Porque o recém-nascido faz tanta força?

Perguntado por: aAvila8 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.9 / 5 15 votos

Se o seu bebê faz muita força, fica vermelho, chora muito, geme e mesmo com as fezes amolecidas demora até 20 minutos para conseguir evacuar, isso pode indicar a presença da disquesia. Muitas vezes a disquesia pode se confundir com as cólicas tão comuns nessa fase.

Dor causada por gases
Você vai notar que o bebê se "espreme" e se contorce, e parece ter alívio quando solta um pum ou quando consegue fazer cocô. Ele também pode começar a chorar no meio de uma mamada.

Mas, o bebê com disquesia, não consegue ainda relaxar a musculatura para que a evacuação aconteça. Porém, o alivio acontece assim que ele evacua diferentemente da cólica que traz um incomodo mais longo”, afirma Dra. Patrícia Terrivel, pediatra neonatologista.

Se notar movimentos repetitivos de flexão ou extensão do corpo, causados por espasmos musculares, procure o pediatra. É assim que se manifesta a Síndrome de West, uma condição epiléptica severa que pode afetar crianças de até 2 anos, mas ocorre principalmente entre o 2º e 12º mês de vida.

Este reflexo normalmente é observado momentos antes do bebê fazer coco ou passar gases. Em bebês mais sensíveis, se torna evidente quando o bebê fica vermelho, se contorce e às vezes chora muito. Especialmente no fim do dia! Ah!

Como acalmar um bebê? Conheça 7 dicas

  1. Mantenha a calma. ...
  2. Enrole o bebê ...
  3. Coloque o bebê de lado. ...
  4. Faça barulhos repetitivos para acalmá-lo. ...
  5. Balance o bebê ...
  6. Estimule a sucção do bebê ...
  7. Outras técnicas para acalmar nas crises de cólica.

Por meio de massagens, é possível ajudar a estimular o sistema digestivo do bebê. Essa movimentação com as mãos pode auxiliar inclusive em casos chamados de disquesia, que é quando o bebê tem a vontade de evacuar, porém os órgãos ainda não conseguem responder aos estímulos de forma adequada.

A disquesia do lactente acontece quando a criança quer defecar, mas seu organismo, ainda imaturo, não sabe como fazê-lo. Não é uma doença em si nem um sintoma de alguma doença. No entanto, é um estado bastante complicado para o recém-nascido.

Quando o bebê está com gases ele pode sofrer de cólicas e demorar a pegar no sono. Nesse caso, é recomendado fazer alguns truques para diminuir os gases do bebê antes durante esse período, sendo assim ele pode dormir seguro com a barriga para cima.

OBJETIVO: alertar que o uso da associação dimeticona/homatropina (Espasmo Luftal®) em recém-nascidos e lactentes de até dois meses, pode causar episódios disfuncionais transitórios extrapiramidais.

Em decorrência disso, ele pode vir a demorar até 20 minutos para soltar o cocô mesmo que ele já esteja amolecido. A disquesia pode afetar os menores que são alimentados por meio da amamentação materna bem como aqueles que são nutridos através da fórmula infantil.

O mal-estar, ou seja, as contrações da musculatura abdominal, duram em média três meses, pois esse é o tempo que o organismo do bebê leva para amadurecer o tubo digestivo. Geralmente inicia-se na segunda semana e se intensifica entre a quarta e a sexta.

Disquezia do lactente: Tem que ser em lactente < 9 meses de idade, não tem tempo mínimo de duração dos sintomas. Critérios: 1) Pelo menos 10 minutos de força/esforço (“straining”) ou choro que pode resultar ou não em evacuação de fezes não endurecidas, 2) ausência de outros problemas de saúde.

A cólica típica se manifesta como um ataque de choro forte, agudo, estridente e crescente. O bebê se estica, fica vermelho, vira a cabeça para os lados e se encolhe. Com frequência, elimina gases durante o choro, o que traz certo alívio.

Segundo a especialista, geralmente, o choro não indica nenhum problema de saúde: “Isso ocorre porque o bebê não consegue relaxar adequadamente e interpreta o sono como desconforto e, por isso, chora na hora de dormir. Também pode ocorrer das sonecas do dia não estarem adequadas”, explica.

Como vou saber se ele está com dor? Os bebês se comunicam por meio do comportamento e da expressão facial. Quando o bebê chora muito, movimenta braços e pernas, fica irritado sem motivo e com os olhos semicerrados, são indícios de que ele pode estar com dor.

O que é então? Os bebês muito pequenos não têm uma maturidade adequada do intestino, não sabem usar adequadamente os mecanismos necessários para fazer cocô, portanto fazem força de forma ineficaz, pois não conseguem relaxar o intestino adequadamente. Isso gera um desconforto, dificilmente gerando dor forte.

Quais são os 6 sinais de que o bebê está com gases?

  1. Barriga distendida. Quando os bebês estão com gases, a barriguinha normalmente fica distendida. ...
  2. Mudança de humor. Alguns bebês ficam mais agitados e irritados quando estão sentindo cólicas devido aos gases. ...
  3. Alterações no sono. ...
  4. Apetite alterado. ...
  5. Choro alto. ...
  6. Punhos fechado.