Porque o ralo do banheiro fede tanto?

Perguntado por: aconceicao . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 18 votos

Ralos, em geral, ficam com mau cheiro, quando estão entupidos. Perceba que o ralo do banheiro está muito propício ao entupimento, uma vez que o excesso de água, de fios de cabelo e até mesmo de espuma de shampoo pode ocasionar a obstrução da passagem de água, acarretando o odor análogo ao cheiro de esgoto.

Por que volta cheiro de esgoto no banheiro? Isso acontece devido ao entupimento do vaso sanitário, pias e ralos. Os entupimentos causam gases que circulam na tubulação de esgoto, causando o mau cheiro e também são prejudiciais aos seres humanos.

Fermento químico; Combinação de ingredientes como bicarbonato de sódio, vinagre e água; Produtos comercializados com a finalidade de “afastar o mau odor”.

Um dos casos mais comuns na formação de mau cheiro no banheiro é o acúmulo de matéria orgânica dentro do encanamento. Espuma de xampu e sabonete, cabelo, enxágue de pasta de dente com saliva e outras substâncias podem obstruir a drenagem de pias e chuveiros e ir causando odor desagradável.

Um dos primeiros sinais de que a fossa está cheia é que a vazão de água em torneiras e no vaso sanitário é restringia. Isso quer dizer que a água passa a ficar lenta ao descer pelo esgoto. O barulho de borbulhas quando o sistema de encanamento é utilizado também representa sinais de problema com a fossa séptica.

A fossa séptica se enche gradualmente com resíduos sólidos. Uma vez que ela esteja cheia, você poderá enfrentar entupimentos nos banheiros ou, ainda, drenos lentos em pias. Geralmente, o excesso de gordura é o principal vilão das fossas, causando bloqueios e obstruções.

Primeiro, despeje 100g de bicarbonato de sódio pelo orifício da pia. Depois, jogue uma mistura de 200ml de vinagre branco com 500ml de água quente. Deixe agir por uma hora e abra a torneira para limpar a área. Esse processo elimina boa parte das bactérias.

Uma sugestão simples mas efetiva para acabar com o mau cheiro do banheiro e muito esquecida é a água sanitária. Geralmente, ao lavar o banheiro, as pessoas utilizam desinfetantes e detergentes, mas se esquecem que um dos melhores produtos de limpeza residencial é a água sanitária.

Por exemplo, se o cheiro do esgoto tem origem no vaso sanitário, uma alternativa é verificar o anel de vedação do vaso. Se ele não estiver vedando o vaso, gases produzidos pela rede de esgoto escapam da peça e se alastram por todo o local.

O Fossa Trat é um produto para secar fossa 100% natural, não tóxico e não patogênico. Ele realiza um tratamento biológico preventivo que ajuda a elevar a eficácia da ação que já ocorre naturalmente nas fossas.

O preço costuma ser relativo à cada região, determinado pela oferta e pela demanda dos serviços, mas a maneira mais comum de cobrança do serviço é baseado em um preço fixo por metro cúbico (m3) ou pacotes por tipo e tamanho médio de fossa. Atualmente, o preço médio varia entre R$ 200,00 e R$ 270,00 por m3 .

Como saber se passou da hora de limpar a fossa e ela está problemática?

  1. Odor desagradável em ralos ou vasos sanitários.
  2. Borbulhamento na descarga quando ela é acionada.
  3. Infiltrações na tampa da fossa.
  4. Lentidão na drenagem da água em ralos e no vaso sanitário.

Evite jogar lixo no sistema
É essencial evitar despejar resíduos no sistema da fossa. Assim, hábitos como jogar papel higiênico e absorvente pela descarga do vaso sanitário, ou restos de comida na pia da cozinha devem ser evitados.

Além disso quando em contato com água, ela sofre uma reação química e acaba esquentando em até 100ºC, podendo amolecer o encanamento, tornando alvo fácil de rupturas. Entende agora por que não é indicado usar soda caustica? Por um simples entupimento de cano de gordura origina-se a quebra de um piso, troca de cano etc.