Porque o pescoço fica escuro na gravidez?

Perguntado por: omuniz . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

A explicação deste processo não é muito clara, mas pode ser atribuída ao aumento dos níveis de hormônios estimuladores de melanócitos (células que produzem a melanina – pigmento da pele), estradiol e progesterona. Clinicamente, a hiperpigmentação é evidenciada por alguns sinais.

As causas mais comuns desse sintoma na pele são a obesidade e endocrinopatias, que são doenças do sistema endócrino (relacionado à produção de hormônios pelo nosso corpo), especialmente a Diabetes.

Pomadas e cremes clareadores
Existem alguns elementos específicos que ajudam a clarear manchas, como ácido kójico, vitamina C e hidroquinona. As substâncias presentes nessas pomadas e nesses cremes atuam nas células produtoras de melanina, controlando a produção do pigmento e clareando as regiões de aplicação.

O aparecimento de manchas na pele durante a gravidez é bastante comum: os melasmas ou cloasmas gravídicos podem aparecer no rosto e também em outras partes do corpo, como mamilos, axilas e barriga.

Como tratar as manchas após a gravidez? Depois do nascimento do bebê, o tratamento de manchas só pode e deve ser iniciado após o cessar da amamentação. Além dos peelings e sessões de laser, também é comum o uso de cremes e óleos, que são potentes despigmentantes, além de ácidos, como o ácido retinóico e ácido azelaico.

A vitamina C, atualmente, é o principal ativo para uniformização e clareamento de manchas de pele. Ela é capaz de desacelerar a produção de melanina, sendo um antioxidante indicado para todos os tipos e fototipos de pele. Também é uma forte aliada no combate às manchas de sol, inclusive mancha escura do pescoço.

O depilador elétrico ou as lâminas, portanto, acabam sendo duas opções melhores para as mulheres gestantes. “Porém, como em qualquer método, a atenção deve ser maior com a exposição ao sol na área depilada, que aumenta ainda mais o risco de manchas”, alerta Judith.

O que deve ser evitado nos cuidados com a pele na gravidez
As que mais se destacam são: cremes com ureia: seus ativos penetram na pele e podem chegar até o bebê; ácido salicílico e ácido retinóico: ambos provocam efeito irritativo que aumenta a dilatação dos vasos sanguíneos, além de causarem descamação.

Prepare uma mistura de mel e limão.
Combine três colheres de sopa de mel e duas colheres de chá de suco de limão. Esses ingredientes são conhecidos pelas propriedades de clareamento da pele. Aplique a mistura nas porções escuras do pescoço e deixe sentar por 15 minutos antes de enxaguar.

Vitamina C

Indicada para todos os tipos de pele, a Vitamina C oferece inúmeros benefícios para a pele do rosto. Ela suaviza rugas e linhas de expressão, tem efeito clareador e pode ser usada em conjunto com protetor solar para potencializar a proteção contra os raios UV, prevenindo manchas e o envelhecimento da pele.

A pomada de Hidroquinona está indicada no clareamento gradual de manchas de pele como ocorre em caso de acne, melasma, sardas, manchas causadas pelo limão seguida de exposição solar, manchas senis, manchas de catapora, lentigo e outras condições onde surgem manchas escuras na pele.

Entre 45 e 60 dias, o corpo da mulher passa por transformações para retomar ao seu estado anterior, antes das transformações causadas pela gestação. Esse tempo pode ser mais longo em mulheres que amamentam por um período maior.

Essa mancha é causada pelo aumento de estrogênio no corpo, que causa um excesso de pigmentação na pele, formando uma linha divisória no meio da barriga, na vertical. É mais comum que a linha desapareça após o parto, sem a necessidade de cosméticos clareadores.

O melasma são manchas escuras que surgem na pele da gestante e são muito comuns na gravidez, principalmente no rosto. Há também o escurecimento em regiões como mamilos, a linha do meio da barriga e vulva, pois é uma característica do organismo feminino durante essa fase.

O facto de haver maior irrigação da pele, leva não só uma aparência mais bonita, mas também a uma maior nutrição e troca celular, o que torna a pele mais jovem e brilhante. Além disso, a pele fica mais hidratada e macia devido a um aumento fisiológico na retenção de água, típico da gravidez.

Os produtos com uréia > 3%, ácido salicílico, amônia, ácido retinóico e derivados não podem ser usados na gestação de forma alguma", aconselha a dermato.

Assim, se o HCG da mulher grávida de uma menina tende a ser maior, seria possível que as taxas de progesterona e estrógeno também aumentassem com maior rapidez, causando o aparecimento de espinhas. Para continuar a leitura e saber mais detalhes, acesse o blog Mil Dicas de Mãe, parceiro do Metrópoles.