Porque o recém nascido sorri enquanto dorme?

Perguntado por: amendes6 . Última atualização: 5 de janeiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

O que acontece para que o seu filho dê aquele belo sorriso enquanto dorme, é que ele chegou à fase REM (Rapid Eye Movement ou Movimento Rápido dos Olhos, em português) do sono, quando ocorre uma atividade muito intensa no cérebro, fundamental para o desenvolvimento neurológico do seu bebê.

Sorrisos: no estágio REM – movimento ocular rápido, o bebê pode sorrir, chorar ou fazer movimento de sucção, devido à alta atividade cerebral que ocorre nesse período, fundamental para o desenvolvimento neurológico da criança.

Os pais costumam notar que os olhos de seus recém-nascidos parecem se cruzar o olhar de vez em quando. Nos primeiros seis meses de vida, isso pode ser normal.

“Mesmo que não enxergue muito bem ao nascer, o bebê 'percebe' a mãe desde o início”, explica o pediatra neonatal Luiz Renato Valério, do Hospital Pequeno Príncipe (PR). Além do olhar, esse reconhecimento, de acordo com o especialista, se dá também por meio do cheiro, da voz e do toque.

Estudos nos mostram que os recém-nascidos são precocemente responsivos à mãe: sorriem, estabelecem contato visual, ficam atentos quando ela fala, chegam a imitar as expressões faciais da mãe.

Incentive as sonecas diurnas para ele ficar mais tranquilo à noite. Mantenha a rotina constante e se ele chorar, fique calma e continue ensinando que ele pode voltar a dormir. Logo, você terá um bebê dormindo como um anjinho por até 12 horas noturnas.

Algumas formas de criar uma rotina para dormir são:

  1. Fazer uma massagem relaxante;
  2. Dar um banho antes de dormir;
  3. Amamentar à meia-luz;
  4. Reduzir a luz do quarto;
  5. Ligar o ruído branco;
  6. Cantar uma canção de ninar;
  7. Contar uma historinha.

Confira alguns sintomas comuns de cólica em bebê:

  1. choro constante;
  2. movimentos de contorção;
  3. pernas flexionadas em direção ao abdômen;
  4. barriga endurecida;
  5. eliminação de gases;
  6. rosto avermelhado;
  7. mãos com punhos fechados;
  8. expressão de dor e sofrimento.

Ao nascer, a visão do recém-nascido é limitada e ele só consegue focalizar algo se estiver a 20 ou 30cm de distância dele—como seu rosto quando você o segura, ou o canto do bercinho. Ele ainda não consegue ver claramente além de 30 cm. Dentro dessa distância, ele examinará tudo de perto.

Os recém nascidos não tem uma perfeita estabilização dos olhos e, por isso, a sua visão nos primeiros meses não possui muito foco. As primeiras imagens que eles enxergam ao chegar ao mundo ainda são em preto e branco e muito embaçadas.

Muito comum nos recém-nascidos, o soluço nada mais é do que uma contração involuntária do diafragma. Esse músculo está envolvido no processo da respiração e, nos primeiros meses de vida, ainda é imaturo e incoordenado. À medida que o bebê cresce e se desenvolve, os episódios de soluço tendem a diminuir naturalmente.

O nistagmo optocinético é um movimento reflexo, fisiológico, caracterizado por um nistagmo conjugado dos olhos. Compõe-se de uma fase lenta e de uma fase rápida, e é gerado por estímulos visuais em movimento.

Um bebê é considerado recém-nascido do seu nascimento até os 28 dias de vida. Depois desse período já pode ser designado como apenas bebê ou lactente.

Por volta das 18 semanas de gravidez, seu filho ouve os primeiros sons. Em 24 semanas, essas orelhinhas estão se desenvolvendo rapidamente. A sensibilidade do seu bebê ao som vai melhorar ainda mais com o passar das semanas.

O bebê bem estimulado conhece a voz do pai e reconhece essa voz ao nascimento, associando-a ao rosto, o cheiro, o tato. Este vínculo estabelecido durante a gestação é fundamental para o elo psicoafetivo que será amadurecido durante o desenvolvimento.

Alimente o bebê de 20 a 30 minutos antes da hora de dormir, ao invés de logo antes de adormecer. Quando o bebê ficar com sono (mas não adormecer totalmente), coloque-o no lugar de dormir , dê tapinhas bem leves e faça um som suave para que ele comece a se acomodar.

Os recém-nascidos ainda não brincam, mas gostam de explorar o mundo com seus olhos, ouvidos e corpos. Aproveite o momento para conversar com o seu bebê, quando ele estiver alerta. Seu bebê já conhece sua voz desde seu período no útero, então ouvir as vozes do seu pai e da sua mãe será reconfortante para ele.

Na maioria das vezes, na hora de sugar, o bebê não só engole leite, como também ar. Isso é comum, mas se esse ar não for liberado de forma correta, isso pode gerar refluxo, ou seja, o bebê pode regurgitar enquanto está deitado, podendo, por exemplo, causar sufocamento.