Porque o React não é um framework?

Perguntado por: lparis . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 6 votos

React não é um framework – nem mesmo é exclusivo para web. É utilizado com outras bibliotecas para renderização em certos ambientes. Por exemplo, React Native pode ser usado para construção de aplicativos móveis; React 360 pode ser usado para construir aplicações de realidade virtual; e muitas outras possibilidades.

React JS e Javascript
Javascript é uma linguagem ( muito bizarra diga-se de passagem ) e o ReactJS ( JS! ) é um conjunto de "facilidades" que permite aos desenvolvedores acelerarem o seu código, ou seja, ser mais produtivo. ReactJS NÃO é linguagem, é uma biblioteca.

O React, mais conhecido como ReactJS, é uma biblioteca do Java Script, desenvolvido pelo Facebook, utilizado em desenvolvimentos Web de front end, que tem por objetivo aprimorar as interfaces dos projetos, tornando-as mais harmônicas, rápidas, impossibilitando qualquer tipo de complexidade entre elas, além de ser ...

Mas, antes de partir para o uso do React, você precisa ter conhecimentos mais sólidos em JavaScript, o que vai facilitar a criação das suas aplicações, já que esta biblioteca oferece a possibilidade de renderizar componentes mais complexos e possui testabilidade simplificada, duas grandes vantagens.

Com o Angular, temos um novo paradigma de desenvolvimento focado nos dados da aplicação. Ele não utiliza uma virtualização do DOM para manipulá-lo: ele utiliza mecanismos próprios de detecção de alterações na interface, alterações tas disparadas principalmente por uma estrutura chamada Two-Way Data Binding.

Dessa forma, o Node. JS aparece como uma alternativa viável para programação Back-End por se tratar de um ambiente para desenvolvimento utilizando a linguagem JavaScript.

O React é fácil de aprender por um simples motivo: ele utiliza a linguagem JavaScript para criar suas aplicações. Por ser uma tecnologia criada e testada pela equipe do Facebook é uma solução segura. Além disso a comunidade de programadores React é muito grande.

O React parece ser mais simples à primeira vista, levando menos tempo para se começar a trabalhar com um projeto em React. Porém, essa simplicidade como vantagem principal do React é neutralizada pelo fato de você ter de aprender a trabalhar com frameworks e ferramentas adicionais em JavaScript.

React é extremamente leve, e é mais rápido para aprender e começar as coisas, também. Além disso, React permite o uso de bibliotecas de terceiros durante o processo de desenvolvimento.

O React é flexível
Essa é uma ótima vantagem que resume bem um dos motivos para se aprender o React: ele é flexível e facilita a interface com outras bibliotecas e frameworks. Além disso, mesmo sendo uma bibioteca SPA, ele torna possível escrever aplicações que renderizam no servidor através do Next.

E essa situação é comprovada com alguns testes de performance comparando o Flutter com outras plataformas — e até com desenvolvimento nativo dos sistemas. Nesse caso, o Flutter se mostrou mais rápido que o Swift (linguagem de programação para dispositivos Apple) e React Native.

Django, Falcon, Web2Py, Bottle e CherryPy são os famosos frameworks que os desenvolvedores podem usar para seus aplicativos baseados em Python.

A melhor alternativa ao jQuery é o React porque ele atende a maioria dos requisitos do desenvolvedor da melhor maneira possível. É uma biblioteca JavaScript onde você pode criar uma interface de usuário com facilidade, tornando-a boa para o desenvolvimento de aplicativos da Web no lado do cliente.

Saber qual framework front-end é o melhor do mercado sempre foi controverso. No entanto, estudos e pesquisas recentes mostram que, atualmente, os frameworks front-end mais populares são React, Vue, Angular, Svelte, JQuery, Ember, Backbone, Semantic UI, Foundation e Preact.

Para aprender, uns 4 meses. Para se tornar proficiente, uns 2 anos. O Vue vai superar o React em 2019?

O profissional de front-end precisa ter conhecimento avançado de algumas linguagens de programação, como por exemplo JavaScript, CSS e HTML, além de SEO. No caso do JavaScript, por exemplo, o developer deve entender as principais bibliotecas e frameworks.

Cada um tem um proposito diferente, mas eu apostaria em node primeiro.

O React é uma biblioteca que utiliza a linguagem de programação JavaScript. O JS é uma das mais versáteis e populares linguagens de programação do mundo e conta com um grande número de bibliotecas e outras tecnologias que a utilizam. Entre elas, Node. js, Angular, VueJS, jQuery, Ember.

O AngularJS é um framework de código aberto usado para construir aplicativos para web baseados em uma única página dinâmica. Os desenvolvedores também usam essa ferramenta para criar menus animados para páginas de internet baseadas em HTML.