Porque o polvo solta tinta preta?

Perguntado por: ialves . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 11 votos

Para confundir seus predadores, os polvos lançam tinta escura na água.

Principalmente conhecidos pela capacidade de liberar uma tinta quando em fuga, os polvos possuem três mecanismos típicos de defesa: glândulas de tinta, camuflagem e autotomia dos braços. A maioria dos polvos é capaz de liberar uma densa nuvem de tinta, que os ajuda a escapar de predadores.

Em animais como polvos e lulas, a mudança de cor ocorre quando músculos regulam o tamanho e a posição de estruturas em formato de “sacos” contendo pigmentos, presentes na derme.

O polvo vive principalmente no Japão e na Austrália, e produz, por meio de sua saliva, não apenas um tipo de veneno, mas dois! Um desses venenos é feito para pegar as presas, e o outro é a tetrodotoxina que funciona imediatamente causando fraqueza muscular, tontura, parada respiratória e morte.

É preciso lavar os tentáculos e suas ventosas, sob a água da torneira; cortar a cabeça, virá-la do avesso, retirando as vísceras e removendo o “bico” (a cartilagem da boca do polvo). Mas nada muito além disso.

Se comer um polvo vivo não é uma das suas grandes ambições, apenas evite. Até porque, além de meio indigesto, o prato é perigoso, uma vez que os músculos do animal podem se contorcer dentro de você e provocar uma asfixia.

Estima-se que até seis pessoas faleçam por ano ao tentar comer a “iguaria” (ou tortura, para o polvo e para o comedor). Mais um alimento muito consumido no Brasil, só que nunca cru. Isso porque contém níveis perigosos de uma toxina chamada linamarina, que por sua vez pode gerar cianeto no nosso organismo.

A tinta nanquim consiste em uma substância líquida enegrecida liberada por animais do grupo dos cefalópodes, como os poLvos. Essa tinta, portanto, é liberada por glândulas contidas nos tentáculos desses animais como uma forma de proteção.

Essa 'estranha' estrutura cardíaca desse bicho é importante para manter o sangue circulando pelos seus oito braços. Desses três corações, dois recebem o sangue não oxigenado de todas as partes do corpo, mandando o líquido às brânquias, nas quais é oxigenado. Já o coração principal bombeia sangue através do corpo.

Sua picada pode provocar dor, inchaço, vermelhidão e dormência na zona da picada e, raramente, pode ser seguida de dificuldade para falar, visão embaçada, paralisia muscular, insuficiência respiratória e pressão arterial baixa. As mordidas de polvos norte-americanos raramente são sérias.

Segundo especialistas, os polvos foram os primeiros seres inteligentes do planeta. Eles foram observados usando ferramentas e podem até abrir frascos e garrafas que nem crianças conseguiriam abrir. Eles também têm excelente memória de curto e longo prazo.

Os polvos são predados pelas moreias, tubarões, raias, alguns peixes grandes, mamíferos marinhos, pássaros e seres humanos.

azul

Alguns crustáceos, lulas e polvos, por exemplo, têm sangue azul devido à hemocianina proteica, substância que contém cobre e transporta o oxigênio no corpo desses animais, diz Stephen Palumbi, biólogo marinho da Universidade de Stanford, nos EUA.

“Se os polvos realmente sonham, é improvável que vivenciem tramas simbólicas complexas como nós. O 'sono ativo' no polvo tem uma duração muito curta – normalmente de alguns segundos a um minuto. Se durante esse estado há algum sonho acontecendo, deve ser mais como pequenos videoclipes, ou mesmo gifs,” acrescenta.

polvo-de-anéis azuis

Considerado um dos animais mais perigoso dos oceanos, o polvo-de-anéis azuis possui um veneno fatal, muito mais poderoso do que o cianeto.

Situada na Amazônia ocidental, a população indígena dos Zuruahá mantém, desde o final do século passado, o culto ao suicídio como a marca dos seus costumes.

Polvo Inteiro Cong – R$79,90Kg.

Eles têm três corações e nove cérebros. São capazes de alterar o próprio código genético – e imitar coisas que sequer viram.

A ciência enxerga os polvos como animais muito inteligentes, e um estudo publicado na BMC Biology ajudou a explicar o porquê: seus genes têm uma característica também presente nos seres humanos. Trata-se de transposons, sequências curtas de DNA ligadas à evolução de genomas.

crustáceos

A alimentação do polvo é composta basicamente por crustáceos. Ele é um animal carnívoro, então seu cardápio é recheado por caranguejos, lagostas, peixes, camarões e até mesmo outros moluscos pequenos. Em geral, preferem fazer as refeições no período noturno.