Porque o plural de Quinta-feira e Quintas-feiras?

Perguntado por: sneves . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

Segundo o novo acordo ortográfico, devemos fazer a flexão de todos os elementos quando estes fizerem parte uma palavra composta hifenizada e forem variáveis. O vocábulo quinta-feira é formado por um numeral e um substantivo, ambas sendo palavras variáveis, e, por isso, devemos flexionar ambos os termos.

Levando isso em consideração, quando um substantivo composto é formado por palavras flexionáveis e variáveis (substantivos, adjetivos, numerais, pronomes), a regra para a formação do respectivo plural diz que todas as palavras serão flexionadas. Dessa forma, segunda-feira no plural é segundas-feiras.

Nos textos, use a forma completa: segunda-feira, terça-feira, quarta-feira. Não esqueça o hífen. Os dois termos vão para o plural: segundas-feiras, sextas-feiras. Em títulos, quando necessário, pode-se usar a forma reduzida: segunda, terça, quinta.

Sempre que houver frequência, a expressão temporal será sinalizada com a preposição A, ou seja, "às segundas-feiras", "às quartas-feiras", "aos sábados" etc. Além disso, ocorreu crase porque a preposição fundiu-se ao artigo feminino.

Está correto? Sim, está correto. Havendo uma sequência pertencente a uma única ideia (-feira/-feira), não é necessária a sua repetição no enunciado.

A alternativa correta sobre a palavra com a escrita correta do plural é a Alternativa 1 (quinta-feira – quintas-feiras).

Suprimir o hífen – "quarta e quinta feiras" – não se afigura possível, porque se trata de compostos, e não de formações sintagmáticas de adjetivo numeral + nome.

A forma correta é meio-dia e meia. Meia é um adjetivo e está no género feminino porque concorda com o nome feminino hora, que não é expresso mas está implícito: – Vou almoçar ao meio-dia e meia [hora].

3) Pois bem: uma consulta à mais recente edição do VOLP mostra que, ao lado do registro do substantivo masculino arco-íris, está a indicação de seu plural: arcos-íris.

Nos títulos, se necessário, recorra à abreviada: segunda, quarta. No plural, variam os dois elementos: segundas-feiras, terças-feiras, quartas-feiras, quintas-feiras, sextas-feiras.

O plural de “pôr do sol” é “pores do sol”.

Esta palavra obedece à regra de formação do plural das palavras compostas: vão para o plural ambos os elementos de uma palavra composta por dois nomes (couve e flor). Assim, a forma correta é couves-flores.

Plural: pés-de-moleque . Plural: pés-de-moleque. Grafia no Brasil: pé de moleque. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: pé de moleque.

"sábados" é uma forma flexionada de sábado.

Vou à missa aos domingos. O comércio abre aos domingos.

(2) Em guarda-civil, guarda é substantivo e civil é adjetivo. Nesse caso, os dois vão para o plural: guardas-civis.

Jamais crase diante de sábado e de domingo. Exemplo: a loja estará aberta da segunda-feira à sexta-feira. OU A loja estará aberta de segunda-feira a sexta-feira.

O certo é “de segunda a sexta-feira”. Justificativa: Não ocorre a crase porque não há artigo definido. Nesta frase, nós nos referimos a qualquer segunda-feira (=usamos apenas a preposição “de”) e a qualquer sexta-feira (=só existe a preposição “a”).