Porque o reboco da parede trinca?
Elas podem ocorrer devido à dilatação/retração térmica, estruturas mal projetadas ou em sobrecarga, recalques de apoio, uso incorreto do material, retração do cimento, por motivos químicos (ataque por sulfatos, por exemplo) entre outros.
O que fazer para o reboco não trincar?
Para Evitar Fissuras
- Para evitar fissuras nos revestimentos, sempre molhar a superfície antes de aplicar a argamassa e após o acabamento molhar o revestimento.
- Ao preparar a argamassa, utilizar pouca água e apenas a quantidade necessária de cimento.
O que pode causar uma trinca na parede?
O que pode causar as rachaduras? O aparecimento repentino dessas falhas na estrutura podem estar relacionadas ao excesso de peso sobre a laje, utilização de materiais de baixa qualidade (no caso de trincas) e até mesmo problemas na construção.
Como saber se o reboco está ruim?
Deixar o reboco muito espesso
Outro problema nesse tipo de massa são as microfissuras, dada a sua rigidez, e a dilatação da massa tende a ser maior do que o usual. Em pouco tempo as imperfeições serão mais evidentes e poderão causar outros problemas, como a dificuldade para fechar portas e janelas.
Porque a massa da parede trinca?
Quando a água evapora, a massa encolhe porque as partículas restantes ocupam menos espaço. Isso faz com que rachaduras pequenas e superficiais se desenvolvam ao longo da superfície da massa corrida aplicada.
Como fazer uma massa de cimento para não rachar?
Para garantir alta durabilidade, utilizar resina acrílica e impermeabilizante ajuda a proteger da ação da água. Você também pode aplicar cera incolor nas áreas internas.
Como fazer um reboco resistente?
Como fazer reboco de parede externa: Passo a passo
- Separe um espaço no canteiro de obra;
- Com o auxílio de uma pá de bico com cabo, misture a areia, cal, cimento e aditivo;
- Movimente a massa até obter uma mistura com consistência de farofa;
- Adicione água aos poucos até que você tenha uma massa homogênea.
Porque o reboco fica fraco?
Degradação do reboco
Isso acontece porque produtos de baixa qualidade ou curto tempo de vida útil podem causar uma degradação mais rápida do reboco, dando a impressão de que ele está “esfarelando ao toque”.
Como saber se a parede está nivelada?
Durante a construção, não se esqueça de pedir para ele verificar se sua parede está reta em três sentidos: vertical (checando o prumo), horizontal (verificando o nível), e ângulo no encontro de duas paredes (checando o esquadro), que geralmente deve ter 90 graus.
Quando a trinca é preocupante?
Trincas com ângulo de 45° estão entre as mais preocupantes. Segundo a norma de impermeabilização (NBR 9575:2003), as microfissuras têm abertura inferior a 0,05 mm. As aberturas com até 0,5 mm são chamadas de fissuras e, por fim, as maiores de 0,5 mm e menores de 1,0 mm são chamadas de trincas.
Quando as trincas são perigosas?
Fissuras e trincas não representam alertas graves. Isso porque, não são sinais de comprometimento na estrutura do imóvel. Entretanto, se evoluírem com o tempo, aí sim, se tornam preocupantes. Já as rachaduras na parede são, em geral, perigosas quando se manifestam de forma diagonal.
Quando devo me preocupar com rachaduras na parede?
Rachadura, fissura ou trinca: o problema pode aparecer em qualquer casa. Se for superficial, pode ser apenas uma questão estética e deixa sua parede feia. Mas, se a rachadura for estrutural, o alerta máximo deve ser ligado porque o caso é grave e pode causar até desabamento.
O que passar em cima do reboco?
Aplicação de selador ou massa corrida
Depois de lixado, o reboco precisa receber o selador pré-pintura, a massa corrida ou acrílica e depois a tinta de acabamento final.
Por que colocar cal no reboco?
Usar cal na argamassa da alvenaria cerâmica preenche vazios e agiliza cura da parede. Na presença de ar, a cal endurece e atua como retentora da água de misturas. Se estiver misturada ao cimento, é ela quem vai hidratá-lo, junto da areia, que também carrega umidade. Elas vão soltando água, lentamente, à mistura.
Quando o reboco começa a cair?
É aquele momento no qual você parece ter acordado de um sonho e olha pra trás, acreditando que nada foi conquistado ou somente muito pouco, que também tomou decisões erradas na vida, que começou muitas coisas sem concluí-las, que o tempo passou e você deixou de realizar seus sonhos.
Qual a diferença entre fissuras trincas e rachaduras?
Apesar da nomenclatura distinta, em linhas gerais as fissuras, trincas e rachaduras são a mesma coisa: aberturas alongadas que se estendem pelas paredes ou partes estruturais da construção, como vigas, pilares e lajes. O que as difere é o tamanho e o “tempo de vida” desta abertura.
Qual o melhor produto para fechar trinca?
Suvinil Selatrinca preenche as trincas de paredes de alvenaria com sua tecnologia com partículas emborrachadas, que combate infiltrações. É um produto com elasticidade, que acompanha a movimentação natural das trincas e fissuras.
Como tratar uma trinca?
Como tratar pequenas trincas e fissuras antes da pintura? Para tratamento de pequenas fissuras a mais tradicional solução é aplicar duas demãos da massa acrílica para trinca em toda superfície que apresente as fissuras, lixar e posteriormente aplicar a tinta emborrachada na cor desejada.
Porque a massa de cimento racha?
Dilatação e retração são os motivos principais para que o piso de cimento queimado fissure rapidamente. Isso acontece porque o cimento é um produto químico que reage com água, em reação exotérmica (libera calor). A reação aquece o material, que se dilata.
Por que a massa racha?
Depois de vários minutos no forno, a massa perde umidade ao ser exposta ao calor e por isso acaba rachando.