Porque o queijo da Canastra é melhor?

Perguntado por: ibrito . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.2 / 5 16 votos

O queijo Canastra é produzindo a partir do leite de vaca cru, ordenhada na mesmo propriedade onde fica a queijaria. Além de ter um sabor especial, se destaca também por ser um dos principais representantes da história mineira e o seu preparo é passado de geração em geração.

Para conseguir o sabor, a textura, a coloração do tradicional Queijo da Canastra, colocamos cada queijo na tábua de maturação até ele curar. Assim ele ganha a sua identidade. O segredo nessa parte é virar o queijo todos os dias para que ele cure por igual dos dois lados.

2. "Conforme o tempo de maturação dos queijos denomina-se "Queijo Meia Cura" ou "Queijo Curado" que também pode ser conhecido como queijo Minas Padrão ou Queijo Canastra. Durante seu processamento a massa é prensada e com o tempo adquire coloração amarelada que indica o ponto de cura."

O gosto amargo, segundo defeito mais relatado, acontece com maior frequência em queijos maturados, pois surge devido a uma maturação (proteólise) descontrolada, mas pode surgir em queijos frescos ou com poucos dias de maturação.

Se o queijo está identificado com a etiqueta, quer dizer que ele foi feito na área delimitada pela Indicação de Procedência Canastra. Ele garante a origem do produto.

Queijo espanhol bate francês e é escolhido o melhor do mundo
Já o pódio é formado por queijos da Itália: quem aparece em primeiro lugar é o Parmigiano Reggiano, da região de Parma; em segundo lugar vem a Burrata, da Apúlia; e em terceiro lugar figura o Grano Padano, da Lombardia.

O queijo pode ser lavado em água corrente assim que você receber, e secado com papel toalha ou um pano de prato limpo antes de guardar. Aconselhamos também que seja retirado da geladeira uns 30 minutinhos antes de comer, para que o queijo recupere as suas características naturais.

Então eu posso comer a casca do queijo Canastra? Claro que pode! É uma das partes maravilhosas que compõem a experiência de comer esse queijo tão fantástico!

É também possível deixar o queijo dentro da geladeira, embora isso praticamente pare o processo de cura. Neste caso é ideal que o queijo fique selado com papel filme, garantindo que não resseque ao entrar em contato com o ar frio e seco da geladeira.

O Queijo Canastra é um tipo de queijo brasileiro, de origem e produção de Minas Gerais, na região da Serra da Canastra. Produzido há mais de duzentos anos, é primo distante do queijo de São Jorge, Açores, Portugal, trazido pelos imigrantes da época do ciclo do ouro, mas com particularidades típicas do terroir.

Em 2022, a própria TasteAtlas elegeu o queijo da Serra da Canastra como o melhor queijo do mundo, resultado que gerou comemoração por parte de diversos produtores rurais e entidades governamentais de Minas. A iguaria mineira é produzida por meio de leite de vaca cru em cidades na região da Serra da Canastra.

Qual o sabor do queijo canastra? Para quem nunca provou o queijo canastra, o seu sabor é bem forte e marcante. Tem um toque levemente picante e denso com um pouco de acidez. Tem cor amarela e a textura está no meio termo entre o seco e o macio, bem diferente do queijo minas que é bem mole.

Ideal para comer com um cafezinho ou fazer um pão de queijo, até mesmo comer com goiabada ou doce de leite em seu estado de meia cura. É produzido com procedência em São Roque de Minas, na Serra da Canastra, uma das sete cidades delimitadas pelo IMA como Região da Canastra.

Mas atenção, não é recomendado congelar! A próxima pergunta a ser feita é: Qual queijo maravilhoso você escolheu? Como já foi dito, cada produto é único, e o tipo de queijo interfere diretamente na forma de conservação.

30 minutos

Em caso de consumo total ou parcial do queijo, o ideal é deixar o mesmo pelo menos 30 minutos fora da geladeira, antes do consumo, para que volte a temperatura ambiente e restabeleça toda sua textura e aroma natural.

As mudanças de sabor do queijo ocorrem durante a maturação. Boa parte deste processo ocorre em função das bactérias presentes no leite. Essas bactérias liberam enzimas que atuam na proteína e gordura do queijo e, consequentemente, alteram o sabor e a textura do produto.