Porque o polvo tem 9 cérebros?

Perguntado por: hgomes . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Isso porque desenvolver inteligência requer um cérebro grande, uma vida relativamente longa e dentro de um grupo social, que permita ao indivíduo aprender com os demais. Essas características são mais ou menos padrão entre os animais com alta capacidade cognitiva.

Em muitos aspectos, o cérebro do polvo é como o nosso. Eles têm lóbulos torcidos, semelhantes aos cérebros dos vertebrados, o que é um sinal de complexidade. Além disso, os padrões elétricos gerados nos cérebros desses cefalópodes são semelhantes aos dos mamíferos.

Polvos

Polvos têm três corações, que bombeiam um sangue azul-esverdeado. Essa cor é resultado do cobre, a molécula que transporta oxigênio no sangue dos polvos, em vez do ferro, como no sangue humano.

Chimpanzé

Chimpanzé Com um DNA que se diferencia muito pouco do homem, o chimpanzé é conhecido por ser o animal mais inteligente em terra.

Nos humanos, ele é de 1,75. Nos cetáceos, chega a 2,7.

Em vez da nossa hemoglobina, os polvos têm hemocianina –em vez de ferro, a proteína do sangue dos animais tem cobre, o que significa que a sua tonalidade é azul.

O polvo médio tem cerca de 500 milhões de neurônios ou células cerebrais. Isso os põe na mesma "classificação cerebral" que mamíferos menores, como os cães, por exemplo.

O "polvo cobertor" é um dos animais mais raros de se encontrar nos oceanos.

Polvos têm uma boa acuidade visual. Apesar de suas pupilas terem o formato de linha, levando a acreditar que sofram de astigmatismo, sua visão aparenta não sofrer de problemas de intensidade da luz em seu habitat. Acredita-se que eles não tenham visão em cores embora consigam distinguir a polarização da luz.

Eles possuem um cérebro central e oito paralelos, um dentro de cada tentáculo – num conjunto que totaliza 500 milhões de neurônios. É a mesma quantidade de um cachorro. Mas os polvos são capazes de algo que nenhum canino faria: pensar com as pernas.

Ele possui um coração sistêmico, que é responsável por bombear sangue por todo corpo, e outros três operam de forma auxiliar, ajudando com o sistema circulatório no bombeamento de sangue.

polvo

É o caso do polvo, que conta com dois corações braquiais de cada lado do corpo, responsáveis por oxigenar o sangue bombeando-o através dos vasos sanguíneos das brânquias, e o coração sistêmico, que fica localizado no centro do corpo e bombeia sangue oxigenado das brânquias para o resto do organismo.

As lulas têm cérebros em formato de rosquinha.
Então, as lulas gigantes têm cérebros no formato de rosquinha. Além disso, o esôfago delas passa direto pelo buraco no meio do cérebro. Por conta disso, as lulas precisam morder a comida para dividi-la em pedacinhos, para que possam passar pelo esôfago.

vespa-do-mar

A vespa-do-mar é considerada a criatura mais perigosa do mundo, se considerado o potencial de seu veneno, que pode facilmente matar um humano, levando-o à paralisia e, muitas vezes, ao afogamento. Estima-se que aconteçam entre 25 e 50 fatalidades todos os anos com essa espécie.

Tubarão-da-groenlândia

Tubarão-da-groenlândia é o animal mais velho da Terra, com idade estimada de 390 anos - Notícias - R7 Tecnologia e Ciência.

Somando a pontuação conquistada pelo cachorro nos seis testes, é possível saber o nível de QI do pet: 25 pontos ou mais: o cachorro é muito inteligente! De 15 a 25 pontos: é um cachorro esperto, tem potencial. De 5 a14: o cachorro não é o mais inteligente, mas tem um carisma e tanto.

Seu QI é avaliado entre 70 e 95, mais alto que o de muitos humanos.

Os cães, afinal das contas, têm cerca de duas vezes mais o número de neurônios em seus córtexes cerebrais do que o que os gatos, o que sugere que eles poderiam ser aproximadamente duas vezes mais inteligentes.

insetos

Os insetos, por sua vez, não têm sangue, em vez disso, possuem um fluido parecido chamado hemolinfa, que transporta hormônios e gases pelo seu sistema, exceto oxigênio, que eles absorvem diretamente através de aberturas ao longo da lateral de seus corpos ou costas.

Polvo-gigante-do-Pacífico: 3 – 5 anos