Porque o raio cai na pessoa?

Perguntado por: hvasconcelos . Última atualização: 27 de abril de 2023
4 / 5 4 votos

Os raios ocorrem porque as nuvens se carregam eletricamente. É como se tivéssemos uma grande bateria com um pólo ligado na nuvem e outro pólo ligado na terra. A "voltagem" desta bateria fica aplicada entre a nuvem e a terra.

12 - Um raio pode atingir diretamente uma pessoa? A chance de uma pessoa ser atingida diretamente por um raio é muito baixa, sendo em média menor do que 1 para 1 milhão. Contudo, se a pessoa estiver numa área descampada embaixo de uma tempestade forte, esta chance pode aumentar em até 1 para mil.

Ao atingir uma pessoa, o raio pode causar sérias queimaduras e outros danos ao coração, pulmões, sistema nervoso central e outras partes do corpo, através do aquecimento e de uma variedade de reações eletroquímicas. A chance de sobreviver é de apenas 2%.

Entenda os perigos e o que não fazer com o aparelho quando estiver relampejando? Segundo especialistas, não há perigo em utilizar o smartphone durante uma tempestade, o risco é manuseá-lo diante dessa situação e enquanto estiver no carregador.

O próprio corpo pode emitir sinais de alerta: a pele coçando e os pelos arrepiados podem ser sinais que um raio está perto de cair. Neste caso, os bombeiros orientam que o procedimento correto é se ajoelhar e se curvar para frente, colocando as mãos nos joelhos e sua cabeça entre eles.

As primeiras sensações. O tempo que o choque de um raio atravessa o seu corpo é de meros 3 milissegundos! E nesse tempo minúsculo acontece muita coisa. Queimaduras de terceiro grau na pele são as mais comuns, mas suas roupas e seus cabelos podem chamuscar com a potencia da descarga elétrica.

“Apesar de não ser muito comum, é, sim, possível que uma pessoa seja atingida por um raio dentro de casa.

Não, você não precisa ficar longe do seu aparelho, simplesmente porque o celular não atrai raio. Apesar do medo de muitas pessoas, trata-se de um grande mito. A chance de você ser atingido por um raio com um celular na mão é a mesma de ser atingido se estivesse sem o equipamento.

Um levantamento anterior, realizado pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), indicava a cidade de Porto Real, no Rio de Janeiro, como o local onde mais incidiam raios no país.

Mantenha-se longe de árvores isoladas. Não permaneça dentro d'água durante as tempestades. Em casa, permaneça longe de portas e janelas. Evite áreas altas, busque refúgio em lugares baixos.

Se estiver chovendo forte ou trovejando, é importante se manter dentro de casa e procurar um local seguro, que não corra risco de desabamento ou de ser atingido por raios elétricos. Procure ficar longe de árvores e janelas, e não fique próximo de eletrodomésticos que puxem energia.

Espelho atrai raios? Não. A crença surgiu na época em que os espelhos tinham grandes molduras metálicas – elas, sim, um grande atrativo para os raios. Não há necessidade de cobrir espelhos durante uma tempestade.

Charada. O que pode ser pior do que cair um raio na nossa cabeça? Resposta: Cair um diâmetro.

É sempre bom evitar deixar qualquer coisa ligada na tomada em períodos de chuvas, mesmo que não esteja caindo raios. Se o vento forte estragar a sua rede elétrica, por exemplo, pode ser que todos os aparelhos que estavam na tomada venham a ser danificados também.

Isso acontece devido à força gravitacional da Terra, já que, embaixo d'água, a velocidade do som é aumentada, mas não chegando à velocidade da luz.

Carros e raios
não são os pneus que nos protegem dos raios. Assim como no caso dos aviões, a carroceria metálica dos automóveis funciona como uma gaiola de Faraday, fazendo com que os raios passem pelo exterior da carroceria até o solo, sem prejudicar o motorista ou os passageiros.