Porque o primeiro sapatinho tem que ser vermelho?

Perguntado por: ufigueiredo . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 14 votos

Presentear o bebê com sapatinhos vermelhos é uma antiga tradição passada através das gerações que simboliza proteção e boas energias. O sapatinho afasta o mau-olhado e traz o desejo de muitas alegrias para a vida deste baby. Por este motivo, muitas mães já saem da maternidade com o bebê vestido com algum item vermelho.

Se você está em dúvida de qual cor escolher para a saída de maternidade do seu neném, confira agora os significados de cada uma: Vermelha: proteção e boas energias. Amarela: riqueza, alegria e sorte. Branca: pureza e leveza.

A cor vermelha é bastante escolhida pelas mamães por esta tonalidade simbolizar a proteção e boas energias para o recém-nascido. O vermelho também significa saúde, felicidade e afasta todo o mau-olhado do bebê.

O recém-nascido não consegue regular a temperatura corporal da mesma maneira que o adulto. E, sendo assim, ele precisa manter o calor ao mesmo tempo que não pode estar vestido em uma roupa que eleve demais essa temperatura. Dentre as opções de fibras naturais, a mais indicada é a de algodão orgânico.

A saída de maternidade é um item indispensável na vestimenta do bebê, e geralmente é composta por macacão e manta. O macacão pode ser utilizado em várias ocasiões, pois facilita na troca de fraldas, e a manta protege o bebê contra o sol, o vento e o frio excessivo.

A cor da saída de maternidade
Por isso, as mamães se preocupam com a cor escolhida para a saída de maternidade, já que cada uma guarda um significado especial. No Brasil existe uma forte tradição de que o bebê deve usar roupa amarela no dia do nascimento e vermelha na saída da maternidade.

Acredita-se que o vermelho simboliza proteção e boas energias para o bebê, protegendo-o inclusive contra o mau olhado e a inveja. Também há pais que acreditam que a primeira roupa do bebê ao nascer deve ser o amarelo porque ela traria sorte e prosperidade ao recém-nascido.

Hoje em dia, a cor vermelha é utilizada muitas vezes para intimidar, para designar traições e crimes, para estampar bandeiras de ideologias diversas, mas também é utilizada nas artes, maquiagens e decoração. Independente disso tudo, na moda ela continua sendo símbolo de vitalidade, sensualidade e poder.

Branca: pureza e leveza. Verde: esperança e serenidade. Azul: paz, tranquilidade e equilíbrio. Lilás: feminilidade e espiritualidade.

Rosa. Significa amor e muita felicidade. Assim como no caso da cor vermelha, os bebês precisam de muito amor durante toda sua vida e muita felicidade, principalmente no momento do seu nascimento, o que é impossível não acontecer.

Quantas fraldas são necessárias para levar para a maternidade? A quantidade recomendada é em torno de seis a oito fraldas descartáveis por dia de internação, que geralmente varia de dois a três dias.

1 saquinho plástico para roupa suja. 1 trocador. 2 cueiros.

Quando lavar as primeiras roupinhas do bebê? O ideal é começar a lavagem do enxoval a partir do sétimo mês de gravidez, ou a partir da 30ª semana de gestação. Itens lavados com muita antecedência acumulam poeira, e deixar para a última hora pode pegar as mamães desprevenidas caso o bebê nasça antes do previsto.

“Há quem acredite que a primeira roupa do bebê deve ser amarela. A explicação é simples: o amarelo traz sorte e prosperidade ao recém-nascido”. O vermelho é bastante usado para a saída da maternidade, pois simboliza proteção e traz saúde e felicidade ao recém-nascido.

Preto – A cor preta sempre salva pela discrição, elegância e charme, não é mesmo? Por isso, nosso primeiro look tem camisola preta com rendas incríveis, combinando com uma frasqueira e uma pulseira – que dá o toque final (especial!) no look!

02 Toalhas de banho com forro mais fino e delicado (toalhas fralda) 01 shampoo/sabonete líquido glicerinado (o mais indicado para recém-nascidos)

Sim, mas com cores claras e transparentes para não interferir nos cuidados com a mãe na hora do parto. A quantidade de oxigênio no corpo materno é geralmente monitorizado através de uma luz que atravessa o dedo indicador e esmaltes escuros atrapalham esta leitura.