Porque o preço do álcool não abaixa?

Perguntado por: esanches . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.8 / 5 5 votos

Segundo a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), a explicação está na inexorável lei da oferta e da procura. “O preço do etanol é formado pela relação da oferta e demanda. Se há uma corrida muito forte das distribuidoras porque o mercado está aquecido, a tendência é que o preço suba ao nível do produtor.

Segundo o consultor em agronegócio José Luis Coelho, uma das questões que mantém o etanol caro nos postos é a baixa na produtividade no campo, que reduz a quantidade de matéria-prima e, consequentemente, a disponibilidade de combustível que deixa as usinas.

Mercado regula valor comercializado de acordo com oferta e demanda dos produtos. A alta no preço dos combustíveis tem tirado o sono de motoristas brasileiros e pressionado a inflação no país.

Por que o preço do etanol baixou? Um dos principais motivadores para a queda no preço do etanol é o teto de 18% para o ICMS, que é cobrado em alguns Estados sobre os combustíveis.

A 'rainha do etanol': ações de empresa que domina o mercado de cana podem decolar. O mercado está receoso com o que pode acontecer com o petróleo nos próximos meses. Mas estão animados com o futuro próximo de uma ação na Bolsa brasileira que é considerada a 'rainha do etanol' brasileiro.

A pesquisa Ipespe, desta sexta, mostra que a população aponta Petrobras e Jair Bolsonaro como os principais culpados pelo aumento no preço dos combustíveis. Ambos estão numericamente à frente. Perguntados sobre quem tem "muita responsabilidade" pelo aumento dos combustíveis, 64% indicam a empresa e 45%, o presidente.

Isso acontece porque, diferentemente do mercado internacional, a Petrobras fixa os preços dos combustíveis de acordo com critério próprio e também do governo, que é controlador da empresa. O argumento é que, assim, a empresa evita transmitir volatilidade ao consumidor – o preço não sobe e desce o tempo todo.

“Quando há uma variação no preço do petróleo que não é ocasionada pelo mercado, é determinada por governos – como aconteceu em anos anteriores no Governo Federal – mais para frente estoura, como estourou.

No Brasil, a cana-de-açúcar é a principal matéria-prima para a produção de etanol. Por esse motivo, a baixa produtividade da atual safra é a principal responsável pelo aumento do valor do álcool vendido nos postos do Brasil.

Esse encarecimento internacional foi provocado em parte pelo arrefecimento da pandemia de Covid-19 e retomada da normalidade, já que houve um aumento da demanda pelo petróleo – o que joga os preços lá em cima.

A forte queda do volume importado no ano passado é explicada principalmente pela quebra na safra de cana-de-açúcar após geadas no Centro-Sul do país, o que fez disparar os preços do etanol, estimulando os produtores a produzir um volume maior de etanol anidro, que possui um percentual obrigatório de 27% na mistura da ...

Para definir o valor do combustível, a Petrobrás utiliza um cálculo instituído desde 2016, na presidência de Michel Temer (MBD), chamado Preço de Paridade de Importação (PPI). Em suma, ele vincula o valor do combustível no Brasil aos preços no exterior, ao custo de transporte do produto até o país e à cotação do dólar.

Vale a pena abastecer com álcool (etanol)?

  • Multiplique o preço do litro do álcool por 100.
  • Divida pelo preço do litro da gasolina.
  • Se o resultado for 70 ou menos, isso indica que o etanol é mais vantajoso.

Como a tendência do motorista é procurar pelo etanol, há o risco de desabastecimento. Antônio de Pádua Rodrigues, diretor-técnico da Unica (União da Indústria de Cana de Açúcar), foi ainda mais direto em entrevista concedida ao Uol, ao afirmar que “quando a oferta é menor do que a demanda, isso faz o preço subir”.

Etanol e álcool é exatamente a mesma substância.