão faz mal à saúde?

Perguntado por: dbrito . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Muito usado nos lanches e no café da manhã das pessoas, o requeijão apresenta um grande teor de gorduras saturadas e colesterol, bem como baixa quantidade de proteínas. Essa combinação pode aumentar o risco de diabetes e doenças cardiovasculares.

Quanto à gordura saturada, que está associada a doenças cardiovasculares, o cream cheese é mais saudável que o requeijão, por conter menos moléculas dessa substância. Por outro lado, quem ganha a disputa do cálcio, bom para os ossos, é o requeijão, que contém doses maiores desse mineral.

O requeijão inclui mais proteína. A maionese é a menos calórica.

As nutricionistas escolheram o Requeijão Cremoso Tradicional Danubio como o primeiro colocado por ser feito com fermento lácteo (entenda a vantagem abaixo) e ter um pouco menos de sódio do que os demais.

Mas já que o pão é um bom alimento para ser incluído no dia a dia, como saber o que passar no pão que seja saudável? Acima de tudo, vale priorizar a adição de alguma fonte de proteína. Keyla indica opções como: queijo minas, frango, ovo, carne peixe, creme de ricota ou patês (frango, atum, sardinha).

Requeijão original ou tradicional: Nessa versão estão presentes todos os ingredientes da receita original. "Não podem utilizar esse requeijão os intolerantes à lactose e os que querem fazer restrições calóricas, pois contém, por exemplo, sódio", alerta a nutricionista.

Cream Cheese: Possui um sabor suave o que não interfere no sabor do seu prato, porém da a mesma cremosidade do requeijão. Creme de Ricota / Creme Cotage: Não possui sabor marcante, porém não chega a ser tão cremoso quanto o requeijão, mas é uma opção mais saudável para ser usado em receitas.

Então, vale consuir os dois de forma mais equilibrada. Contudo, o requeijão apresenta muito mais conservantes e ingredientes produzidos artificialmente, o que torna a manteiga mais vantajosa nesse sentido — apesar de ser mais calórica.

CRIOULO (R$ 15,99, o pote de vidro com 220g) O campeão do nosso teste apresentou, na avaliação dos jurados, textura perfeita, sabor suave e agradável, cremosidade na medida, leve aroma de leite e bom equilíbrio no sal. Foi o único requeijão contemplado com notas 9 na escala de 0 a 10.

Portanto, um autêntico requeijão deve conter leite, fermento lácteo e creme de leite. E só. Sem adição de amidos ou outros espessantes. Por isso, na hora de realizar uma compra, devemos sempre ficar atentos na leitura dos rótulos e escolher os produtos que tenham menos aditivos.

Em uma alimentação balanceada, o consumo de requeijão pode ser benéfico em virtude da presença de cálcio. O cálcio ajuda na coagulação do sangue, contribui na composição dos ossos e dentes, e no funcionamento do sistema nervoso e imunológico.

A nutricionista Priscilla Primi sugere privilegiar os queijos frescos, aqueles com grande quantidade de água e pouca concentração de gordura, como o cottage, o minas frescal e a ricota, e que necessitam de refrigeração.

Iogurte, leite desnatado, queijo e requeijão são alguns dos alimentos que, com moderação, podem ajudar na manutenção da pressão arterial e prevenção da hipertensão.

Para decidir qual é a melhor opção, tudo depende do intuito: caso a ideia seja consumir menos gordura e calorias, a ricota fresca, ou creme de ricota, são as melhores opções. Caso a procura seja por fonte de proteínas, vale escolher o requeijão.