Porque o petróleo fica no fundo do mar?

Perguntado por: daraujo . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4 / 5 12 votos

As condições geológicas que eventualmente criaram petróleo, aconteceram a milhões de anos atrás, quando plantas, algas e plâncton flutuavam nos oceanos e mares rasos. Esses organismos afundaram no fundo do mar, ao final de seu ciclo de vida.

Essa técnica é denominada de biorremediação. Dispersantes químicos também podem ser utilizados, sendo esses produtos responsáveis por acelerar o processo de dispersão do óleo, removendo, desse modo, o óleo da superfície. A remoção mecânica e manual é feita quando o petróleo atinge as áreas de praias.

6.000 metros

No entanto, atualmente as reservas de petróleo atingem profundidades que podem variar de 800 a 6.000 metros. Além disso, elas podem se encontrar em terra firme, mas a grande maioria está abaixo do fundo do mar. Por isso, para localizar e extrair o petróleo são necessárias técnicas avançadas.

Pode existir água no petróleo? Sim. A complexidade mencionada na resposta anterior decorre da própria natureza do petróleo.

O petróleo é encontrado em bolsões profundos em terra firme e abaixo do fundo do mar.

Conforme um levantamento da BP (British Petroleum), as reservas de petróleo devem acabar nos próximos 53 anos. Na verdade, o instituto ainda apontou uma data exata: 2067. Além disso, a pesquisa apontou que 1,678 trilhões de petróleo serão consumidos até a data limite.

Em linhas bem gerais, o petróleo pode acabar. As reservas de petróleo atualmente comprovadas devem durar pelo menos mais 50 anos, sendo importante lembrar que os preços internacionais do petróleo variam de modo inversamente proporcional às estimativas destas reservas comprovadas.

Cientistas afirmam que queimar todas as reservas provadas de petróleo, carvão e gás, seria o suficiente para desfazer toda a cobertura de gelo da maior reserva de água doce congelada do Planeta, a Antártica. Isso causaria uma elevação de até 60 metros no nível do mar nos próximos 10 mil anos.

A lenta biodegradação mantém a toxicidade do petróleo ativa por longos períodos, podendo perdurar por até 30 anos até que o ambiente marinho possa estar livre dessa contaminação.

O registro da primeira descoberta de um poço de petróleo aconteceu em 1859 nos Estados Unidos. Foi seu descobridor, Edwin Drake, que iniciou a exploração de petróleo. Além disso, Drake criou o primeiro sistema de extração utilizado. No Brasil, o primeiro poço foi encontrado 80 anos depois, em 1939, em Salvador.

Golfo do México
Considerado o maior desastre ambiental da história, um vazamento de gás provocou uma explosão na plataforma de exploração Deepwater Horizon, em 20 de abril de 2010, originando o vazamento de 206 milhões de galões de petróleo na água, próximo ao estado norte-americano de Louisiana, no Golfo do México.

O que diz a lei
O subsolo de todo território brasileiro é da União, concluiu a ANP. Ou seja, quando um brasileiro encontra petróleo ou gás natural, os recursos são do governo federal.

São três métodos usados para detectar petróleo: imagens de satélite, gravimetria e método sísmico. A busca começa nas chamadas bacias sedimentares.

O tesouro pertencerá por inteiro ao proprietário do prédio, se for achado por ele, ou em pesquisa que ordenou, ou por terceiro não autorizado. Art. 1.266. Achando-se em terreno aforado, o tesouro será dividido por igual entre o descobridor e o enfiteuta, ou será deste por inteiro quando ele mesmo seja o descobridor.

O petróleo e seus derivados ao serem derramados no mar passam a sofrer uma série de alterações, conhecidas como intemperismo, que modificam a composição química do produto derramado.

Impactos do vazamento de petróleo
Dessa maneira, toda a cadeia alimentar marinha é prejudicada. O petróleo também pode intoxicar organismos marinhos, causando danos no sistema nervoso, asfixia e morte. Animais como peixes e tartarugas marinhas são amplamente prejudicados. Ademais, aves marinhas também são afetadas.