Porque o papel higiênico era rosa?

Perguntado por: acorte5 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Sua cor era rosa, para remeter a temática do papel e era um papel de qualidade para o contexto da época. Em 1986 a empresa optou por abandonar de vez a cor rosa e hoje o Papel Primavera encontrado nas prateleiras do Brasil é branco de alta qualidade.

Qual é a cor da celulose pura? Sem lignina, a celulose torna-se branca. Para o processo de branqueamento do papel, a celulose é tratada com reagentes químicos que tem a função de melhorar a pureza química, limpeza e alvura.

As diferentes formas, imagens e letras que podem ser utilizadas no processo fazem com que os gofres dêem personalidade ao papel. Além dessa característica, os gofres possuem um lado funcional: tornam os papéis mais macios, absorventes e volumosos em relação aos papéis sem gofragem.

Mas o Tullet fez sucesso. Talvez porque fosse o único disponível no mercado, sendo considerado uma evolução ao tradicional papel para embrulhar pão e que era “reciclado” para higiene pessoal no Nordeste. Papel jornal também era usado para limpeza humana.

Antes de sua invenção, que data do século XIX, as pessoas costumavam fazer a sua limpeza com folhas de hortelã, água e por vezes sabugos de milho. Diz-se que o papel higiênico foi inventado na China, em 875, mas a invenção também já foi atribuída a Joseph Gayetty, de Nova Iorque, EUA, que a teria concebido em 1857.

O papel higiênico deve ser usado apenas para secar ou limpar os excessos, não para esfregar na pele. O uso do papel higiênico é tão rotineiro que não paramos para questionar se é, de fato, higiênico ou não se limpar com ele. Você pode usar papel higiênico, só não pode esfregar.

A Neve é a marca de papel higiênico preferida dos consumidores, que buscam maciez e qualidade. Nessa versão, o papel possui folhas duplas, feitas com celulose natural e com um toque de seda, para mais conforto durante o uso. Ainda conta com a tecnologia Dermacare, que ajuda a manter o pH natural da pele.

Papel fino e absorvente que se usa para fins sanitários e que em contacto com a água se dissolve rapidamente.

Inclusive, você já deve ter visto em algum banheiro público uma placa com a frase "Não jogue papel no vaso". Mas, talvez, a principal razão que explique o costume dos brasileiros em não jogar o papel higiênico no vaso sanitário seja o risco de entupimento da rede de esgoto.

Assim como o papel higiênico, ele também não é recomendado para o uso, porém, segundo Camila, em algumas situações precisa fazer “o máximo que você pode com a ferramenta que você tem”. Se estiver fora de casa, é preferível sempre usar um lenço umedecido ao invés do papel higiênico.

Um estudo feito em 2014 pelo Hospital Infantil Cincinnati, nos Estados Unidos, identificou que a substância pode contaminar o corpo de pessoas que têm contato frequente e prolongado com este tipo de papel. Por isso, não existe muito mercado para a reciclagem.

Todas as árvores possuem em suas células uma substância chamada de celulose – é a partir dela que o papel é fabricado. O eucalipto é cortado e levado para a indústria, onde sua madeira será cortada, descascada e picada.

eucalipto

No Brasil, as árvores mais utilizadas para produção de papel são o eucalipto e o pínus. Essas árvores são de crescimento rápido, e o Brasil é hoje um dos líderes mundiais na produção de papel e de celulose.

No ano 105 d.C, o chinês T'sai Lun, ao realizar experimentos com uma tela de pano esticada no bambu e aplicação de fibras maceradas, descobriu um suporte que absorvia melhor a tinta: o papel.

Nos EUA, quem usa o banheiro percebe que não existe lixeira e o comum é você jogar o papel direto no vaso e dar descarga. Encanamentos americanos são próprios para receber papel higiênico e vai tudo literalmente por água abaixo mesmo!

O banheiro era comunitário e não necessariamente havia diferenciação de gênero. Todos se sentavam lado a lado em uma latrina coletiva. Ali as pessoas faziam suas necessidades enquanto interagiam, debatiam assuntos diversos e, até mesmo, realizavam banquetes.

el papel higiénico
(Nada de traduções automáticas!)

Em países como Filipinas, Indonésia, Tailândia, Japão, China e Índia as pessoas optam por não utilizar o papel higiênico, o item não é nem mesmo disponibilizado na maioria dos banheiros. Isso se deve, em sua maioria, pelo fato dos países adotarem a tecnologia como aliada na higiene.