Porque o pulmão direito tem 3 lobos?

Perguntado por: iribeiro . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
3.9 / 5 18 votos

O pulmão direito é maior e dividido por duas fissuras, formando 3 partes ou lobos: o superior, o médio e o inferior. O esquerdo é menor, pois parte da cavidade torácica é ocupada pelo coração. É dividido por uma fissura, formando dois lobos: o superior e o inferior.

O pulmão direito é maior e mais pesado do que o esquerdo, porém é mais curto e mais largo, porque a cúpula direita do diafragma é mais alta (devido a localização hipocondrial do fígado) e o coração e o pericárdio estão mais voltados para a esquerda.

O pulmão direito é maior que o esquerdo, sendo dividido em lobo superior, lobo médio e lobo inferior em virtude da presença de duas fissuras. O pulmão esquerdo, por sua vez, é formado por dois lobos, um superior e outro inferior, em virtude da presença de apenas uma fissura.

O lobo direito é o maior dos quatro, sendo o lobo esquerdo menor e achatado. O lobo caudado se encontra entre a fissura do ligamento venoso e a veia cava inferior, enquanto o lobo quadrado está localizado entre a vesícula biliar e a fissura do ligamento redondo do fígado.

Os pulmões são dois órgãos esponjosos localizados dentro da caixa torácica. O pulmão direito é dividido em 3 partes, conhecidas como lobos. O pulmão esquerdo possui 2 lobos. O pulmão esquerdo é menor, porque o coração está localizado desse lado do corpo.

Os brônquios lobares passam dentro de uma porção do pulmão e cada um deles entra e ventila um lobo. O brônquio traqueal presente nos suínos e ruminantes é considerado também um brônquio lobar.

É possível viver apenas com um pulmão, tal como acontece com os rins.

O pulmão direito é maior em largura que o esquerdo, por apresentar três lóbulos (o esquerdo tem dois), mas é mais curto em altura, pois no lado direito o fígado está presente, fazendo com que o diafragma fique mais elevado. No pulmão esquerdo há uma incisura cardíaca (cavidade para o coração).

O pulmão direito é o mais espesso e mais largo que o esquerdo. Ele também é um pouco mais curto pois o diafragma é mais alto no lado direito para acomodar o fígado. O pulmão esquerdo tem uma concavidade que é a incisura cardíaca.

Cada pulmão apresenta a forma de um cone irregular, medindo cerca de 25 cm de altura e 700 g de peso. O pulmão direito é maior e dividido por duas fissuras, formando 3 partes ou lobos: o superior, o médio e o inferior. O esquerdo é menor, pois parte da cavidade torácica é ocupada pelo coração.

Músculos respiratórios
O diafragma, uma bainha muscular em forma de sino que separa a cavidade torácica do abdômen, é o músculo mais importante usado na inspiração (ou inalação). O diafragma está preso à base do esterno, às partes inferiores da caixa torácica e à coluna vertebral.

O lobo é um animal carnívoro pertencente à mesma família dos cães domésticos. O termo lobo geralmente é utilizado para fazer referência ao lobo-cinzento, que apresenta nome científico Canis lupus. Essa espécie de lobo destaca-se por ser uma espécie carnívora e que vive em grupos denominados alcateias.

O lobo inferior é responsável pela maior parte do volume da superfície do pulmão. Está situado atrás da fissura oblíqua. Este lobo inclui as partes posterior e inferior das superfícies costal e medial e toda a base do pulmão que é posterior à fissura oblíqua.

A inervação dos pulmões se dá através dos plexos pulmonares, que cursam anterior e posteriormente ao longo das raízes pulmonares.

Os lobos temporais servem essencialmente para percepção auditiva, componentes receptivos da linguagem, memória declarativa e visual e emoção. Os pacientes com lesões do lobo temporal direito geralmente perdem a acuidade para estímulos auditivos não verbais (p.

Ficam atrás das orelhas e são o segundo maior lobo. É responsável por nossa percepção sensorial; sensação de dor; pressão e temperatura. Situam-se na parte posterior da cabeça e são responsáveis por nossa percepção visual, incluindo cor, forma e movimento.

O lobo temporal contém as áreas corticais que processam a audição, bem como os aspectos sensoriais da fala e da memória.

A pleura é uma pequena camada de tecido fino que reveste os pulmões (pleura visceral) e a parede interna do tórax (pleura parietal).

O diafragma localize-se junto às vértebras lombares, às costelas inferiores e ao esterno, e desempenha papel fundamental na respiração. O diafragma é um músculo estriado esquelético que separa a cavidade abdominal da cavidade torácica, tem forma de cúpula e desempenha papel fundamental na respiração.

O pulmão direito possui três lobos divididos por duas fissuras, a oblíqua e a horizontal e o pulmão esquerdo é dividido em dois lobos pela fissura oblíqua e, anterior e inferiormente, apresenta a língula do pulmão.

As presas maiores, geralmente, são caçadas pela alcateia, enquanto as presas menores são caçadas por lobos solitários. Os lobos podem, ainda, roubar a comida de outros predadores e se alimentarem de carniça. Um único lobo pode consumir até 9 kg de carne em uma refeição.