Porque o povo de Israel ficou 40 anos no deserto versículo?

Perguntado por: uzagalo . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 16 votos

No Salmo 95, versículo 10, diz “quarenta anos estive desgostado com esta geração, e disse: É um povo que erra de coração, e não conhece os meus caminhos.” Deus estava profundamente aborrecido com os hebreus, por isso a Terra prometida foi conquistada após 40 anos e não 40 dias.

Quarenta anos foi o tempo que o povo de Israel esteve no deserto, após sair do Egito e esperavam o momento de tomar posse da terra prometida, chamada Canaã. Esta história está relatada na bíblia, no livro de Êxodo.

Quando tinha 40 anos, Moisés se indignou com um feitor egípcio que estava batendo em um escravo hebreu; e ele matou o egípcio e o enterrou na areia (Ex.

Por que 40 dias? O número remete a numerosos episódios bíblicos: os 40 dias do dilúvio, os 40 anos em que o povo judeu vagou pelo deserto, os 40 dias que Moisés passou com Deus no Sinai, e Elias na montanha, os 40 dias de Jesus no deserto antes de começar sua a vida pública etc..

Porém, depois dos reinados de Davi e de Salomão, os israelitas não foram fiéis à aliança. Por isso, Deus foi obrigado a discipliná-los, o que resultou na sua expulsão da terra, via exílio assírio (722 a.C.) e exílio babilônico (586 a.C.).

O Livro dos Números narra um momento muito delicado da caminhada do povo de Deus no deserto; do povo que saiu da escravidão do Egito, rumo à terra prometida, mas, no meio da caminhada o povo sente o cansaço, a dor e por causa disso começam a reclamar, murmurar; começam a maldizer e atacar a Moisés e a Deus.

Conforme instruído pelo Senhor, Moisés enviou 12 espias para explorar a terra de Canaã e relatar o que encontraram. Depois que dez dos espias “infamaram” a terra (Números 13:32), os israelitas temeram que o povo fosse forte demais para ser conquistado e não tiveram fé suficiente para entrar na terra prometida.

O que aprender no deserto? Lhe ajudará a encontrar saída para problemas, além de portas de escapes. Aprenda com aqueles que passaram por grandes desertos, e hoje estão contemplando, novidades de vida. Você pode estar passando, por este mesmo deserto ou conhecer alguém que esteja passando por esta mesma situação.

A passagem pelo deserto demoraria apenas 40 dias, mas foram necessários 40 anos para que Deus moldasse aquele povo, acostumado às religiosidades e tradições egípcias. Deus teve paciência em ensinar, mas o povo, com pressa em equivocar-se e reclamar.

quarenta anos

A punição por esta revolta, e pela recusa dos israelitas em confiar na promessa divina da conquista da terra de Canaã, foi a permanência de quarenta anos no deserto, até o florescimento de uma nova geração (Nm 14: 29-33).

“O total de recenseados foi de seiscentos e três mil e quinhentos e cinquenta.” (Nm 1,46) Bíblia de Jerusalém.

Moisés demorou 40 anos para atravessar o deserto do Sinai com os israelitas, que fugiam da escravidão no Egito. Ele morreu pouco antes de entrar no seu destino, a Terra Prometida. Acontece que o Sinai ocupa uma península de apenas 200 quilômetros de largura.

Deus castiga Moisés por ele não ter feito a circuncisão no filho mais novo. Zípora e os filhos recebem toda atenção de Joana a e Nabor.

Números 21:8–9—O Senhor manda Moisés fazer uma serpente de bronze para curar aqueles que olhassem para ela. 1 Néfi 17:40–42—Néfi lembra que o Senhor guiou os israelitas à terra prometida, mas que, por causa da dureza de coração dos israelitas, muitos morreram devido às picadas das serpentes.

Elias foi transformado quando Deus o sustentou durante 40 dias com uma única refeição. Toda a cidade de Nínive foi transformada quando Deus concedeu 40 dias para que o povo mudasse.