Porque o recém nascido espirra?

Perguntado por: enovais . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

Nos primeiros dias de vida, o bebê espirra para eliminar secreções do nascimento. Depois, partículas diversas, como poeira, cheiros e temperaturas distintas são motivos para espirros constantes. Os espirros funcionam como uma defesa do organismo.

O que fazer? Normalmente nada. É uma situação que se resolve com o passar do tempo. Mas para os bebês que estão muito desconfortáveis, recomendamos massagens abdominais e estímulo retal com cotonete.

Se seu bebê espirra muito, a principal causa pode ser a mudança de ambiente, já que ele passou nove meses no líquido amniótico e, ao nascer, entrou em contato com diferentes cheiros, temperaturas, que podem causar essa sequência de espirros.

Se a mamãe e o papai respiram entre 16 e 20 vezes por minuto, o recém-nascido respira três vezes mais rápido, atingindo valores entre 40 e 60 vezes por minuto.

A primeira coisa que pode fazer é o abraçar e unir o seu peito ao dele. Preste atenção na respiração do seu pequeno e entre no ritmo, sempre em silêncio sem imitar os gritos e nem o choro. Aos poucos, comece a respirar mais devagar e continue assim até notar que o bebê compreendeu o ritmo e lhe siga.

O espirro é comum no recém-nascido, afinal, ele está em outro ambiente, não mais no meio líquido da barriga da mamãe. Nos primeiros dias de vida, o bebê espirra para eliminar secreções do nascimento. Depois, partículas diversas, como poeira, cheiros e temperaturas distintas são motivos para espirros constantes.

Cuidados para prevenir o bebê do resfriado

  1. Mantenha o bebê longe de pessoas doentes.
  2. Peça aos familiares e pessoas próximas que lavem bem as mãos antes de pegar o bebê no colo.
  3. Manter as mãos do bebê limpas.

Para desentupir o nariz do bebê existem alguns recursos, como por exemplo pingar algumas gotinhas de soro fisiológico em cada narina, usar o aspirador nasal ou, até mesmo, dar um banho morno. Ao longo do dia é também muito importante ir limpando o nariz do bebê várias vezes, para retirar as secreções que vão saindo.

O tratamento de resfriado deve proporcionar ao bebê, primeiramente, repouso durante o período febril; hidratação constante; dieta com alimentos ricos em vitamina C e B9; higiene constante e desobstrução do narizinho com o uso de uma solução isotônica — fazer isso, principalmente, antes das mamadas e das sonecas.

Dicas para parar de espirrar

  1. Morder a língua. Uma outra estratégia muito eficaz é focar sua atenção em morder a língua quando estiver sentindo vontade de espirrar. ...
  2. Manter o ambiente limpo. ...
  3. Lavar dentro do nariz. ...
  4. Tomar água. ...
  5. Tomar banho. ...
  6. Usar remédios para alergia.

Como usar um aspirador nasal?

  1. Aplique uma gota de soro fisiológico na narina;
  2. Pressione a “bombinha” do aspirador nasal e encaixe a abertura na narina;
  3. Solte a pressão dos dedos da “bombinha”
  4. Comece a aspirar o nariz do bebé sugando o ar pela sua boca.
  5. Repita o processo na outra narina.

Um bebê recém-nascido pode ver algo próximo a ele com sua visão periférica (lateral), mas sua visão central ainda está se desenvolvendo. Dentro de algumas semanas, à medida que as retinas se desenvolvem, as pupilas do bebê aumentam e elas podem ver padrões e faixas claras e escuras.

Os bebês soluçam por causa da imaturidade do sistema gastresofágico. No entanto, o sistema respiratório do bebê ainda não está totalmente maduro e as habilidades de engolir e respirar ainda não estão totalmente sincronizadas. Assim, contração involuntária do diafragma provoca o soluço no bebê.

Bebês soluçam várias razões: comer demais, engolir ar enquanto mastiga ou estar muito animado. Soluços em bebês são mais comuns do que em adultos – principalmente em recém-nascidos e menores de um ano. Mesmo no útero, a gestante pode ter sentido o seu filho soluçar e isso é completamente normal.

Alguns dos sinais e sintomas de apneia do sono em bebê, também conhecida pela sigla ALTE, podem ser identificados quando:

  1. O bebê para de respirar durante o sono;
  2. Os batimentos cardíacos ficam muito diminuídos;
  3. As pontinhas dos dedos e os lábios do bebê ficam arroxeados;
  4. O bebê pode ficar muito mole e apático.

(Respiração rápida do recém-nascido; Síndrome neonatal do pulmão úmido) A taquipneia transitória do recém-nascido é uma dificuldade temporária para respirar frequentemente acompanhada de níveis baixos de oxigênio no sangue devido ao excesso de líquido nos pulmões após o nascimento.

Não é normal que a criança durma com a boca aberta ou ronque. Eventualmente em uma situação de muito cansaço ou resfriado em que esteja com as narinas obstruídas, pode ocorrer, mas o que deve predominar na rotina é a boca fechada e a respiração pelo nariz – não somente quando dorme, mas em todo o momento.

Como acalmar o bebê – Acompanhe nesses 8 passos!

  1. Mantenha a calma. Um choro de bebê incessante pode deixar os pais realmente exaustos e sem paciência. ...
  2. Balance o bebê ...
  3. Enrole o bebê ...
  4. Coloque o bebê de lado. ...
  5. Faça um som leve. ...
  6. Estimule a sucção para acalmar o bebê ...
  7. Dê um banho quente no pequeno. ...
  8. Mude o ambiente.