Porque o piloto avisa 10.000 pés?

Perguntado por: laparicio9 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
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Essa mensagem avisa a tripulação que já encerramos o processo de decolagem ou que estamos nos aproximando do pouso. Abaixo dos 10.000 pés, o equivalente a 3.000 metros, os passageiros devem permanecer sentados e com os cintos afivelados. Já escolheu seu próximo destino?

ETA e ETD: essas siglas significa quais são os horários de pouso e decolagem previstos – Estimated Time of Arrival (tempo estimado de chegada) e Estimated Time of Departure (tempo estimado de partida). Final para pouso: outra forma de explicar que o avião está quase pousando.

“As temperaturas são reguladas para ficarem, normalmente, entre 20° e 22°, um padrão mundial para gerar comodidade à maior parte dos passageiros durante a viagem”, acrescenta o médico.

De fato a temperatura na camada mais baixa da atmosfera (troposfera), até 11km de altitude, tem a sua temperatura decrescendo em média 6,5°C quando a altitude aumenta em 1km. Depois dos 11km o comportamento da temperatura com a altitude é diferente conforme o gráfico representa.

Sua velocidade vai reduzir, não haverá empuxo suficiente para mantê-lo no ar e ele vai cair. Também temos que levar em conta a gravidade terrestre, com aceleração de aproximadamente 9,8 m/s².

Os pilotos o utilizam para se comunicar com a Torre de Controle e identificar a aeronave. Exemplo: o prefixo do avião é PP-YHA, o comandante dirá Papa Papa Yankee Hotel Alpha. Da mesma forma todo o pessoal que trabalha com aviação utiliza para identificar letras e prefixos.

A navegação por rádio, através dos sistemas de VOR ou ADF, também são uma alternativa. Usando a comunicação via antenas de transmissão localizadas em determinados pontos, o piloto consegue as orientações sobre quais rotas seguir. Apesar do avanço da tecnologia, o VOR ainda é utilizado por diversos pilotos.

Ainda segundo Barboza, manter as janelas fechadas auxilia no controle climático do avião.

A arremetida é uma manobra em que o avião interrompe a aproximação quando está prestes a pousar --tecnicamente, é chamada de "procedimento de aproximação perdida".

Escala é quando o avião para em uma cidade que não é o destino final da sua viagem, mas você não precisa sair do avião. Já a conexão é quando você precisa descer do avião para pegar outra aeronave.

Um passageiro nos Estados Unidos conseguiu pousar um avião monomotor com ajuda de instruções passadas por rádio por um controlador de voo depois que o piloto da aeronave desmaiou durante a viagem. O incidente aconteceu na tarde de terça-feira (10/5) em Palm Beach, na Flórida (EUA).

As regiões da Terra que se encontram mais próximas do nível do mar, isto é, que possuem menores altitudes, sofrem com uma maior pressão atmosférica, tornando-se mais quentes. Aquelas regiões com maior altitude, por outro lado, sofrem menos com a pressão atmosférica, tornando-se mais frias.

A cada 100 metros de altitude, a temperatura diminui em 0,6 °C. Dessa forma, quanto maior a altitude de um lugar, mais frio ele é.

Como o ar é um mau condutor de calor, a temperatura vai caindo conforme nos afastamos do nível do mar – em média, fica 6,4 ºC mais frio a cada mil metros de subida. Essa regra vale independentemente de os lugares altos estarem mais próximos do Sol.

Além de influenciar no conforto, a altitude ajuda os aviões a economizarem combustível. Com o ar mais rarefeito, precisam de menos combustível para realizar a queima dentro do motor. Como existem menos moléculas de ar na altitude, também são necessárias menos moléculas de combustível.

No Brasil, o recorde de calor foi de 44,8ºC, registrado em Nova Maringá, no Mato Grosso, em novembro de 2020, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia.

Quanto maior a altitude de um dado relevo, isto é, quanto mais elevado ele estiver em relação ao nível do mar, menor será a pressão atmosférica.