Porque o peixe não é considerado carne?

Perguntado por: dsoares . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

O cristianismo herdou do judaísmo essa tradição cultural que não classifica peixe como carne. Peixes são animais pecilotérmicos, ou seja, de “sangue frio” (para ser mais preciso, seu sangue varia conforme a temperatura ambiente). Por sua vez, os animais de carne vermelha e as aves são homeotérmicos.

As carnes representam um conjunto de tecidos que recobrem o esqueleto de animais, podem ser dividas em carne vermelha, representada pela carne bovina e suína, e a carne branca, caracterizada por aves e peixes, e são fonte de proteínas de alto valor biológico, gordura, vitaminas e minerais.

Carne de peixe: Essa carne também é considerada como carne branca, pois a maioria dos peixes é capaz de flutuar na água sem usar muito os músculos. Porém, há outros tipos de peixes que nadam fortemente por longos períodos, como os peixes migratórios; neste caso, a carne tende a ser mais escura.

Peixes são ótimas fontes de proteínas de alto valor biológico, possuem mais gordura boa e menos gordura ruim em relação à carne vermelha e frango. Pra completar, ainda são de fácil digestão. Por isso, são excelentes opções para o lugar da carne vermelha.

O peixe é fornecedor de aminoácidos, os «tijolos» que formam as proteínas. E o valor nutritivo destas proteínas é superior ao da carne, além de que são mais facilmente digeridas. O peixe possui um menor teor de gordura.

Nesse sentido estritamente relativo à Cristo, o peixe simboliza o alimento de vida (Le 24,24) e símbolo da Ceia Eucarística. Por isso, é reproduzido com frequência junto com o pão.

Enquete revela equilíbrio no consumo de carne vermelha na Semana Santa: 'A igreja não considera como um pecado grave', diz padre | Santos e Região | G1.

Vegetariano é alguém que se alimenta basicamente de vegetais, com ou sem laticínios e ovos. O vegetariano exclui o uso de todas as carnes animais, incluindo peixe e frango.

Carne leve e saudável
A carne suína é tida como uma das mais saudáveis disponíveis na nossa alimentação, de acordo com especialistas em saúde e alimentação. Ela tem menor teor de gorduras do que a carne de boi, mantendo características como o volume de proteínas, vitaminas do complexo B e ferro em sua composição.

Carne vermelha
Salmonella – Como falamos acima, estas bactérias causam infecção.

Outro fator que faz com que os peixes não sejam considerados frutos do mar tem relação com o fato de que o peixe é um animal vertebrado, ou seja, tem coluna vertebral e encéfalo. Os animais considerados frutos do mar de fato, como a ostra, o mexilhão, o camarão, a lula e o polvo, por exemplo, são invertebrados.

Deste modo, a abstinência de carne é uma ferramenta que contribui com a conversão, mortificando o homem velho e fortalecendo o homem novo em Cristo. Assim, esta prática é recomendada a todos os fiéis. Mas, fique tranquilo, está tudo bem em comer peixe, ovos, neste período.

Essa atividade muscular dos animais varia de espécie para espécie. Os peixes possuem ainda menos mioglobina, por isso, a carne é branca. Devido à grande movimentação do atum, sua carne é avermelhada.

Estudo afirma que peixes são mais saudáveis do que a carne bovina, suína e frango. Um estudo feito pelo Instituto de Pesquisas da Suécia descobriu que alguns peixes fornecem mais proteína do que outros alimentos de origem animal.

A alimentação vegana é uma dieta à base de vegetais. No cardápio inclui legumes, verduras, frutas, tubérculos, grãos integrais como aveia, chia, linhaça, quinoa e também as oleaginosas (castanhas). Ela supre nossa necessidade em todos os aminoácidos e a maioria das vitaminas e minerais.