Porque o pepino é indigesto?

Perguntado por: abotelho5 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

No caso do pepino, ele tem uma substância chamada cucurbitacina que pode causar problemas pra quem sofre síndrome do intestino irritável. Se não é o seu caso, pode comer sem medo de ser feliz!

Ele contém um ingrediente chamado cucurbitacina, causa problemas de indigestão.

A Drª Manali, esclarece que isso é um mito! A nutricionista afirma: “Não há evidências científicas que consumir pepino à noite seja prejudicial”. A especialista explica que o vegetal pode ser consumido tanto no período do dia, quanto à noite. Além disso, o pepino é uma excelente fonte de fibras e vitaminas.

Para a digestão de legumes ricos em água, como alface, agrião, pepino, pimentão e rabanete, precisa-se de 30-40 minutos.

Cucurbitacina concentra no caule e nas extremidades do ingrediente. Basta cortar as extremidades que já ajuda remover a maior parte do sabor amargo, mas o vídeo sugere ainda que, esfregando as extremidades você libera uma espuma branca que contém o composto.

Facilita digestão e reduz prisão de ventre: Por ser rico em fibras, o pepino auxilia na limpeza do trato intestinal, regulando o trânsito, e por ser abundante em água, ajuda a eliminar melhor as toxinas.

Procure mastigar muito bem a comida e não tenha pressa para comer; Descanse o suficiente para ajudar o seu corpo. Uma boa ideia é relaxar no sofá após uma refeição, mas espere duas horas antes de dormir; Diminua as quantidades de comida e aumente a frequência que se alimenta, evitando o jejum prolongado.

Afinal, faz mal comer muito pepino? Em excesso, quase todo alimento pode causar algum tipo de desconforto. No caso do pepino, ele tem uma substância chamada cucurbitacina que pode causar problemas pra quem sofre síndrome do intestino irritável.

2) Tomates e pepinos
Contudo, misturar tomates e pepinos numa mesma salada é algo muito pouco recomendado pelos especialistas. Pesquisas recentes mostraram que os dois vegetais juntos provocam a formação de alguns sais responsáveis por causar inchaço no corpo. Além disso, a mistura inibe a absorção de vitaminas.

O pepino é um vegetal nutritivo e baixo em calorias, já que é rico em água, minerais e antioxidantes. Possui também diversos benefícios para a saúde como favorecer a perda de peso, manter o organismo hidratado e melhorar o funcionamento do intestino.

Frutas cítricas são vistas como grandes causadores de dores de estômago. Manga, laranja, abacaxi, tangerina e morango realmente aumentam a dor de quem tem gastrite ou úlcera. Essas pessoas devem dar preferência às frutas alcalinas, como banana, uva-passa, mamão e melão.

O ideal seria consumir o pepino com a casca bem higienizada, pois as enzimas que auxiliam na digestão da parte branca do pepino se encontram na casca que geralmente jogamos fora, então a pessoa "lembra" o pepino o restante do dia.

As dietas para problemas digestivos devem limitar ou excluir os alimentos irritativos da mucosa gástrica, como pimenta, alimentos ácidos, cafeína, refrigerantes e alimentos que retardam o esvaziamento gástrico, como frituras, carnes gordas, molhos gordurosos ou que contenham muita fibra solúvel.

O pepino pode ser consumido cru, adicionado em sucos e vitaminas ou consumido na forma de picles, que conserva o alimento por mais tempo. Porém nem todas as pessoas conseguem digerir de forma eficiente o pepino, e uma boa alternativa para ingerir fibras e vitaminas com poucas calorias é comendo abobrinha ou berinjela.

A indigestão pode ser causada por vários fatores, entre eles: ingestão muito veloz de alimentos, sem mastigá-los direito; ingerir líquidos em excesso durante as refeições e comer alimentos muito gordurosos em grande quantidade.

Frituras e alimentos muito gordurosos devem ficar longe do prato de quem sofre de azia. Frutas ácidas, condimentos, embutidos e alguns tipos de verduras, como couve, couve flor, brócolis, repolho, nabo, rabanete, pepino e tomate também devem ser evitados, porque tem pH ácido.

A bactéria Pseudomonas syringae pv. Iachrymans, também conhecida como Mancha Angular, nas nossas condições constitui-se a principal doença bacteriana do pepino, onde em condições favoráveis, pode causar perda total dos frutos. A doença afeta principalmente as folhas, ramos, pecíolos e frutos.

Vegetal com diversos nutrientes, entre eles vitaminas do complexo B, o pepino é um ótimo tônico para o fígado, rins e vesícula. Um suquinho para acompanhar as refeições, portanto, significa que você está ingerindo saúde.