Porque o passaporte em Israel não é carimbado?

Perguntado por: onascimento . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

Brasileiros não precisam de visto para entrar em Israel; apenas do passaporte com prazo mínimo de 6 meses para vencer. Israel não carimba nossos passaportes na imigração, em função do relacionamento complicado com os países árabes vizinhos.

Carimbo de entrada e saída
Nem sempre o passaporte é carimbado durante o controle migratório, seja na entrada ou saída do país (Brasil ou outro).

Com a evolução do sistema de controle imigratório o carimbo foi substituído pelo registro eletrônico e deixou de ser usado como comprovante, para se tornar mais um “souvenir” de viagem.

A medida é para agilizar o processo de entrada. Ao passar pela imigração, em qualquer aeroporto americano, o oficial pode checar suas entradas e saídas sem ter que conferir nenhum carimbo.

A letra “I” – PERIGO À ORDEM PÚBLICA
É utilizada para indicar todas as pessoas que alguma forma cometeram crimes graves no território estrangeiro, participaram de atos terroristas ou outras infrações consideradas graves e que possam colocar a Ordem Pública em risco.

Seguindo a tendência de países como Austrália, Coreia do Sul e Nova Zelândia, a Argentina comunicou que aposentará, a partir desta segunda-feira (25), o ato de carimbar passaportes nos procedimentos de entrada e saída do país. O registro será substituído por um certificado 100% digital.

Utilizado pelos membros da União Europeia (menos Croácia), essa cor antigamente era usada nos passaportes de cidadãos das nações comunistas. Outros países como Bolívia, Colômbia, Equador, Chile, Peru e China utilizam a cor vermelha em seus passaportes.

#5 Onde posso carimbar o Passaporte Estrada Real
Normalmente os postos estão nos Centros de Informação Turística mas também podem estar em hotéis ou restaurantes.

Graças aos acordos diplomáticos do Mercosul, você não precisa de passaporte para viajar para 9 países da América do Sul: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

O Tipo P que aparece no passaporte significa que se trata de um "Passaporte comum". Existem outros tipos de passaporte, como o passaporte de estrangeiro (Tipo PF) e o passaporte de emergência (Tipo PE) etc.

Pra quem gosta de carimbar o passaporte, mesmo onde não é preciso, o posto da imigração fica próximo ao Shopping del Este e é só pedir que eles são amigáveis.

Os carimbos servem como forma de identificação que o viajante entrou e saiu daquela determinada localidade. Esse novo sistema é o EES, um serviço que realizará os registros de viajantes que não são residentes da União Europeia, mas prometem realizar uma viagem de curto período. Portanto, sendo um turista.

México

Passaporte verde. O passaporte de cor verde é o tom mais tradicional nos países muçulmanos como a Arábia Saudita, Mauritânia, Paquistão ou Marrocos. Diz-se que era a cor favorito do profeta Maomé e que simboliza a vida e a natureza. O México é o único país de latino-americano que tem passaporte de cor verde.

O oficial simplesmente vai carimbar o seu passaporte e alertá-lo para que você renove a sua identidade brasileira caso você planeje visitar o Chile novamente.

O passaporte nacional abre portas para nações como Suíça, França, Espanha, Noruega, Bahamas, Maldivas, Coreia do Sul, Indonésia, Catar, Tunísia, Líbano, Nova Zelândia e outras centenas, além dos nove que também integram o Mercosul: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.