Porque o refrigerante aberto perde o gás?

Perguntado por: aapolinario6 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

Quando abrimos o lacre do recipiente, a pressão interna diminui e se iguala à ambiental. Daí a bebida começa a perder gás carbônico, o que é visível pelas bolhinhas e espuma que se formam no copo. Em pouco tempo praticamente todo o gás será perdido para o ar.

Guarde-o na geladeira
As temperaturas baixas favorecem a duração do gás dos refrigerantes, por isso guarde-o na geladeira antes e depois de aberto.

Quando abrimos uma garrafa ou uma lata de refrigerante, boa parte do CO2 da fase gasosa esca- pa. Isso diminui a pressão desse gás sobre o líqui- do e, consequentemente, reduz a solubilidade do CO2. É por isso que, instantaneamente, passam a se formar bolhas de gás carbônico na bebida.

Refrigerante não-diet: Não aberto: Em lata ou garrafa de vidro, 9 meses, a partir da data de fabricação. Aberto: Não estraga, mas o gosto e cor são alterados. Chá em saquinhos: Utilize em até 2 anos da data de compra do pacote.

Temperaturas abaixo da citada podem congelar o refrigerante, fazendo com que ele perca as propriedades originais ao ser descongelado. Da mesma forma que, por conta do gás, não é indicado que fiquem no sol ou em temperaturas elevadas.

Sempre guardar as garrafas de refrigerante já abertas na geladeira com um truque simples: guardar deitada ou até de ponta cabeça (com a tampa para baixo). Com a tampa bem fechada, claro, se não quiser perder tempo limpando o interior da geladeira de refrigerante que vazou.

Pela presença do dióxido de carbono, se ingerida em grande quantidade, a bebida pode causar uma ligeira dilatação do estômago resultando em um leve desconforto. Ingerir muita água com gás pode fazer mal? Em excesso, a água gaseificada pode causar certo desconforto. Prefira o consumo da água mineral sem gás.

Como manter o gás do refrigerante depois de aberto

  1. Colocar um garfo ou colher na garrafa de refrigerante. ...
  2. Transferir o refrigerante para um frasco menor. ...
  3. Guardar a garrafa amassada na geladeira. ...
  4. Sacudir a garrafa antes de abrir novamente para que o gás retorne.

Se agitarmos a garrafa ou a lata antes de abrir, parte do gás carbônico que está acima do refrigerante se dispersa nele na forma de pequenas bolhas (nas quais o CO2 não está dissolvido). Essas bolhas levam alguns instantes para voltar à superfície.

Quanto tempo dura o gás da geladeira
Ainda assim, o intervalo aproximado de duração do gás refrigerante em uma geladeira varia entre 14 e 17 anos, sendo que essa referência corresponde a uma geladeira que fica ligada 24 horas por dia.

dióxido de carbono

O dióxido de carbono, mais conhecido como gás carbônico (CO2), é o gás utilizado em refrigerantes e em águas gaseificadas a fim de realçar o paladar e a aparência da bebida. Esse gás é solubilizado no líquido por meio da carbonatação, que é a reação química que ocorre entre o dióxido de carbono e a água.

Mas basta que a temperatura do líquido se eleve um pouco para que perca todo o gás carbônico (CO2) e fique “choco” (nome dado aos refris sem gás). O salto brusco na temperatura é responsável pelo inconveniente.

Por isso, guarde a bebida na geladeira ou no freezer antes e depois de aberta. Contudo, tome cuidado pra não deixar congelar. Neste ponto de resfriamento, o efeito é contrário e a bebida perde todo o gás.

Mas, a regra básica também vale para qualquer refrigerante: analisar sempre cor, cheiro, textura e sabor e se a embalagem realmente estava lacrada. Caso contrário, é melhor não se arriscar a tomar um refrigerante vencido. Essa mesma regra também vale para alimentos que estiverem lacrados.

O refrigerante orgânico e a água com gás saborizada são um meio mais saudável para os amantes de refrigerantes. Sobretudo, essas novidades suprem os desejos do cliente que busca qualidade e ser mais sadio em um mesmo item.

Ao líquido é adicionado gás carbônico, que reage com a água, formando o ácido carbônico. Ele, junto com os demais ingredientes, participa da composição do sabor da bebida. Acontece que esse ácido é muito instável e qualquer coisinha faz com que ele volte ao estado gasoso, o CO2, e se desprenda do líquido.

Refrigerante pode ser tão prejudicial ao corpo quanto o cigarro, aponta estudo. Uma nova pesquisa americana apontou que refrigerantes e bebidas ricas em açúcar podem acelerar o envelhecimento tanto quanto fumar.

Gaseificação de refrigerantes
Quando isso acontece, a água dissolve o CO2 e esse processo dá origem a uma nova substância, chamada de ácido carbônico e que tem forma líquida. Depois, ainda é acrescentada uma dose extra de CO2 dentro da embalagem, com o objetivo de aumentar a pressão e, assim, conservar a bebida.

Basta borbulhar o gás através de um tubo no fundo de um recipiente, que a água o absorve”, explica o professor. O que define se um gás será facilmente assimilado pela água ou não é a sua solubilidade.

O gás será preservado se você amassar a garrafa do refrigerante conforme for bebendo e colocar na geladeira. Isso acontece porque por ter menos espaço para o oxigênio dentro da embalagem, o gás carbônico continuará sendo dissolvido na bebida como ácido carbônico, mantendo o seu sabor ao aumentar a pressão entre eles.