Porque o passarinho fica ofegante?

Perguntado por: isanches . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

Umas das ações que os pássaros podem mudar está relacionado principalmente na respiração. Com o bico aberto continuamente, o animal mostra seu fôlego mais ofegante. Além disso, as aves podem manter as asas longe do corpo (penas eriçadas), evitando o aquecimento do corpo.

Respiração com a boca aberta.
Se o teu pássaro respirar com o bico aberto quando estiver em repouso é um sinal claro de dificuldade respiratória, um estado avançado deste tipo de afecções requer a atenção imediata de um veterinário.

Para saber se o passarinho não está com calor, atente-se aos sinais, como: ficar mais ofegante e com o bico entreaberto, manter as asas abertas e afastadas do corpo e aumentar a ingestão de água. Colocar a mão dentro do viveiro ou da gaiola é um meio de sentir se o ambiente está muito quente.

A princípio, esse sintoma indica cansaço físico, vindo após exercício pesado, por exemplo. Entretanto, pode estar associado a doenças ou estados emocionais. Por isso, é importante que você observe bem em qual situação o seu cachorro fica ofegante para poder relatar ao veterinário.

O uso de suplementos vitamínicos pode ser feito sempre na água (de preferência os que tenham maior nível de frutose, dextrose ou glicose) somente até levar o animal ao veterinário, o que deve ser feito o mais rápido possível.

Se sua ave passou a abrir as asas, se movimentar com frequência de um lado para o outro e arrepiar as penas, pode ser sinal de estresse, e isso deve ser investigado.

O pássaro pode estar estressado se estiver agressivo e excessivamente agitado ou muito quieto em um só canto, dormindo mais que o normal.

Os principais sintomas apresentados pela ave são:

  1. Para de cantar.
  2. Apatia, sem energia e demonstra falta de vivacidade.
  3. Penas eriçadas e olhos quase fechados.
  4. Falta de apetite.
  5. Sede excessiva.
  6. Cloaca suja de fezes verde-amarelada.
  7. Respiração ofegante.
  8. Ventre inchado.

Quando encontrarmos um pássaro que passou muito tempo sem beber água temos que ter muito cuidado para administrar o problema. Em geral ele fica fechando o olho primeiramente depois fica com o olho esbugalhado, esse são sintomas de sede.

Mas, já que o assunto são as aves, não é soltando-as no meio ambiente e libertando do cativeiro que isso vai acontecer, pelo contrário, animais acostumados a viver desta forma tendem a morrer de fome, ou são pegos por predadores quando libertados.

- Feridas ou hemorragias; - Vômitos ou regurgitação; - Corrimento nos olhos e no bico; Caso o criador observe algum desses sintomas, deverá levar a ave imediatamente a um veterinário, pois elas podem significar que alguma doença grave acometeu o canário.

- Coloque duas colheres de sopa rasas de açúcar (e só açúcar) para a quantidade de água que cabe na garrafinha. - A solução (água e açúcar) deve ser trocada diariamente.

Estes animais conseguem manter uma temperatura de até 40ºC, entretanto são sensíveis a rajadas de vento e mudanças do tempo.

Correntes de vento
Ofereça uma casa de passarinho para seu bichinho se proteger das correntes de ventos fortes. Assim, ele se manterá aquecido e protegido.