Porque o quiabo faz mal para os rins?

Perguntado por: amota . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 17 votos

Vale, porém, um alerta: o quiabo tem altos níveis de oxalato, uma substância que facilita a formação de pedras no rim e na vesícula. Por isso, o consumo máximo sugerido é de meia xícara por dia.

Potássio – apesar de saudáveis, algumas frutas, legumes e verduras entram no grupo de alimentos que prejudicam os rins por serem ricos em potássio, a exemplo da banana, da cenoura e das folhas da beterraba. A dica é descascá-los e deixá-los de molho antes de cozinhá-los. A água do cozimento deve ser descartada.

Laranja e limão
Os especialistas recomendam o consumo destas frutas para quem apenas tem casos de pedras nos rins na família, como forma de prevenção. Vale consumir na forma de suco também. O melão é outra opção, sendo duas fatias por dia o bastante para ter os benefícios.

Além da carne animal e dos laticínios, o consumo de frutas como o abacate e a banana e legumes como a batata doce e a beterraba, por exemplo, também devem ser evitados por conter níveis mais altos de potássio.

Morangos são outras frutas recomendadas por especialistas, pois ajudam de perto a desintoxicar e limpar os rins toxinos. Abacaxi, com muita vitamina C e potássio, é outro. Você também pode incluir pedaços de banana, maçã, laranja e pêssego em sua dieta, cujos índices de potássio também são muito vantajosos.

E entre as principais causas dos problemas renais estão fatores como hipertensão e diabetes, condições cada vez mais frequentes na atualidade.

Nessa situação não há cura e a pessoa com essa doença na forma terminal deve fazer um tratamento que substitua os rins e possibilite a manutenção da vida. Esse deve ser feito, na maioria dos casos, pelo resto da vida. As opções são: transplante renal, diálise peritoneal, hemodiálise e hemodiafiltração.

Consuma bastante água
Tomar muita água é fundamental para auxiliar a purificação dos rins. Um adulto deve ingerir em média dois litros de água por dia, fora outros líquidos saudáveis como sucos e chás. A ingestão de pouco líquido resulta em rins sobrecarregados e sem condições de realizar o processo de filtração.

Um exemplo são os produtos ricos em potássio, que pode ser danoso para pacientes renais crônicos. Geralmente eles são encontrados na banana, abacate, mamão, melão e uvas, além de grãos como feijão, ervilha e grão de bico, frutas secas e oleaginosas, chocolates e cafés.

Como cuidar dos rins

  1. Manter os exames em dia e aferir a pressão regularmente.
  2. Não exagerar no consumo de sal e alimentos ultraprocessados.
  3. Praticar atividade física e evitar o tabagismo.
  4. Água, muita água!

5 receitas para detoxificar rins, fígado e pâncreas

  1. Chá de gengibre.
  2. Chá-verde.
  3. Infusão de Alcaçuz.
  4. Chá de quebra-pedra.
  5. Suco detox.
  6. Chás e suas funções.

Durante a diálise, é importante consumir as proteínas, porém é necessário controlar a quantidade consumida. A principal fonte deve ser de origem animal, como carne de frango, peru e clara de ovo, porque é melhor tolerada pelo organismo.

A maneira mais eficaz de identificar alguma doença nos rins é por meio de exames de sangue e urina. A dosagem de creatinina sanguínea é capaz de calcular a taxa de filtração sanguínea no órgão. O exame de creatinina é laboratorial e pode ser feito por dois métodos diferentes.

Por outro, defende-se que “a cenoura é riquíssima em vitamina A e em minerais, como potássio, fósforo, iodo e cálcio”, o que ajuda “na regeneração celular do fígado e na melhora da função renal”.

Para desintoxicar o fígado é importante apostar no consumo de alimentos saudáveis, como frutas, vegetais e leguminosas. Além disso, alguns chás também ajudam a limpar o fígado, como é o caso do chá verde ou o chá de boldo.

Os principais fatores de risco para as doenças renais crônicas são: Pessoas com diabetes (quer seja do tipo 1 ou do tipo 2). Pessoa hipertensa, definida como valores de pressão arterial acima de 140/90 mmHg em duas medidas com um intervalo de 1 a 2 semanas. Portadores de obesidade (IMC > 30 Kg/m²).

febre; urina amarelada, vermelha ou marrom; náuseas ou vômitos; urina com sangue e.

É também uma grande fonte de fibras, o que melhora o funcionamento do sistema digestivo. A couve-flor é uma boa opção para a saúde dos rins, pois não possui grandes quantidades de sódio, potássio e fósforo – que podem fazer mal aos rins se consumidos em excesso.

Frutas. O consumo de frutas com baixo teor de potássio também é uma excelente alternativa. Sendo assim, o consumo de abacaxi, acerola, ameixa, banana-maçã, caju, caqui, jabuticaba, limão, manga, maçã e laranja-lima está permitido.