Porque o paulista puxa or?

Perguntado por: aferrari2 . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.7 / 5 19 votos

Para além da fonte indígena, o português paulista bebeu das imigrações que se concentraram no estado, sendo dos oriundos da Itália a mais notória. Há quem credite aos italianos a diferenciação que o sotaque da capital ganhou em relação ao do estado, desenvolvendo um “r” vibrante, que treme atrás dos dentes.

É o "dialeto" ou sotaque paulistano, tão diferente de outros, mas tão próprio e característico de quem o expressa, como o chiado o é para os cariocas. Ele se formou ao longo dos 467 anos da cidade, completados em 25 de janeiro de 2021.

O dialeto paulistano é um dialeto do português brasileiro, pela primeira vez classificado pelo filólogo Antenor Nascentes. É falado na cidade de São Paulo e também na Macrometrópole de São Paulo.

Sotaques do Brasil: Saiba como falamos de norte a sul do País

  1. Caipira. Tem aquele R bem acentuado, comum no interior de São Paulo. ...
  2. Paulista. ...
  3. Carioca. ...
  4. Gaúcho. ...
  5. Mineiro. ...
  6. Baiano. ...
  7. Catarinense. ...
  8. Paraense.

Lagoinha, a cidade

Lagoinha, a cidade mais caipira e uma das mais religiosas de São Paulo!

A letra R, que é forte no dialeto carioca, é proveniente da característica da fala francesa, que possui o “r” como forte sílaba na fala.

Brasília não tem sotaque e renega marcas de outros estados, diz estudiosa. Cinquenta anos é pouco tempo para se formar um sotaque, mas, de acordo com linguistas, já existem tendências perceptíveis no modo de falar brasiliense.

mineirês

O 'mineirês', com forte influência de referências rurais, é também o sotaque mais cativante, superando o baiano e o falar marcante do cearense. Para os autores do estudo, as diferentes pronúncias regionais chamam a atenção dos outros brasileiros e evidenciam o charme da língua portuguesa.

This is 'Slang Tip' #46! A expressão de hoje significa 'SEDUZIR/PASSAR UMA. LÁBIA'.

Tem o “R” retroflexo, popularmente conhecido como “R” caipira; o “R” carioca, que raspa no fundo da garganta; o “R” gutural, que é mais suave, ouvido em Belo Horizonte e nas capitais do Norte e Nordeste; o “R” pronunciado com a ponta da língua; e o “R” que perde vibração e quase desaparece.

A diferença entre paulista e paulistano é: Paulista indica a pessoa que nasceu no estado de São Paulo. Paulistano indica a pessoa que nasceu na cidade de São Paulo.

Expressões do “dicionário da comunidade” são utilizadas em contextos informais, naquela conversa ou encontros com os crias da favela. “Perreco”, ”Moiado”, “Sem visão”. Você sabe quais são os sentidos dessas frases?

Busão. Ônibus. “Não aguento mais correr atrás do busão.”

Migué é o mesmo que mentira, ou uma desculpa dada com intuito de enrolar alguém. Por isso, dar um migué significa o mesmo que enganar, que inventar alguma desculpa esfarrapada. Não sei se conto a verdade pra ele, acho que vou mandar um migué.